O brócolis pode ter uma variedade de benefícios à saúde, incluindo sua capacidade de melhorar a digestão, reduzir os níveis de colesterol e maximizar a absorção de vitaminas e minerais.
Também pode ajudar a prevenir reações alérgicas, estimular o sistema imunológico, proteger a pele, auxiliar na prevenção de defeitos congênitos, reduzir a pressão arterial, reduzir a inflamação e melhorar a visão, bem como a saúde ocular.
O que é brócolis?
O brócolis pode ser um vegetal crucífero, que pertence ao grupo de cultivares de Brassicaceae oleracea como o repolho e a couve – flor Itálica. As partes mais comumente consumidas são as flores verdes ou roxas, que têm o formato de uma árvore, saindo de um caule espesso e comestível. ((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21906651))
Tipos de brócolis
Existem muitos tipos de brócolis, que são populares em diferentes partes do mundo. são estes tipos que vamos descreve-lós.
Você provavelmente á viu alguns vegetais que se parecem com com brócolis não é? porém, são mais frondosos, mais magros, verdes brilhantes, verde-azulados ou até mesmo parecem compactados.
Essa variação no tamanho e na aparência também significa tempos de crescimento variáveis, levando a meses de êxtase do brócolis.
Todas essas variedades de brócolis fazem parte da espécie Brassica oleracea , que também inclui repolho, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, couve-rábano e outros. Se você gosta tanto de vegetais crucíferos quanto eu, continue lendo sobre os diferentes tipos de brócolis e suas qualidades únicas.
Brócolis Arcádia
O brócolis Arcádia amadurece em cerca de dois meses e consiste em espigas uniformes, pequenas e de cor verde arroxeada.
Eles têm de 13 a 15 centímetros de diâmetro e são muito tolerantes ao frio, o que significa que a produção no outono e no inverno é altamente recomendada.
Não só é resistente ao frio, mas também ao apodrecimento da cabeça e ao oídio, e também não produz contas marrons.
Brócolis Calabrese
O brócolis Calabrese amadurece em torno de 65 dias e fica perfeito quando plantado no outono. Na verdade, conforme o clima fica mais frio, as cabeças ficam mais doces.
O brócolis tem espigas verde-escuras de tamanho médio, e muitos brotos laterais são produzidos uma vez que a cabeça central é colhida.
Brócolis Amadeus
Amadurecendo em pouco menos de 60 dias, o brócolis Amadeus tem cerca de dez a doze centímetros de diâmetro e tem pequenas contas e pontas estreitas que são da cor azul esverdeado.
Apresenta forte produção de rebentos laterais após a colheita da cabeça principal, sendo um tipo de brócolis muito vigoroso e de tamanho médio.
Brócolis Vento Azul
O brócolis Vento Azul floresce cedo, geralmente crescendo em menos de 60 dias, e tem cabeças grandes e estreitas e folhas verde-azuladas no topo da planta. Assim como a couve, o brócolis Vento Azul é excelente quando assado ou cozido no vapor.
Brócolis relíquia “De Cicco”
O Brócolis relíquia “De Cicco” é um tipo de brócolis pode ficar pronto em menos de 50 dias e costuma ser bem pequeno – cerca de sete a dezoito centímetros por cabeça.
É uma variedade de herança italiana com vários cortes e funciona especialmente bem em jardins domésticos. O brócolis também tem lanças tenras em grande número, mas se você estiver interessado em mais delas, você pode colher a cabeça principal com cerca de sete centímetros.
Brócolis cigano
Amadurecendo em cerca de 60 dias, esta é uma das primeiras plantas de brócolis em flor. Tem um sistema radicular muito bom e, portanto, produz bem mesmo se o solo não for perfeito.
O brócolis cigano tem cabeças verdes bem abauladas e contas de tamanho médio a pequeno. Ele também tem grande tolerância ao calor e produz muitos brotos laterais.
Brócolis “Maratona”
O brócolis maratona amadurece em pouco mais de 60 dias. além disso, ele funciona melhor quando é produzido no outono e no inverno.
Brócolis Waltham 29
Também chamado de brócolis de polinização aberta ou relíquia, esse tipo produz várias cabeças grossas e azul-esverdeadas que podem ter de dez a vinte centímetros de diâmetro.
