Os Benefícios do Gengibre Para Saúde são diversos, pois, o Gengibre possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, originária da Ásia, essa raiz foi trazida à América logo após seu descobrimento, sendo que hoje conquistou espaço entre os brasileiros e é amplamente utilizada nas mais diversas receitas; inclusive como medicamento.
O Gengibre possui ação bactericida, ou seja, combate as bactérias (ou parte delas) que são nocivas ao organismo, é desintoxicante possui propriedades que ajudam a eliminar o inchaço e tem o poder de “limpar” o organismo, melhorando o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório.
O Gengibre também é tido como alimento termogênico, o que o torna capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura. O Gengibre também é benéfico à saúde por conter Vitamina B6 e diversos minerais como Magnésio, Potássio e Cobre. Mas atenção! É preciso consumi-lo diariamente.
Essas propriedades do Gengibre se tornam pouco significativas quando o consumo diário da planta é baixo, já que ele é utilizado como especiaria, em chás ou em preparações culinárias. Para poder aproveitar esses nutrientes, é necessário ingerir uma quantidade maior da raiz, que pode ser encontrada facilmente em supermercados, quitandas ou feiras. Então, confira Os 11 Benefícios do Gengibre Para Saúde:
Benefícios do Gengibre Para o Organismo: Não é à toa que o Gengibre tem fama de bom-moço. Ele contém composto como gingerol, zengibereno, chogaol, citral, óleos essenciais e outros, que – apesar dos nomes difíceis – desinflamam o organismo e neutralizam a ação dos radicais livres. Essas moléculas são resultantes de processos químicos das células que em excesso, prejudicam o funcionamento do corpo.
Benefícios do Gengibre Como Anti-inflamatório: O Gengibre atua contra artrites, dores musculares e muito mais! Na salada, em sopas ou até mesmo em chás, a raiz proporciona uma lista de vantagens ao organismo. Um aspecto em especial é o combate as inflamações.
Isso tudo graças à presença de gengirol, um agente responsável por seu sabor picante. Esta substancia é dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos.
Benefícios do Gengibre Para Perder Peso: Outra caraterística do Gengibre é o fato de ser capaz de melhorar a digestão e, quando o sistema digestivo vai bem, a comida é processada com mais eficiência. Com isso, é possível haver a aceleração da perda de peso e, consequentemente, o aumento do metabolismo.
Pesquisadores da Universidade de Maastricht na Holanda, compararam o efeito do Gengibre à cafeína pelo papel na perda de peso, pois ele pode aumentar a taxa metabolismo do corpo e é recomendado para o tratamento da obesidade.
Benefícios do Gengibre Para Gripes e Resfriados: Para combater gripes e resfriados, a inclusão de Gengibre no prato é uma excelente escolha. A raiz é muito usada no combate a esses problemas, além de agir como anti-inflamatória, em artrites, dores musculares, infecções de trato respiratório, tosse e bronquite.
Tudo isso se deve à capa a capacidade do Gengibre de bloquear a agentes prejudiciais ao organismo. O Gengibre consegue esse efeito bloqueando a formação de substancias que causam inflamação, dor e febre, por isso, ele também proporciona um efetivo analgésico e antitérmico.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do Gengibre Contra a Dor de Garganta: Por ser poderoso anti-inflamatório, o Gengibre ajuda a combater a dor de garganta. Isso acontece porque ele ajuda eliminar fungos e bactérias, responsáveis pelo problema. Tanto o chá quanto a bala (feita da sua raiz) ajudam no alívio do sintoma. A bala, inclusive, estimula a salivação, o que colabora para a melhora do funcionamento das cordas vocais.
Benefícios do Gengibre Para Intestino: O Gengibre facilita a digestão e combate diversos problemas gastrointestinais. Quando o estomago pesar, o Gengibre é uma ótima pedida. A raiz que é referência quando se fala em problemas gastrointestinais, é capaz de combater indigestão, gases, náuseas e enjoos. Suas funções terapêuticas se devem a ação conjunta de várias substancias, principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais zingibereno, cafeno e felandreno.
Benefícios do Gengibre Para Inchaço: Uma das principais causas para se investir no consumo do Gengibre é diminuir o inchaço abdominal causado pela constipação intestinal, por atuar no bom funcionamento do sistema digestivo, o gengirol do Gengibre também ajuda no funcionamento do intestino e na eliminação de gases. Com isso, é possível reduzir os incômodos inchaços.
Benefícios do Gengibre Para Digestão: Graças aos óleos essenciais que possui, o Gengibre facilita o processo de digestão. Ele auxilia na ação de várias enzimas como a pepsina e as enzimas secretadas pelo pâncreas, além de aumentar a quantidade de bile. Tudo isso torna a digestão mais rápida e eficiente.
Benefícios do Gengibre Para Prevenir Intoxicação: A raiz e eficiente em bloquear diferentes tipos de toxinas e de prevenir os sintomas de intoxicação alimentar por crustáceos estragados, o que explica seu uso acompanhando peixe cru na cozinha japonesa.
Benefícios do Gengibre Para o Estômago: O extrato do Gengibre age diretamente nos problemas que envolvem o estômago. Ele desempenha uma excelente ação no órgão, já que protege a mucosa contra úlceras, tanto por diminuir a acidez, como por aumentar a capa protetora das células gástricas. O extrato também se mostra um excelente medicamento para náuseas e vômitos e impede os efeitos excessivos da serotonina no intestino, o que explica sua ação contra a diarreia crônica.
Benefícios do Gengibre Como Termogênico: Os alimentos termogênicos tem o poder de aumentar a velocidade com que o metabolismo funciona. Mas você sabe o que esse tal de metabolismo? Resumidamente, ele pode ser definido como um conjunto de reações químicas que ocorre no organismo com o intuito de produzir energia para a realização de atividades básicas como respiração, funcionamento cardiovascular e digestão.
Contraindicações: Em excesso, o Gengibre pode desencadear reações alérgicas, como a formação anormal de gases, além de irritar a mucosa que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evita-lo.
Atenção ao Consumo: Essa raiz pode ser usada em vários pratos, sendo que o efeito emagrecedor é maior se for utilizada fresca. Por ter sabor forte e acentuado, uma pequena quantidade já é suficiente. Uma colher (chá) ou o tolerável pelo paladar, por dia é o indicado.
Contudo, quem tem gastrite ou sudorese excessiva deve evitar o consumo de Gengibre, pois ele pode piorar os sintomas. E lembre-se sozinho ele não faz milagre! Por isso, e necessário aliá-lo a uma dieta balanceada e à prática regular de exercícios físicos.