Os Principais Sintomas de Ceratose Actínica que não devemos ignorar. Além disso, uma Ceratose Actínica, também chamada de ceratose solar, é um crescimento da pele que se desenvolve na pele exposta ao sol, especialmente no rosto, nas mãos, nos antebraços e no pescoço. É visto com maior frequência em pessoas de pele clara, de cabelos claros e de olhos claros, começando com 30 ou 40 anos e tornando-se mais comum com a idade. Além disso, a Ceratose Actínica geralmente aparecem como manchas ásperas, secas e escamosas na pele. A Ceratose Actínica é sinais de alerta que indicam que a pele foi danificada pela radiação ultravioleta (UV) e que pode haver maior risco de desenvolver câncer de pele.
Essas manchas às vezes podem desaparecer com estrita evitação do sol e uso regular de protetor solar , mas a maioria persiste e pode se tornar desconfortável e desagradável. Eles tendem a ocorrer em áreas de alta exposição ao sol, como o rosto, as costas das mãos, as orelhas e os lábios. A Ceratose Actínica nos lábios são conhecidas como cheilite actínica.
A Ceratose Actínica é mais comuns em pessoas mais velhas com pele clara, olhos de cor pálida e cabelo vermelho ou loiro que queimam facilmente e não bronzeiam bem. Algumas Ceratose Actínica se desenvolverão em uma forma invasiva de câncer de pele chamado carcinoma de células escamosas (SCC) . A progressão para SCC pode ser indicada pelo crescimento, desconforto / ternura e ulceração persistente ou sangramento.
Causas de Ceratose Actínica: A causa principal da Ceratose Actínica é a exposição repetida da pele ao longo de muitos anos à radiação ultravioleta na luz solar. A radiação UV penetra nas camadas superiores da pele e pode produzir mudanças na sua estrutura e aparência. A exposição repetida aos raios UV também pode danificar alguns dos materiais genéticos (DNA) nas células da pele causando alterações químicas e mutações. Também prejudica o sistema imunológico da pele e sua capacidade de reparar qualquer dano.
Sintomas de Ceratose Actínica: A Ceratose Actínica começam como manchas de pele grossas, escamosas e crocantes. Esses remendos são geralmente do tamanho de um pequeno lápis de borracha. Pode haver coceira ou queima na área afetada. Ao longo do tempo, as lesões podem desaparecer, aumentar, permanecer o mesmo ou se desenvolver em SCC. Não há como saber quais lesões podem se tornar cancerosas. No entanto, você deve ter seus pontos examinados por um médico prontamente se você notar alguma das seguintes alterações:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Endurecimento da lesão
- Inflamação na pele
- Alargamento rápido
- Cor variada como rosa, vermelho ou marrom
- Comichão ou queimação na área afetada
- Parto plano ou ligeiramente levantado ou colisão na camada superior da pele
- Em alguns casos, uma superfície dura, em forma de verruga
- Sangrando
- vermelhidão na pele
- Ulceração
- Parede de pele seca, áspera ou escamosa, geralmente com menos de 1 polegada (2,5 centímetros) de diâmetro
Não entre em pânico se houver mudanças cancerosas. O SCC é relativamente fácil de diagnosticar e tratar em seus estágios iniciais.
Diagnóstico de Ceratose Actínica: Uma Ceratose Actínica geralmente são diagnosticadas a partir de sua aparência física. No entanto, em casos de dúvida, ou se a suspeita de progresso para SCC, uma amostra ou biópsia de pele pode ser tomada sob anestesia local para exame sob o microscópio.
Tratamentos de Ceratose Actínica: Existem muitas opções disponíveis para o tratamento de Ceratose Actínica. O objetivo principal do tratamento é evitar que as lesões se transformem em câncer de pele, além de melhorar a aparência e a textura da pele. Os fatores a considerar ao decidir sobre o tratamento incluem:
- O número de Ceratose Actínica
- A localização de Ceratose Actínica
- Idade e saúde da pessoa
- Preferência pessoal e capacidade de cumprir o tratamento
- Preocupações cosméticas
- Tratamentos prévios
- Custo e disponibilidade de tratamento.
Tratamento Quando há Apenas Algumas Ceratose Actínica Presentes: Quando a apenas alguma Ceratose Actínica isolada, elas podem ser removidas individualmente por tratamentos específicos para lesões. Esses incluem:
- Crioterapia (tratamento com azoto líquido ou “congelamento”)
- Curetagem e cauterização (“raspagem e queima”): isto pode ser usado se houver suspeita de câncer de pele precoce
- Exceção cirúrgica: geralmente é usado apenas quando é difícil dizer se a lesão é uma Ceratose Actínica ou um câncer de pele precoce.
Tratamento Quando Existe Ceratose Actínica Múltiplas Presentes: Quando são múltiplas as Ceratose Actínica, muitas vezes não é prático tratar cada ponto individualmente, pois existe uma gama de tratamentos que tratam toda a área afetada (“tratamentos de campo”). Estes tipos de tratamentos têm a vantagem de tratar não só a Ceratose Actínica visíveis, mas também as microscópicas precoce que não podem ser vistas. Os seguintes “tratamentos de campo” podem ser usados individualmente ou em combinação:
- Creme de 5-Flourouracil
- Creme Imiquimode
- Diclofenaco gel
- Ingenol mebutate gel
- Terapia fotodinâmica
- Peelings químicos
- Terapia a laser.
Prevenção de Ceratose Actínica: Os principais métodos de prevenção de Ceratose Actínica é através de mudanças de estilo de vida e uma pessoa consciente da exposição aos raios UV. Uma pessoa deve tomar as devidas precauções quando estiver fora, como usar chapéus, roupas soltas que cobrem a maioria das áreas do corpo e protetor solar.
Eles podem querer evitar estar no sol por períodos prolongados de tempo, também. As pessoas devem evitar a exposição excessiva à luz UV do curtimento, tanto no interior como exterior. É importante lembrar que esta condição pode ocorrer a partir de qualquer fonte de luz UV, incluindo camas de bronzeamento interior.