Isso é seguido por várias filmagens laterais ao longo de uma temporada que pode durar um pouco mais de 70 dias.
O brócolis Waltham 29 é adequado para produção no início da primavera e no final do outono, e é um tipo de brócolis muito tolerante ao frio.
Brócolis chinês (Gai-lon)
O Brócolis chinês é uma planta muito vigorosa que amadurece em cerca de 55 dias. Tem muitos brotos laterais e produz grandes florzinhas que realmente se parecem com cabeças de brócolis em miniatura. É uma planta híbrida e produz grande quantidade de alimentos.
Brócolis Kailaan
O brócolis kailaan é de cor verde escuro e atinge de 15 a 20 centímetros de diâmetro. Também tem flores brancas em seus caules e, como nem sempre fica bem em climas quentes, é melhor plantá-la no início da primavera ou no final do verão. Amadurecendo em cerca de dois meses
Brócolis Fiesta
Os brócolis Fiesta produzem em aproximadamente 70 dias, e as próprias cabeças dos brócolis são bem arredondadas e grossas, com hastes muito grossas também.
É melhor se você plantá-lo nos meses do final do verão, para que possa amadurecer no outono e inverno. Ele limitou a produção de rebentos laterais e a tolerância ao calor quando está totalmente crescido.
Brócolis romanesco
O Brócolis romanesco é uma herança italiana que se parece muito com um cruzamento entre uma couve-flor e uma planta de brócolis.
Amadurece em 75 dias, e suas verdes são espiraladas e bastante atraentes. Também tem um sabor muito delicado. É cultivado na Itália desde 1500 e tem um sabor ligeiramente crocante.
Brócolis roxo
O brócolis roxo é um tipo de brócolis produz muitas flores roxas tenras com hastes verdes. Quando você cozinha os floretes, eles ficam verdes e há um período de colheita prolongado de três a cinco semanas.
Melhor quando cultivado em clima frio, principalmente porque os brotos têm um sabor muito amargo quando o tempo está quente.
Brócolis brotando
O Brócolis brotando surgiu antes dos brócolis como os conhecemos hoje. Tem muitos rebentos laterais compridos e produz muitas cabeças grandes e abundantes.
A maioria das pessoas cozinha os brotos laterais como aspargos, o que significa que você pode picar e refogar, ou mesmo grelhar depois de pincelar com um pouco de azeite.
Valor nutricional do brócolis
O brócolis é rico em fibras dietéticas e aminoácidos como o triptofano. De acordo com o USDA Food Data Central, também pode consistir em vitamina A , beta-caroteno, luteína zeaxantina, tiamina , riboflavina , niacina e ácido pantotênico. Pode até ter vitaminas essenciais, como vitamina B6 , ácido fólico ( vitamina B9 ), vitamina C, vitamina E , vitamina B1 e vitamina K. Além disso, pode conter minerais importantes como cálcio, ferro , magnésio, zinco, potássio e fósforo.((https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/170379/nutrients))
Em termos de compostos orgânicos únicos, pode ser uma fonte rica de glucosinolatos fitonutrientes, isotiocianato, flavonóides como o caempferol e vários outros compostos antioxidantes que melhoram positivamente a nossa saúde.
Para que serve brócolis
O brócolis é um vegetal popular tem uma grande variedade de benefícios nutricionais e medicinais, incluindo sua capacidade de prevenir muitos tipos de câncer, melhorar nosso sistema digestivo, baixar o colesterol, desintoxicar o corpo, maximizar a absorção de vitaminas e minerais, prevenir reações alérgicas, aumentar o sistema imunológico, proteger a pele, evitar defeitos de nascimento, reduzir a pressão sanguínea, elimine a inflamação e melhorar a visão e a saúde ocular.
O Brócolis pode ser comido cozido ou cru, mas as melhores maneiras são vaporizá-los, fazer fritas rasas ou comê-los crus como saladas verdes, porque isso preserva os nutrientes contidos neles.
Calorias de brócolis
Uma porção de 100 gramas de brócolis cru pode ter aproximadamente 32 calorias, sendo uma excelente opção para adicionar à refeição ao tentar induzir a perda de peso.
O brócolis pode ajudar a promover a saciedade devido ao seu conteúdo de fibra, mantendo-o mais saciado por períodos mais longos.
