Os benefícios do óleo de lavanda são variados, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Óleo de Lavanda é extraído principalmente das flores da lavanda, principalmente através da destilação a vapor. As flores de lavanda são de natureza perfumada e foram usadas para produzir potpourri durante séculos.
O Óleo de Lavanda combina bem com muitos outros óleos essenciais, incluindo cedro, pinheiro, sálvia, gerânio e noz – moscada. Hoje, o Óleo de Lavanda é freqüentemente usado em várias formas, incluindo na aromaterapia, géis, infusão, loção e sabonetes. Os egípcios usaram lavanda para mumificação e também como perfume. De fato, quando o túmulo do rei Tut foi aberto em 1923, havia um fraco aroma de lavanda que ainda poderia ser detectado após 3.000 anos.
O Óleo de Lavanda é o óleo essencial mais utilizado no mundo, mas os benefícios do Óleo de Lavanda foram realmente descobertos mais de 2.500 anos atrás. Devido às suas poderosas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, sedativas, calmantes e antidepressivas, os benefícios do Óleo de Lavanda tem sido utilizado abundantemente tanto de forma cosmética quanto terapêutica durante séculos.
Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde:
Prevenção da anemia:
É rico em Ferro, mineral que é necessário para a formação da hemoglobina no sangue. O Ferro é necessário para o transporte de oxigênio no corpo, e previne doenças como a anemia.
Acelerar o metabolismo:
O Óleo de Lavanda acelera o processo de metabolismo do corpo. Essas funções do Óleo de Lavanda se devem a presença de Ferro, que ajuda a manter adequadamente a nossa atividade metabólica.
Como repelente:
O Óleo de Lavanda ajuda a repelir os insetos, como muriçocas, traças e mosquitos. Na pele exposta deve ser aplicado um pouco a fim de impedir as mordidas desses insetos.
Contra a Enxaqueca:
Muitas pessoas no mundo estão sofrendo de enxaqueca e dores de cabeça. De acordo com uma pesquisa médica, é uma cura natural para estes problemas.
Tratar doenças no sistema nervoso:
Devido à fragrância calmante do Óleo de Lavanda, ele trata efetivamente a ansiedade. É capaz de curar a tensão nervosa, depressão, estresse emocional, enxaqueca e dores de cabeça.
Possuir propriedades sedativas:
A fama do Óleo de Lavanda como sedativo se estende desde as civilizações mais antigas, onde já era usado em banhos e inalações para aliviar os sintomas de ansiedade, depressão ou insônia.
Como antisséptico:
É amplamente reconhecida a capacidade do Óleo de Lavanda para combater vírus e bactérias, e também, infecções de todos os tipos. Pode servir perfeitamente não só para o tratamento de infecções da pele, mas também para outros problemas relacionados com vírus e bactérias.
Reduzir inflamações:
Os efeitos anti-inflamatórios do Óleo de Lavanda reduz e alivia os sintomas causados pela infecção, hematomas ou congestionamento de sangue.
Combate a acne:
Acne é uma condição desconfortável e embaraçosa da pele que os jovens enfrentam quando eles estão na puberdade. Essas feridas vermelhas e elevadas podem ser suavizadas com as propriedades do Óleo de Lavanda.
Alívio das dores:
Ajuda a aliviar dores musculares, dores nas costas e reumatismo. As dores nas articulações também podem ser curadas através do Óleo de Lavanda quando massageado regularmente.
Para os cabelos:
Remove efetivamente os piolhos, lêndeas e ovos de piolhos da cabeça. Ele também evita a perda de cabelo.
Contra a insônia:
Além de ajudar a combater a ansiedade, o Óleo de Lavanda também pode ser útil para melhorar a qualidade do sono e a sua duração. Tente adicionar uma gota de Óleo de Lavanda em seu travesseiro na hora de dormir para ter um melhor descanso.