Início » Nutrição » Grãos e Cereais » Sementes de gergelim: Quais os benefícios? malefícios e como usar

Sementes de gergelim: Quais os benefícios? malefícios e como usar

sementes-de-gergelim

A sementes de gergelim possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.

Além disso, o gergelim é um alimento extremamente saboroso e com muitos benefícios para o corpo, porém ainda é pouco consumido no Brasil. Os usos mais comuns deste alimento são em Pães e Bolachas salgadas, e mais discretamente em Bolos, Sushis e temperos de Saladas.

As sementes vem sendo utilizadas em remédios e alimentos a mais de 3500 anos em diversas civilizações. A pasta de Gergelim, também conhecida como Tahine vem se tornando cada vez mais conhecida, principalmente na culinária árabe.

Valor nutricional da sementes de gergelim

sementes-de-gergelim
sementes-de-gergelim

As sementes de gergelim são uma excelente fonte de manganês e cálcio , que ajudam os ossos a crescerem saudáveis ​​e fortes. O cálcio também desempenha um papel na transmissão de sinais nervosos, no movimento muscular, na função dos vasos sanguíneos e na liberação de hormônios.

Outras vitaminas e minerais encontrados nas sementes de gergelim incluem:

Nutrientes por porção

Uma porção de um quarto de xícara de sementes de gergelim secas contém:

  • Calorias: 206
  • Proteína : 6 gramas
  • Gordura : 18 gramas
  • Carboidratos : 8 gramas
  • Sódio : 4 miligramas
  • Fibra : 4 gramas
  • Açúcar: 0 gramas

Benefícios das sementes de gergelim

beneficios da semente de gergelim
beneficios da semente de gergelim

Então, confira os benefícios da sementes de gergelim para saúde.

1. Combater anemia

Sementes de Gergelim, particularmente os negros são ricos em Ferro. Assim, eles são altamente recomendado para aqueles que sofrem de anemia e fraqueza.

2. Melhora a saúde digestiva

Sementes de Gergelim apoiar um sistema digestivo saudável e cólon como eles são ricos em fibras. Este elevado teor de fibra ajuda a suavizar o funcionamento do intestino, facilitando assim a eliminação de resíduos e aliviar a obstipação.

3. Alivia a artrite

Sementes de Gergelim contêm Cobre, um mineral que é vital para os sistemas de enzimas antioxidantes, reduzindo assim a dor e inchaço associada com artrite. Além disso, este mineral proporciona maior resistência aos vasos sanguíneos, ossos e articulações.

4. Melhora a saúde respiratória

O Magnésio contido em sementes de sésamo impede a asma e outras doenças respiratórias por prevenir espasmos das vias aéreas.

5. Preveni a diabetes

Sementes de Gergelim contêm Magnésio e outros nutrientes que foram mostrados para combater a diabetes. O uso de óleo de Sementes de Gergelim o óleo comestível sola foi encontrado para ser eficaz na redução da pressão sanguínea e de glucose no plasma em hipersensíveis diabéticos.

6. Fortalece a saúde cardiovascular

Óleo de Sementes de Gergelim previne lesões ateroscleróticas e, portanto, é benéfico para a saúde do coração. Alem disso, Eles contêm um composto sesamol antioxidante e anti-inflamatória chamada que também exibe propriedades anti aterogênicas, melhorando assim a saúde cardiovascular.

7. Preveni o câncer

Sementes de Gergelim contêm Magnésio, que tem propriedades anti-câncer. Eles também conter um composto anti-cancro chamado fitato. Sementes de Gergelim para a saúde têm provado ser eficaz na redução do risco de tumores colo-rectais, evitando assim que o câncer.

8. Preveni a radiação

Sesamol encontrada em Sementes de Gergelim e óleo de gergelim foi encontrado para evitar que o ADN seja danificado por radiação. Os Benefícios da Sementes de Gergelim, também evita danos ao intestino e baço.

9. Melhora a saúde óssea

Sementes de Gergelim contêm Zinco, que aumenta a densidade mineral óssea, bem como a saúde óssea. A deficiência deste mineral pode causar osteoporose na zona da anca e coluna vertebral. Sementes de Gergelim são uma ótima fonte de Cálcio, um mineral que é essencial para a saúde óssea.

10. Rico em aminoácidos

Sementes de Gergelim são uma boa fonte de Proteína da dieta com aminoácidos de alta qualidade tornando-se 20% da semente. Assim, eles são ideais para fazer parte de uma dieta vegetariana alta Proteína. Basta borrifar-los sobre suas saladas e macarrão.

Com usar a sementes de gergelim

O gergelim, em suas diversas tonalidades – marrom, vermelho, preto, amarelo e marfim – é uma fonte versátil de sabor e nutrição. Muitos apreciadores afirmam que as sementes mais escuras oferecem um perfil de sabor mais pronunciado.

Embora na culinária europeia e norte-americana as sementes de gergelim sejam frequentemente utilizadas como uma guarnição para pratos salgados, pães e sobremesas, em outras partes do mundo, como na Ásia, América do Sul e África, elas são um ingrediente fundamental tanto em pratos doces quanto salgados.

Para realçar o sabor natural de nozes das sementes de gergelim, elas podem ser consumidas cruas, assadas ou torradas. Elas são uma escolha comum como cobertura em bagels, pães de hambúrguer, saladas e baguetes, adicionando um toque crocante e saboroso. Além disso, as sementes de gergelim são um complemento delicioso para saladas.

Um destaque na culinária do Oriente Médio é o tahine, o qual é o principal ingrediente do homus e é feito a partir de sementes de gergelim moídas, adicionando uma textura cremosa e um sabor rico aos pratos.

Malefícios da semente de gergilim

Tal como outros frutos secos e alimentos, o gergelim pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, e a investigação mostra que a prevalência de casos de alergia ao gergelim está a aumentar, possivelmente devido à contaminação cruzada com outros frutos secos ou sementes e devido aos processos de fabrico.

A prevalência aumentou tanto que a FDA adicionou o gergelim à sua lista dos principais alérgenos, o que não acontece com frequência. Como tal, o gergelim agora deve ser listado como alérgeno nos rótulos dos alimentos.

Pessoas que têm dificuldade em digerir nozes e sementes, incluindo amêndoas, sementes de linhaça e sementes de chia, devem ter cuidado ao comer sementes de gergelim.

As sementes de gergelim também contêm oxalatos, conforme mencionado anteriormente, e a maior parte do cálcio encontrado na casca da semente vem na forma de oxalato de cálcio. A maior parte do tahine encontrado em supermercados costuma ser feita com grãos de sementes que

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9573514/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.