Benefícios do brócolis
Os benefícios do brócolis incluem o seguinte:
Ajudar na digestão
Uma pesquisa sobre brócolis publicada no Journal of Functional Foods revelou os resultados de um estudo realizado em animais para verificar se o brócolis é útil na manutenção da saúde intestinal.
Como parte do estudo, um grupo de ratos recebeu o vegetal verde como parte de sua dieta regular e foi visto que eles eram mais capazes de tolerar seus problemas digestivos, como colite e intestino gotejante, em comparação com aqueles que não receberam o vegetal verde.
Concluiu-se, portanto, que o conteúdo de fibra pode ter desempenhado um papel vital na regulação da digestão. Junto com o Kaempferol, a fibra também tende a manter o revestimento do estômago saudável e ajuda a manter os níveis saudáveis de bactérias nos intestinos.((https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464617305029))
Preveni doenças crônicas
Os brócolis podem conter certos compostos fenólicos que podem ajudar a manter as doenças crônicas sob controle.
Isso pode diminuir suas chances de desenvolver diabetes , asma, doenças cardíacas e muitas outras doenças letais, diminuindo assim a mortalidade.
Os brócolis podem ser mais eficazes quando consumidos com outros alimentos saudáveis que evitam doenças e não são processados.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3649719/))
Melhora a saúde do fígado
Um relatório de 2016 publicado no Journal of Nutrition revelou que os brócolis podem ajudar a manter o funcionamento do fígado em seu nível ideal, diminuindo o desenvolvimento de fígado gorduroso.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4763488/))
Melhora a saúde do cérebro
O brócolis pode ajudar a impulsionar a cognição e a memória porque é rico em vitamina K e colina. Além disso, o sulforafano podem também ajuda a ajuda na prevenção do aparecimento da doença de Alzheimer e muitas doenças neurodegenerativas.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3725709/))
Ajudar no cuidado do cabelo
Nutrientes, encontrados no brócolis, como as vitaminas A e C, podem ser ótimos para manter o cabelo brilhante, espesso e saudável.
Essas vitaminas também podem conter o cabelo seco, regulando a produção de sebo no couro cabeludo para hidratar o cabelo naturalmente, tornando-o menos quebradiço e frágil e reduzindo a queda de cabelo.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5315033/))
Ajuda a prevenir câncer:
Contém um poderoso antioxidante e anti-cancerígena que impede o crescimento de cancros da mama, do colo do útero e da próstata. Os pesquisadores dizem que uma porção de brócolis todos os dias pode reduzir o risco de câncer de cólon em quase 50 por cento!
A galactose em fibra brócolis é particularmente esclarecido na prevenção do cancro que causam proteínas conhecidas como lectinas de unir-se ao revestimento do cólon. Os investigadores observaram que simplesmente não é própria fibra, que ajuda a impedir que os cancros do cólon, mas os compostos químicos algumas fibras vegetais contêm.
Freia os excessos
O brócolis é rico em fibras, o que é um fator importante para manter você satisfeito por mais tempo, e ajuda a reduzir qualquer tendência a comer em excesso nos alimentos que não são bons para você.
Aumentar saúde imune
O brócolis é incrivelmente rico em flavonoides, bem como beta-caroteno, zinco e selênio que fortalecem nosso sistema de defesa imunológica. Também é rica num composto químico, 3,3 ‘-diindolylmethane (DIM), que pode efetivamente impedir o crescimento de certas células e ajudam a estimular o sistema imunitário.
DIM ajuda a ativar a resposta imunitária, e o sistema imunológico em importante na defesa do corpo contra muitos tipos de infecções, bem como do cancro.
Luta contra defeitos congênitos
Folato contidos no brócolis é, talvez, o composto mais importante que protege o feto de defeitos congênitos (por exemplo, defeitos do tubo neural, ou coração, membros e defeitos de face).
O folato ajuda a produzir e manter as novas células do corpo e é especialmente importante durante o período de crescimento rápido de células (tal como na gravidez). Brócolis também é rico em vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento harmonioso do feto.
Promove a saúde dos ossos:
É muito rico em cálcio (que contém mais cálcio do que a maioria de lacticínios), bem como a vitamina K, que promove a saúde do osso e reduz o risco de desenvolver osteoporose.
