Os Principais Sintomas da Cirrose que muitos ignoram os desconhecem. Além disso, a formação de nódulos e de fibrose no fígado caracteriza um quadro de cirrose, doença comumente associada ao consumo desmedido de álcool e a algumas doenças, como a hepatite C e a hepatite B. Num caso de cirrose, as células do fígado são destruídas e o órgão tem suas funções comprometidas ou mesmo paralisadas.
Dentro de nosso organismo, o álcool possui um efeito sedativo que age diretamente no sistema nervoso autônomo, (que controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo), provocando relaxamento nos músculos.
Como as Bebidas Alcoólicas Afetam o Fígado: Compreendendo o fato da bebida alcoólica ser sedativa, fica mais fácil entender o porquê das pessoas embriagadas pelo álcool falam de forma tão lenta e confusa ou, até mesmo, caírem no sono quando bebem além da conta. Entretanto, em pequenas doses, a influência da bebida alcoólica geralmente pode ser um pouco estimulante pelo fato desta relaxar a tensão diária e de fazer com que as pessoas se sintam mais abertas com os outros.
O que a grande maioria das pessoas que bebem não sabem, é que o maior problema com o álcool são os efeitos psicológicos causados por ele. Os efeitos do álcool no organismo humano podem ocorrer em muitas partes do corpo, como fígado ou até mesmo nos músculos ou pele.
A duração dos efeitos do álcool no organismo está relacionada com o tempo que o fígado demora a metabolizar o álcool. Em média, o corpo leva 1 hora para metabolizar apenas 1 lata de cerveja, por isso se o indivíduo tiver bebido 8 latas de cerveja, o álcool estará presente no organismo por, pelo menos, 8 horas.
O fígado é um órgão importante do nosso corpo que preenche uma função de purificação, síntese e armazenamento. Como acontece com outros órgãos do nosso corpo, nós comemos pode beneficiar ou prejudicar a sua saúde.
O conteúdo de calorias é de 7,1 Kcal por grama de álcool. Portanto, é alta, a Oxidação provoca distúrbios metabólicos se ingerido em excesso. Quando nós consumimos álcool, o órgão mais afetado é o fígado. Mas o fígado tem uma capacidade limitada para absorver e metabolizar.
As enzimas do fígado AHD são responsáveis pela transformação do álcool em primeiro lugar para o acetaldeído e depois a acetato e outros compostos. Sendo um processo muito lento, este líquido danifica os tecidos do fígado. Veja como:
- Apenas 20% de álcool ingerido é absorvido pela corrente sanguínea, o fígado tem que ter descanso, cuidado e precisa de água para se recompor.
- Mas se consumir muito álcool, esse organismo deve tomar água de outras partes do corpo, porque o consumo de álcool provoca micção excessiva. Resultado é a desidratação.
- Doenças que envolvem a ingestão excessiva de álcool é a doença de fígado gordo ou esteatose, hepatite alcoólica e cirrose do fígado.
- O consumo excessivo de álcool afeta o corpo que faz com que seja um fígado gordo, e pode então chegar a hepatite, ir para cirrose e, eventualmente, desenvolver câncer de fígado e pode levar à morte, como cirrose alcoólica.
- Todo este processo é realizado porque o álcool age sobre as células do fígado e afeta negativamente diminuindo a sua capacidade de metabolizar gorduras. Se isso não ocorrer, as gorduras acumulam-se no final do fígado agindo em fornecimento do sangue adequado para outras células.
- Se você tiver sintomas de febre como, coloração amarelada da pele, inchaço dos pés e no abdômen, estará sofrendo de portadores de hepatite. Que é uma inflamação do fígado. hepatite alcoólica termina normalmente a geração de cirrose.
- Neste caso, a cicatrização do fígado é formada em sintomas como náuseas, vômitos, fraqueza, perda de peso, dor abdominal, inchaço no abdômen, e hemorragia interna. Quando sofrem de cirrose, o sangue não flui normalmente e isso leva ao acúmulo de resíduos e toxinas no corpo que acabam envenenando o corpo por dentro.
Principais Sintomas da Cirrose: A cirrose é uma doença silenciosa que só se manifesta quando 80% das células do fígado são atingidas. É nesse momento que os sintomas aparecem. Eles incluem:
- Aumento do Fígado, é um dos sintomas de Cirrose;
- Olhos e pele amarelados e urina escura ;
- Sangramento do trato gastrintestinal;
- A Coceira é um dos sintomas de Cirrose mais comum;
- Perda de cabelo;
- Inchaço nas pernas;
- Aumento do volume da barriga;
- Tendência para formar hematomas com facilidade;
- Confusão mental.
Tratamento de Cirrose: A reversão da cirrose ainda não se mostrou viável. O tratamento consiste em medidas para evitar o avanço do problema. A cura da cirrose, atualmente, só é possível a partir do transplante de fígado. No que se refere à dieta, é indicado evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha. O consumo de álcool é completamente proibido e as refeições devem ser realizadas sempre em pequenas porções, divididas ao longo do dia.