Início » Nutrição » Legumes e Vegetais » Abobrinha: nutrientes, benefícios, forma de uso e efeitos colaterais

Abobrinha: nutrientes, benefícios, forma de uso e efeitos colaterais

abobrinha

abobrinha possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a abobrinha também é conhecida como courgette na frança e zucchini na Inglaterra. A abobrinha pertence à espécie Cucurbita pepo, juntamente com alguns outros tipos de abóboras.

A abobrinha geralmente é conhecida como um vegetal e é consumida como um acompanhamento. Mas, botanicamente falando a abobrinha é uma fruta.

Embora a abobrinha tenha sido gerada nas Américas, as variedades das abóboras foram desenvolvidas na parte norte da Itália após a década de 1850.

Valor nutricional da abobrinha

abobrinha
abobrinha

Principais benefícios da abobrinha para saúde

beneficos da abobrinha
beneficos da abobrinha

Então, confira agora detalhadamente os benefícios da abobrinha para saúde

1. Diminui o colesterol

A fibra dietética contida em abobrinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sistema, anexando-se com os ácidos biliares que são produzidos pelo fígado para digerir a gordura.

Esta mistura de fibras com ácido biliar, retarda a sua capacidade de digerir mais gordura e carregar o fígado para produzir mais ácidos biliares. Os níveis elevados de vitaminas A e C impedem que os colesterol se oxidem nos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de aterosclerose.

2. Ajuda no controle de peso

A abobrinha é eficaz para o controle do peso devido à sua combinação saudável de alto teor de fibra e umidade e um baixo teor calórico. É benéfico para o controle de peso pois ela controla seu apetite, enchendo-o com água e fibra.

Assim, você pode comer porções maiores de abobrinha e ainda manter sua ingestão calórica baixa. A abobrinha é uma rica fonte de antioxidantes, vitamina A e C e fibra dietética. Você pode efetivamente perder peso consumindo-a sem privar seu corpo de nutrientes vitais.

3. Melhora a saúde cardiovascular

A abobrinha tem um alto teor de magnésio, sendo que um copo fornecer mais de 10% da quantidade diária recomendada. Este mineral reduz o risco de ataque cardíaco e derrame. A abobrinha também contém ácido fólico, uma vitamina que é necessário para quebrar o perigoso aminoácido: homocisteína. Os níveis elevados de homocisteína no sangue podem causar ataque cardíaco e trombose, isto é, coagulação do sangue.

4. Combate o câncer

Os altos níveis de fibra nas abobrinha evitam que as toxinas cancerígenas se estabelecem no cólon, bem como promove e regula as evacuações. As vitaminas A e C são fortes agentes antioxidantes que destroem os carcinogêneos que podem levar a diferentes tipos de câncer malignos.

5. Controla a diabetes

A abundância de vitamina do complexo B nas abobrinha é benéfica para os diabéticos. A diabetes é causada devido à incapacidade do organismo para metabolizar e regular o nível de açúcar no sangue. Existem muitos tipos de diabetes e a abobrinha é, particularmente, eficaz na prevenção de diabetes tipo 2.

6. Melhora a saúde ocular

Este vegetal é uma grande fonte de vitamina A, que é benéfico para a saúde ocular. A vitamina C, juntamente com betacaroteno, zinco e manganês age como um antioxidante para proteger seus olhos.

A abobrinha ajuda no desenvolvimento das células dos seus olhos, melhorando assim a sua visão. Ela também pode ser usada externamente para remover bolsas em torno de seus olhos, que podem ser causadas devido à retenção de água excessiva A abobrinha tem um alto de água que ajuda na remoção do inchaço em torno de seus olhos.

7. Diminui pressão arterial

O potássio e magnésio encontrados nas abobrinha ajudam na redução dos níveis de pressão arterial no corpo. O consumo regular de abobrinha beneficia aqueles que sofrem de hipertensão ou pressão alta.

A pressão arterial elevada, se não for controlada pode levar a arteriosclerose (endurecimento dos vasos sanguíneos), ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outras condições médicas. Tanto o potássio como o magnésio são eficazes no alívio do estresse no sistema circulatório do corpo.

8. Melhora a saúde próstata

Os fito nutrientes nas abobrinha ajudam na redução dos sintomas de hipertrofia benigna da próstata (HBP). Esta é uma condição caracterizada pelo alargamento da glândula da próstata, levando a complicações com micção e funções sexuais.