Os vegetais verdes, que são ricos em vitamina K têm sido associados a uma maior densidade óssea e perda de massa óssea reduzida em mulheres na pós-menopausa precoce. A vitamina K ajuda a melhorar a lojas de produtos naturais de osteocalcina, o que ajuda a dar ossos a sua capacidade para resistir à fratura.
Regula a pressão arterial:
O cálcio, potássio e magnésio, todos os componentes vitais de brócolis ajudam a regular a pressão sanguínea.
Não só isso, mas compostos de sulforafano no brócolis também pode ser capaz de reduzir o risco de hipertensão arterial, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral devido ao aumento de mecanismos de defesa antioxidante, diminuição da resposta inflamatória e melhorar a saúde cardiovascular.
Defesas antioxidantes pode ser impulsionado por produtos químicos específicos, conhecidos como Fase 2 indutores de proteínas, que são ativados principalmente pelo sulforafano.
Previne resfriados:
Os altos níveis de vitamina C em brócolis ato como um ótimo antioxidante e ajuda a prevenir resfriados. A vitamina C também é um anti-histamínico eficaz e reduz os níveis de inflamação por isso ajuda a aliviar o desconforto do frio comum.
Um recente estudo também constatou que o brócolis ajuda a impulsionar o sistema imunológico de envelhecimento – o composto químico chamado sulforafano em brócolis interruptores em um conjunto de genes e enzimas antioxidantes em células específicas do sistema imunológico que, então, combate os efeitos nocivos dos radicais livres que podem danificar células e levar à doença.
Regula os hormônios:
Brócolis foi encontrado para reduzir os níveis do hormônio feminino estrogênio, aumentando assim os níveis de testosterona. Isto é porque é um bloqueador potente estradiol (feitas por fitoquímicos especiais em brócolis, chamado índoles, especificamente indol-3-carbinol (I3C)). I3C tem sido extensivamente estudada por seus efeitos de diminuição de estradiol em mulheres na esperança de prevenir o câncer de mama.
Os homens também podem conseguir o mesmo efeito, diminuindo o risco de câncer de próstata. Altos níveis de estrógenos também pode levar ao acúmulo de gordura e interfere com o crescimento muscular – através do consumo de brócolis e ajudando a reduzir os níveis insalubres de estrogênio, você pode até (ao mesmo tempo) manter o seu corpo em melhor forma.
Possui propriedades antiinflamatórias
Um estudo de 2014 publicado no Preventive Nutrition and Food Science Journal sugere que os floretes de brócolis podem ter efeitos antioxidantes e antiinflamatórios potentes.
Pode ter antioxidantes como vitamina C, potássio , magnésio, sulforafano, kaempferol e muitos outros, o que torna este vegetal crucífero bom para aliviar a inflamação.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4103733/))
Possui propriedades anti-envelhecimento
O brócolis pode combater o processo de envelhecimento com a ajuda de um composto denominado mononucleotídeo de nicotinamida (NMN) presente nele. NMN pode promover a produção de um composto que desencadeia o metabolismo e, portanto, evita alterações genéticas que levam ao envelhecimento prematuro.
Antioxidantes como vitamina A, vitamina C e colágeno também desempenham um papel fundamental no retardo do envelhecimento.((http://www.iosrjournals.org/iosr-jnhs/papers/vol1-issue4/H0144347.pdf))
Acelera o metabolismo
Nutrientes tais como fibras, vitamina C, vitamina D , vitamina K, ácido fólico e vitamina A em brócolos pode ajudar a impulsionar o corpo do metabolismo. As fibras, especialmente, mostram um TEF (efeito térmico dos alimentos) e podem aumentar sua taxa metabólica após comer. Também pode promover a saciedade por ter uma boa quantidade de fibra alimentar.
Aumenta a Libido Sexual
O brócolis pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea nos órgãos do corpo e pode ajudar a melhorar a libido. Ele contém ácido fólico e vitamina C, que podem melhorar a fertilidade.
Desintoxicar o corpo
A presença de vitamina C, enxofre e aminoácidos pode tornar o brócolis um bom desintoxicante. Pode ajudar a remover radicais livres e toxinas como o ácido úrico do corpo, purificando assim o sangue e afastando problemas relacionados com as toxinas, como furúnculos , coceiras, erupções cutâneas, gota , artrite, reumatismo, cálculos renais, doenças de pele como eczema e endurecimento da pele.
