Óleo de camélia possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Óleo de Camélia é rico em muitos compostos antioxidantes, e também possui um nível extremamente elevado de gorduras não saturadas, bem como outros minerais e nutrientes. Também é popularmente conhecido como óleo de semente de chá, pois é o óleo essencial das sementes da planta de chá. Enquanto as folhas da planta de camélia são geralmente secas para produzir o óleo, as sementes também podem sofrer um processo de extração a frio ou solvente para extrair o óleo concentrado.
O Óleo de Camélia possui uma enorme lista de benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de equilibrar o colesterol, diminuir a pressão arterial, melhorar a saúde do cabelo, acelerar a cicatrização de feridas, reduzir a inflamação, curar condições de pele, ajudar a saúde óssea, reduzir o risco de câncer e aumentar o sistema imunológico.
Principais benefícios do óleo de camélia:
- Auxilia na cicatrização das feridas;
- Reduz as inflamações;
- Alivia os sintomas da menopausa;
- Promove a saúde da pele;
- Regula a pressão arterial.
Benefícios:
1. Cicatriza feridas:
Esta propriedade do Óleo de Camélia funciona melhor do que qualquer creme ou loção anti-mancha que auxiliam na cicatrização das feridas.
2. Combate as inflamações:
O Óleo de Camélia demonstrou ser uma escolha eficaz e terapêutica no tratamento de dores e inflamações. Os resultados de um estudo, comprovaram as propriedades do Óleo de Camélia que combate as inflamações tanto esternas quanto internas.
3. Alívio dos sintomas da menopausa:
Os efeitos antioxidantes do Óleo de Camélia fazem da sua inalação um alívio dos sintomas da menopausa como, estresse e calor excessivo.
4. Saúde da pele:
Uma pesquisa mostrou que o Óleo de Camélia pode ajudar a eliminar as manchas ásperas da pele, tornando-se um remédio ideal para pessoas que sofrem com esses problemas. Além disso, o Óleo de Camélia também pode minimizar a aparência de rugas e mantém a pele com aparência jovem e saudável.
5. Fortalece os cabelos:
Outro uso tradicional do Óleo de Camélia é para o fortalecimento e condicionamento do cabelo. O Óleo de Camélia pode cobrir os cabelos e hidratar o couro cabeludo, auxiliando na eliminação da caspa e evitando a perda de cabelo e as pontas duplas.
6. Regula a pressão arterial:
Existe uma quantidade significativa de Potássio presente no Óleo de Camélia. Portanto, quando usado internamente, o Óleo de Camélia pode ter um impacto nos níveis de pressão arterial, devido ao seu papel de vasodilatador.
7. Saúde dos ossos:
Com vários minerais, como o cálcio, o Fósforo e o Potássio presente no Óleo de Camélia, ele pode manter a densidade mineral óssea e reduzir o tempo de aparição da osteoporose à medida que envelhecemos.
8. Controle do colesterol:
O Óleo de Camélia contém mais de 90% de gorduras não saturadas, tornando-o um óleo único. Devido sua capacidade anti-inflamatória e cardio-protetora, muitas pessoas com o colesterol elevado escolhem esse remédio natural.
9. Doenças no coração:
O Óleo de Camélia é rico em ácidos graxos ômega 3, que além de melhorar a passagem do sangue pelos vasos, também reduz a formação das placas de ateroma nas artérias, prevenindo assim, doenças cardiovasculares.
10. Combate acne:
A ação antioxidante do Óleo de Camélia é a grande responsável por esse efeito. Além de rejuvenescer a pele, as propriedades da vitamina E presente no Óleo de Camélia são utilizadas em diversos produtos cosméticos por conta de seus benefícios na prevenção e no tratamento da acne.
11. Alívio dos sintomas da artrite:
Há uma série de componentes ativos presente no Óleo de Camélia que podem reduzir a inflamação nos tecidos e articulações, incluindo ácido gamalinolênico, ácido oleico e kaempferol, entre outros. Estes compostos do Óleo de Camélia podem aliviar os sintomas da artrite.
12. Fortalece o sistema imunológico:
Várias substâncias contidas no Óleo de Camélia ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que lhe proteja contra as infecções bacterianas e virais.