9. Previne a gota

A gota é uma condição dolorosa da inflamação das articulações, causada devido o excesso de ácido úrico no corpo. A abobrinha é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e carotenoides anti-inflamatórios que podem combater os efeitos do excesso de ácido úrico. A gota afeta seus joelhos e pés e, muitas vezes, resulta em dificuldades em caminhar.

Seu tratamento exige um controle rigoroso da dieta, que inclui um aumento do consumo de frutas e legumes e zero ingestão de carne vermelha e alimentos gordurosos. A propriedade alcalina da abobrinha age contra o ácido úrico em suas articulações, aliviando seus sintomas. A abobrinha também contém poderosas vitaminas antioxidantes, A e C, que juntamente com o cobre impedem o desenvolvimento de muitos distúrbios hiper-inflamatórios, como asma, osteoartrite e artrite reumatoide.

10. Benefícios do manganês

O manganês é um nutriente essencial e um mineral que proporciona muitos benefícios para a saúde e facilita as funções fisiológicas normais. Um copo de abobrinha fornece 19% da quantidade diária recomendada de manganês.

11. Melhora a saúde da pele

A abobrinha tem um elevado teor de água que hidrata a pele. A água em geral é benéfica para a pele pois libera as toxinas de seu sistema.

12. Retarda o envelhecimento

A abobrinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, que são poderosos antioxidantes. A vitamina A ajuda na manutenção de uma pele saudável, enquanto a vitamina C luta contra os radicais livres nocivos.

13. Melhora a saúde dos olhos

Aplicação externa de abobrinha ajuda a remover as bolsas inchadas em torno de seus olhos. Estas são causadas devido à retenção de água excessiva. O alto teor de água em abobrinha ajuda a reduzir o inchaço em torno de seus olhos.

14. Contem  de colágeno

O manganês contido na abobrinha é essencial para a produção de colina, o aminoácido que está envolvido na formação de colágeno, facilitando assim uma pele saudável e a correta cicatrização de feridas.

15. Promove o crescimento do cabelo: 

A abobrinha é rica em vitamina A e C e é benéfica para o seu cabelo. A vitamina C é vital para manter o colágeno saudável no tecido conjuntivo e em torno dos folículos pilosos.

A vitamina A, por outro lado, protege o seu cabelo contra os radicais livres. A deficiência desta vitamina pode causar secura do cabelo.

Usos e ideias fáceis de abobrinha

Além de ser uma excelente troca de massa vegetal, a abóbora também é uma adição deliciosa a pratos de massa, como lasanhas, saladas de macarrão ou misturada com seus molhos simples favoritos.

Eles também são ótimos complementos para salada – crus, assados, salteados ou grelhados – e até mesmo são um excelente ingrediente secreto para panificação. E não há necessidade de descascá-los, pois a casca é totalmente comestível, macia e dá um toque de cor viva.

Pão de abobrinha e muffins são produtos assados ​​caseiros saborosos e uma maneira fácil de fazer as crianças comerem mais produtos.

As delicadas e comestíveis flores de abobrinha também podem ser recheadas com ricota, ervas e alho, depois levemente batidas e fritas, servidas junto com um farto molho de tomate no clássico prato italiano de flor de abóbora.

Receitas de Abobrinha

  • Abobrinha Assada Simples
  • Udon com carne grelhada e abobrinha
  • Tigelas Farro de abóbora de verão
  • Salada Tzatziki de Abobrinha
  • Macarrão Pesto de Abobrinha
  • Abóbora de verão com cebolinha, pimentão e salsa
  • Fritada de Abobrinha e Mussarela
  • Abóbora Picante Frita

Riscos e efeitos colaterais

A abobrinha é bem tolerada pela maioria das pessoas e provavelmente não causa problemas digestivos ou reações alérgicas. É adequado até para bebês, crianças pequenas e crianças, pois é macio, de sabor suave e fácil de disfarçar em receitas.

Um problema potencial é que uma pequena percentagem de abobrinhas e abóboras amarelas cultivadas nos EUA são “geneticamente modificadas”, de acordo com o Grupo de Trabalho Ambiental . Você deve comprar produtos cultivados organicamente sempre que possível ou itens com o rótulo.

A abóbora contém quantidades mensuráveis ​​de oxalatos , que são substâncias naturais encontradas em plantas e outros alimentos que podem causar problemas de saúde em pessoas com certas condições existentes.

Se você tiver problemas renais ou de vesícula biliar não tratados, evite abobrinha ou converse com seu médico, pois os alimentos com oxalato às vezes podem complicar esses problemas devido ao impacto na absorção de cálcio pelo corpo.

Bibliografia

https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/169291/nutrients

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5537869/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.