Pode também ser um vegetal alcalina e pode ajudar a equilibrar os níveis de pH do corpo.((https://link.springer.com/article/10.1007/s00122-002-1123-x#page-1))
Melhora a qualidade da pele
O brócolis pode ajudar nos cuidados com a pele e dar uma aparência brilhante, saudável e radiante. Os antioxidantes como beta-caroteno, vitamina A, complexo de vitamina B , vitamina C, vitamina E, vitamina K, aminoácidos e folato, presentes nele, podem fazer essa mágica.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2077285/))
Ajuda na proteção contra raios ultravioleta
A glucorafanina, um fitonutriente encontrado em quantidades significativas nos brócolis, pode ter sido associada à reversão dos efeitos negativos da exposição ao sol. ((http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2010/pp/b9pp00130a#!divAbstract))
Alívio para distúrbios do estômago
Os brócolis podem ser muito ricos em fibras ou fibras, o que pode ajudar a aliviar a constipação, uma vez que essa é a causa raiz de quase todos os distúrbios estomacais.
As fibras aumentam o volume dos alimentos, retêm água e estimulam os movimentos intestinais saudáveis. O magnésio e vitaminas presentes nos pode ajudar a reduzir a acidez , facilitar a digestão e ajuda na absorção de nutrientes dos os outros alimentos. Também pode acalmar o estômago, reduzindo a inflamação.
Recomenda-se que aqueles que sofrem de doença do intestino irritável (Crohn ou colite ulcerosa), bem como diverticulite , evitem alimentos volumosos, pois isso pode causar crises.((http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf0305128))
Preveni doenças cardíacas
Junto com o antioxidante glucorafanina, o alto teor de fibras do brócolis pode ajudar a reduzir o LDL ou os níveis de colesterol ruim e manter o coração funcionando adequadamente. Além disso, a redução da bile tem um forte impacto nos níveis de colesterol, ajudando assim a saúde do coração.
Estudos têm mostrado que a fibra combina melhor com a bile, tornando muito mais fácil e eficiente a excreta. Kaempferol é um flavonóide que também pode ajudar a manter o coração saudável devido às suas propriedades antiinflamatórias.((https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/mnfr.201400863))
Benefícios para saúde dos olhos
Os Carotenóides como zeaxantina, beta-caroteno e fósforo e outras vitaminas, como vitamina A, complexo B , C e E encontrados em brócolis podem ser muito bons para a saúde ocular.
Essas substâncias podem ser usadas para proteger os olhos contra a degeneração macular e catarata , ao mesmo tempo em que reparam os danos causados pela radiação.((https://www.health.ny.gov/publications/0911/))
Reduz os riscos de esclerose lateral amiotrófica
Um artigo de pesquisa da Harvard Medical sugere que os brócolis podem ser ricos em beta-caroteno, que quando consumido causa um risco quase 25% menor de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Além disso, pode conter ácidos graxos ômega 3 , que também podem ajudar na prevenção de ALS.
Pesquisas recentes sugerem que a ingestão de uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 pode reduzir ou retardar o aparecimento da doença de Lou Gehrig.((https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/carotenoids-lou-gehrigs-disease/))
Aumentar a imunidade
Brócolis pode derivar seu roxo e verde cor de antioxidantes como a vitamina C, beta-caroteno, selênio , cobre , zinco colina, e fósforo.
Esses compostos presentes podem ser realmente grandes estimuladores do sistema imunológico e podem protegê-lo de inúmeras infecções. Além de fazer uma dieta balanceada, é recomendável dormir o suficiente e controlar o estresse para obter os melhores resultados.((https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1467-3010.2000.00016.x))
Melhorar a saúde dos ossos e dentes
O brócolis pode manter os ossos e dentes fortes, pois é rico em vitamina K, cálcio, magnésio, zinco e fósforo. Comer vegetais pode ser muito benéfico, especialmente para crianças, idosos e / ou mulheres grávidas ou lactantes. Crianças e adultos mais velhos podem ser muito propensos à osteoporose , enfraquecimento dos ossos e dentes e deficiência de cálcio. Além disso, a vitamina K é essencial para a formação da osteocalcina, que é uma proteína encontrada apenas nos ossos.((http://journal.ashspublications.org/content/125/3/344.short))
Ajudar no desenvolvimento fetal durante a gravidez
O brócolis pode conter muitos nutrientes essenciais para mulheres grávidas. Pode conter proteínas, cálcio, vitaminas, antioxidantes, ferro e fósforo.
