Início » Nutrição » 13 benefícios da escarola para saúde (comprovado pela ciência)

13 benefícios da escarola para saúde (comprovado pela ciência)

Escarola é um vegetal da mesma família de alfaces e é caracterizada por grandes folhas verdes com sabor amargo e textura crocante. A Escarola é um vegetal semelhante à alface, mas suas propriedades não são as mesmas.

Escarola é uma excelente fonte de nutrição para o corpo, principalmente porque é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina B5, Vitamina C e minerais Cálcio, Ferro, Potássio, fósforo, magnésio, selênio e zinco. A Escarola também possui alto teor de fibra, e atua como excelente aliado para uma perda de peso saudável, por ter um alto valor funcional e baixo teor de calorias.

O que é escarola?

A escarola é um vegetal de folhas verdes que pertence ao gênero de plantas chicória, que faz parte da família Asteraceae. Assim como a endívia, a escarola possui semelhanças com a variedade de vegetal chamada endívia crespa.

Valor nutricional

  • Calorias 15,86 kcal;
  • Carboidratos 1,29 g;
  • Proteínas 0,48 g;
  • Gorduras totais 1,13 g;
  • Gorduras saturadas 0,17 g;
  • Fibra alimentar 1,2 g;
  • Sódio 8,7 mg.

Quais são os benefícios da escarola?

benefícios da escarola

A seguir veja os principais benefícios da escarola para saúde são:

1. Fortalecer o sistema imunológico

A Escarola é uma fonte rica de betacaroteno e contém grandes quantidades de minerais. A Vitamina C da Escarola, ajuda na absorção de Ferro, promovendo sua eficácia. Além disso, a vitamina em si estimula as defesas imunológicas do corpo.

2. Contra doenças cardiovasculares

A Escarola é rica em carotenóides, agentes associados à proteção de células do corpo contra a ação dos radicais livres. Portanto, o consumo regular de Escarola ajuda a reduzir o risco de certas doenças cardiovasculares. Outro antioxidante presente na Escarola é o beta-caroteno, um aliado do sistema imunológico.

3. Preveni o câncer de cólon

A Escarola possui uma substância chamada inulina, que facilita o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon. A Escarola também promove uma melhor absorção de nutrientes e minerais no intestino. Além da Escarola ser uma excelente fonte de fibra.

4. Contra problemas intestinais

A Escarola é rica em fibras, a raiz da Escarola tem uma substância chamada inulina, efeito pré-biótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal.

5. Combate doenças reumáticas

A Escarola é um alimento rico em Ferro e Cálcio, esses nutrientes são essenciais para a formação óssea e manutenção da massa óssea ao longo da vida. Além disso, a Escarola ajuda prevenir doenças relacionadas a osteoporose.

6. Preveni a anemia

A Escarola é uma fonte rica de betacaroteno e contém grandes quantidades de minerais. Entre eles está o Ferro, essencial para a formação de glóbulos vermelhos e prevenção da anemia.

7. Combate os radicais livres

Os carotenoides da Escarola são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres. Assim, eles estão associados com a prevenção ou redução do risco de certas doenças.

8. Boa na prevenção da hipertensão

A Escarola é uma boa fonte de minerais como Manganês, cobre, Ferro e Potássio. O Manganês é usado como cofator para a enzima antioxidante. O Potássio da Escarola é um eletrólito intracelular importante que ajuda a combater os efeitos da hipertensão.

9. Aumenta o metabolismo

A Escarola contém boas quantidades de muitos grupos essenciais de complexos B que ajudam a aumentar o metabolismo do corpo. Essas vitaminas da Escarola são essenciais, o corpo as exige de fontes externas para reabastecer e aumentar o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

10. Contra espasmos musculares

A Escarola é rica em Potássio, que atua como regulador da pressão e contra as contrações musculares, após atividades físicas muito intensas, a reposição de Potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.

11. Boa para as gestantes

A Escarola é uma boa fonte de Vitamina B9, conhecida como folato ou Ácido fólico, é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais.

12. Ajuda a aliviar a fadiga

A Escarola é uma excelente fonte em vitaminas do complexo B que garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso.

13. Fortalece a função imunológica

A escarola é rica em vitamina C , uma importante vitamina solúvel em água que desempenha um papel central na saúde imunológica. Estudos mostram que pode até ajudar a prevenir problemas respiratórios comuns, como resfriados e gripes.

Como usar a escarola

Semelhante a outras folhas verdes, a escarola oferece usos culinários versáteis. Aqui estão algumas das maneiras mais simples de usá-lo:

Verduras salteadas: Cozinhar com escarola é relativamente fácil e refogar os vegetais é um processo rápido. Basta cortar a escarola em tiras pequenas e refogar em um pouco de óleo por aproximadamente 5 minutos. Quando amolecer, está pronto. Refogue um pouco mais se desejar maior maciez.

Em sopas e ensopados: A escarola é um ingrediente simples da sopa; adicione o vegetal picado à sopa (ou ensopado) por cerca de 10-15 minutos. Mais uma vez, ajuste o tempo se preferir um nível de maciez mais alto.

Verduras para salada: A escarola é adequada para consumo cru e funciona bem em
salada. Misture com outras folhas verdes, tomates picados e salada de legumes à sua escolha . Adicione um toque de azeite e vinagre balsâmico para uma saborosa salada.

Fritos: Assim como refogar, você pode incluir escarola picada em um refogado. Cozinhe por 5 a 10 minutos com base no nível de maciez desejado.
A escarola fresca pode ser guardada na geladeira por até cerca de 7 dias, mas seu frescor é melhor preservado quando usado mais cedo.

Esteja atento às datas de validade ou prazo de validade na embalagem da escarola. Além disso, no caso de produtos frescos, é sempre importante inspecionar os alimentos em busca de sinais de deterioração para garantir a frescura dos vegetais.

Riscos e efeitos colaterais

As reações alérgicas à escarola são incomuns, mas foram relatadas. Se sentir algum sintoma como urticária, erupção cutânea, coceira ou inchaço, interrompa o uso imediatamente e converse com seu médico. Se você toma varfarina ou outros anticoagulantes, modere a ingestão de vegetais de folhas verdes, incluindo alface escarola. Isso ocorre porque mudanças bruscas na ingestão de vitamina K podem prejudicar a eficácia desses medicamentos, o que pode ter efeitos adversos à saúde.

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16373990/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5390821/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.