Por ser rico em fibras, também pode eliminar a constipação, muito comum durante a gravidez.
O conteúdo de folato nesses vegetais pode ajudar a garantir que não haja defeitos de nascença, como defeitos do tubo neural, que é um grande problema para mulheres grávidas com deficiência de ácido fólico.
Ainda é recomendado que as mulheres tomem vitaminas pré-natais ou tomem o que é instruído por seu obstetra / ginecologista.((https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814608003488))
Dentes:
Os nutrientes contidos no Brócolis é muito benéfico para saúde dos dentes. Além disso, o magnésio, zinco e beta-caroteno também ajuda a prevenir as cáries.
Regular a pressão arterial
O cromo, encontrado em abundância nos brócolis, pode ajudar a regular a pressão arterial. Além disso, a quantidade nutritiva de potássio no brócolis pode atuar como um vasodilatador.
Mais especificamente, o potássio pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação de órgãos essenciais, relaxando a tensão e o estresse das veias e vasos sanguíneos. Magnésio e cálcio também podem ajudar a regular a pressão arterial e podem ajudar a manter o coração protegido de doenças cardiovasculares, como derrames ou ataques cardíacos.((https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814605006096))
Combate a anemia
O vegetal pode ser rico em ferro e proteínas e, portanto, constitui um excelente remédio contra a anemia.
O cobre também pode ser outro mineral essencial na produção de células vermelhas do sangue, junto com o ferro. Portanto, inclua este vegetal verde em sua dieta e ajude a prevenir a anemia por deficiência de ferro.((https://link.springer.com/article/10.1007/s12161-012-9475-6#page-1))
Ajuda contra doenças estomacais:
O Brócolis é muito rico em fibras, o principal ingrediente dietético que pode curar quase todos os distúrbios do estômago.
A fibra encontrada no Brócolis também aumenta o volume da comida, retém a água e forma movimentos intestinais saudáveis.
Auxiliar na perda de peso:
Os benefícios nutricionais do Brócolis são muitos e um deles é a sua capacidade de auxiliar na dieta.
É uma ótima fonte de fibra, e é um dos vegetais perfeitos que ajudará na perda de peso. Além disso, o Brócolis possui fibras solúveis e insolúveis que previne a constipação e mantêm o açúcar no sangue.
Outros Benefícios do Brócolis para Saúde
- contém cálcio e Vitamina K, que reforça osso e previne a osteoporose.
- É rico em Potássio que ajuda a manter um sistema nervoso saudável e faz o cérebro funcionar de forma eficiente e ativa.
- É rico em alcalina e pode ajudar a neutralizar a acidez no corpo.
- Fonte de flavonoides que é um agente anti-inflamatório e ajuda a reduzir os danos na pele e alergias.
- Ajudam a ter uma gravidez tranquila, devido ao contem ácido fólico que auxilia na formação do feto.
- Ajudam a diminuir a progesterona nos homens. Um estudo mostrou que uma substância contida nos Brócolis diminuiu a progesterona nos homens.
Como selecionar brócolis?
Procure aquelas que têm cabeças verdes brilhantes, aglomerados compactos de florzinhas e caules firmes. Certifique-se de que a fragrância seja fresco e não desagradável.
Como armazenar brócolis?
Armazená-lo exigirá que você borrife suas cabeças sujas e embrulhe-o em toalhas de papel. Você pode refrigerar por no máximo 2-3 dias.
No entanto, é melhor usar vegetais frescos na preparação dos alimentos.
Como plantar brócolis
O brócolis é um alimento que tem se tornado cada vez mais popular, deixando o estereótipo de inimigo das crianças e sendo incorporado aos cardápios de escolas, restaurantes e até mesmo à cozinhas de grandes chefs.
Além de saboroso, o brócolis é um alimento rico em proteína, ferro, cálcio, vitaminas, minerais e bioflavonóides, ou seja, um produto essencial para quem busca uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
Neste artigo explicamos como plantar brócolis a partir da germinação de sementes, quais são as preferências de solo, regas e luz e qual o momento ideal para fazer a colheita. confira ((https://www.hortaemcasa.info/como-plantar-brocolis/))
Como usar o brócolis
- Pode ser consumido cozido ou cru.
- Você também pode cozinhar no vapor para uma refeição saudável.
- Inclua brócolis refogado e azeite de oliva em sua salada para aumentar os nutrientes.
- Adicione-o como um complemento saudável para sopas e ensopados.
Receitas de brócolis
Brócolis refogado
Ingrediente:
- 2 pacotes de brócolis,
- 1 cebola pequena ralada,
- 2 colheres cheias (sopa) de margarina,
- 3 alhos amassados,
- 1 fio de azeite,
- 1 caldo knorr,
- 3 colheres cheias (sopa) de molho shoyu.
Como fazer:
- Em uma panela coloque o brócolis com água por 5 minutos.
- Em outra panela coloque o azeite e a manteiga, espere a manteiga derreter e jogue a cebola, o knorr, o alho e o molho shoyu, deixe fritar bem.
- Escorra o brócolis da água e junte na panela para fritar, deixe até o verde mudar de tonalidade.
- Misture bem e deixe no fogo por uns 5 minutos.
Lasanha de brócolis
Ingrediente:
- 1 pacote de lasanha pré – cozida
- 200 g de presunto
- 200 g de queijo
- 1 brócolis
- 1 lata de creme de leite
- Leite
- Manteiga
- Sal e tempero a gosto
- 2 caldos de galinha
- Queijo ralado
Como fazer:
- Pique o brócolis em tamanhos bem pequenos.
- Em seguida, refogue – os em panela com azeite.
- Reserve.
- Em outra panela, coloque a menteiga, um pouco de tempero e o caldo de galinha.
- Em seguida, acrescente o leite e deixe ferver.
- Depois, acrescente o brócolis ao molho.
- Em seguida, desligue a panela e coloque o creme de leite.
- Depois é só montar uma camada de massa, o molho, o presunto, o queijo e assim sucessivamente.
- Depois, jogue o queijo ralado para gratinar.
Arroz com brócolis
Ingredientes:
- 500 g de arroz refogado em alho cozido,
- 100 g de alho,
- 3 colheres de azeite,
- 2 maços de brócolis fresco,
- 20 g de bicabornato de sódio,
- 3 litros água fervente,
- Sal a gosto.
Como fazer:
- Limpe o brócolis descascando os talos (retirando a pele com a faca).
- Aproveite talos e folhas. Cozinhe o brócolis na água com sal e o bicabornato até que o talo fique macio.
- Escorra e reserve.
- Em uma panela frite o alho no azeite até que fique dourado. Junte o brócolis e refogue.
- Misture a arroz cozido em alho e misture até que fique uniforme.
- O arroz fica verde por causa do bicabornato.
Arroz com bacalhau e brócolis
Ingredientes:
- 200 g de bacalhau
- 1 litro e meio de água
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 2 colheres (chá) de sal
- 1 dente de alho amassado
- 1 maço pequeno de brócolis em buquê cozido e picado
- 1 xícara (chá) de maionese HELLMANN’S
Para decorar:
- 5 azeitonas pretas
- 2 ovos cozidos e fatiados
Como fazer:
- Coloque o bacalhau em uma tigela e cubra com água.
- Reserve por 12 horas (troque a água algumas vezes nesse período).
- No momento do preparo, escorra o bacalhau e coloque em uma panela média.
- Cubra com a água e cozinhe em fogo médio por 30 minutos.
- Escorra e desfie o bacalhau.
- Reserve a água e o bacalhau à parte.
- Em uma panela grande, aqueça 1 colher (sopa) do azeite em fogo médio e frite a cebola até dourar.
- Junte o arroz e refogue por 1 minuto.
- Acrescente 4 xícaras (chá) da água do cozimento do bacalhau reservada e o sal.
- Cozinhe com a panela parcialmente tampada por 15 minutos ou até secar.
- Tampe a panela e reserve por 10 minutos.
- Em uma panela pequena, coloque o restante do azeite e o alho.
- Refogue em fogo médio até dourar. Junte os brócolis e o bacalhau.
- Refogue por 2 minutos.
- Adicione ao arroz reservado e acrescente a maionese HELLMANN’S. Misture.
- Disponha em uma travessa e decore com as azeitonas e os ovos. Sirva em seguida.
Gratinado de carne moída com brócolis
Ingredientes:
- 1/2 kg de carne moída,
- 1/2 l de leite,
- 3 pãezinhos umedecidos,
- 50 g de queijo ralado,
- 1 creme de leite,
- Sal e pimenta – do – reino a gosto,
- Brócolis,
- 200 g de mussarela ralada grossa
Como fazer:
- Bata no liquidificador o leite e o pão.
- Coloque em uma panela e mexa ate engrossar o caldo.
- Misture metade do queijo ralado e o creme de leite.
- Reserve.
- Refogue a carne moída usando o sal e a pimenta – do – reino.
- Em um refratário, espalhe a carne moída e misture o brócolis cozido, a mussarela e por fim o creme.
- Polvilhe o restante do queijo ralado.
- Leve ao microondas por 15 minutos.
Brócolis ao alho e óleo
Ingredientes:
- 1 maço de brócolis ninja
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente de alho
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Como fazer:
- Descarte as folhas e corte o brócolis em floretes médios. Com a faca, corte a base mais grossa do talo de cada florete e reserve na geladeira para uma próxima receita — você pode preparar uma sopa.
- Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto.
- Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo. Enquanto isso, separe uma tigela com água e gelo.
- Assim que estiverem macios, escorra a água e transfira os floretes para a tigela com água e gelo para interromper o cozimento.
- Passe novamente o brócolis pelo escorredor e deixe por alguns minutos para tirar o excesso de água.
- Enquanto isso, descasque e fatie fino o dente de alho.
- Leve uma panela média (ou frigideira grande) ao fogo médio.
- Quando aquecer, regue com o azeite junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Adicione os floretes de brócolis, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por cerca de 3 minutos. Sirva a seguir.
Tortinha de brócolis low carb
Ingredientes:
- 1 inteiro brócolis,
- 1 xícara (chá) cenoura picada e cozida,
- 3 xícaras (chá) frango desfiado,
- 0,5 xícara (chá) salsinha picada,
- 0,5 pequena cebola,
- 1 clara de ovo,
- 2 colheres (sopa) requeijão light,
- 1 pitada Sal,
- A gosto pimenta do reino,
- óleo para untar.
Como fazer:
- Corte o brócolis em pedaços grandes e cozinhe na água até ficar macio.
- Escorra bem e seque com papel toalha.
- Bata com um mixer ou liquidificador, acrescente metade do frango desfiado e a cebola e bata mais.
- Junte a clara uma pitada de sal e a pimenta do reino e misture.
- Unte normalmente a travessa e coloque a massa no fundo e nas laterais.
- Monte camadas colocando o restante do frango, o requeijão e a cenoura picada.
- Cubra com a outra metade do recheio.
- O restante da massa fechará a torta.
- Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Dicas:
- Cozinhando brócolis no vapor ele ficará mais sequinho e não será preciso secar.
- Pode trocar a cenoura por outro legume de sua preferência.
- Para variar, também dá pra moldar em forma de croquetes.
Macarrão com Brócolis
Ingredientes:
- 1 maço de brócolis,
- 2 xícaras (chá) de água,
- 1 e meia colher (sopa) de sal,
- 3 colheres (sopa) de azeite,
- 2 dentes de alho picados,
- 1 sachê de MAGGI® MEU SEGREDO® Cheiro Verde,
- meio pacote de macarrão tipo espaguete (250 g),
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.
Como fazer:
- Em uma panela, cozinhe o brócolis na água com meia colher (sopa) de sal por cerca de 5 minutos ou até ficarem al dente.
- Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure o alho, junte o MAGGI MEU SEGREDO, acrescente o brócolis e misture bem.
- Em uma panela, cozinhe o macarrão em água fervente abundante com o sal restante até que fique al dente.
- Retire do fogo, escorra e misture o macarrão ao brócolis, polvilhe queijo parmesão ralado e sirva a seguir.
Efeitos colaterais
Embora este vegetal incrível possa ter uma grande variedade de benefícios para a saúde associados a ele, sempre há espaço para cautela.
Os efeitos colaterais comuns são os seguintes:
- Gás,
- Inchaço,
- Dor abdominal,
- Reações alérgicas,
- Erupções cutâneas.