Pequi é uma fruta? o que é? faz mal? engorda? é remoso? benefícios e receitas. O Pequi é uma fruta brasileira cheio de benefícios, de cor amarela, e tem um cheiro e sabor forte.
O Pequi tem sido usado por brasileiros como um adicional nutritivo durante anos na preparação de alimentos e às bebidas de sabor, ou simplesmente comido cru como um lanche.
O óleo de Pequi, o qual é extraído do fruto, também é utilizada como um óleo de cozinha. Um óleo extraído das sementes de Pequi também é utilizado como um óleo comestível.
O que é pequi?
O Pequi, também conhecido como pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma espécie de árvore da família das cariocaráceas do cerrado brasileiro.
O Fruto de Pequi é uma refeição muito popular em Goiás e Minas Gerais, e pode ser comido sozinho ou com outros alimentos.
Pé de pequi
A Árvore do pequi ou pequizeiro é uma árvore de copa frondosa que pode chegar a 12 metros de altura.
Suas folhas são grandes, cada uma composta por três grandes folíolos, cobertos por uma penugem e com as pontas entrecortadas.
Sua polpa tem o dobro de vitamina C de uma laranja e é rico também em vitaminas A, E e carotenóides.
Seu fruto tem o tamanho de uma maçã e uma casca verde. Há um caroço dentro, coberta com polpa comestível amarela macia.
Sob a polpa tem uma camada de espinhos finíssimos, por isso é preciso ter cuidado ao cozinhar o pequi. Debaixo dos espinhos está uma amêndoa macia e deliciosa.
A temporada de produção de frutas vai de setembro a janeiro. Pode demorar até um ano para o pequi germinar, porém menos da metade das sementes germinam.
Pequi fruta ou não?
O pequi é uma fruta tradicional do Cerrado, colhido de setembro a janeiro, mas devido ao clima ameno, costuma ocorrer safras desatualizadas.
O pequiseiro começa a produzir aos quatro anos e continua a florir por mais tempo.
O Pequi ou a fruta Pequi é rico nas vitaminas: vitamina A, vitamina C e vitamina E, fibra e gordura saudáveis, é bom para a imunidade, a visão e a pele, e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e outros benefícios
Estudos recentes mostraram que a importância do “pequi fruta” na redução dos radicais livres que contribuem para a formação de doenças crônicas e inflamatórias.
No Mato Grosso do Sul, a receita mais comum do pequi é o arroz.
O truque para provar esse prato típico é fritar pequi, alho, cebola e sal no azeite. Em seguida, cozinhe o arroz normalmente. Então, sim o Pequi é uma fruta.
Tais fatores tornam o fruto um aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção às doenças associadas à visão.
Mas os benefícios vão além: sua amêndoa é utilizada na fabricação de um rico óleo que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e gastro protetora.
Valor Nutricional do Pequi
O valor Nutricional de pequi é diversificado. O pequi é uma fruta rica em muitos Nutrientes, tais como Proteínas, Fibras, Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina C, Cobre, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio e Sódio. além destes nutrientes, ainda é rico em betacaroteno.
Tabela Nutricional do Pequi
A seguir, veja a tabela nutricional do pequi, a cada 100g da poupa de pequi contém estes nutrientes.
Nutrientes do pequi (100 g) | |
Calorias | 203 kcal |
Carboidratos | 4,6 g |
Proteínas | 1,2 g |
Gorduras totais | 20 g |
Gorduras saturadas | 9,8 g |
Fibras | 14 g |
Vitamina A | 20 mg |
Vitamina B1 | 0,03 mg |
Vitamina B2 | 0,46 mg |
Vitamina B3 | 0,38 mg |
Vitamina C | 12 mg |
Cobre | 0,4 mg |
Ferro | 1,5 mg |
Fósforo | 0,006 mg |
Magnésio | 0,005 mg |
Potássio | 0,018 mg |
Sódio | 2,1 mg |
Benefícios do Pequi para saúde
Saúde do Coração
O Pequi tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.
Oleico, linoleico e ácido esteárico são encontrados na fruta do pequi, que tudo melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, proteger os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.
Rico em Potássio:
A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração.
A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.
Ações Anti-Flamatórios
Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de Pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos.
O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no Pequi.
Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.
Rico em Vitamina A
O Pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A.
O teor de carotenóides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.
Isso significa que, ao comer o fruto do Pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.
Benefícios do Pequi Para Pele
O óleo de Pequi pode ser extraído das nozes sementes dentro do mesocarpo da fruta Pequi.
Este óleo essencial é frequentemente incluído em Shampoo e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também.
Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em Pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.
Consumir pequi pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento prematuro.
Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.
Pequi é Rico em Fibras
A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e Pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em Pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.
Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.
Remédio Natural Para Asma
Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.
Saúde dos Olhos
O Pequi é uma boa fonte de vitamina A por ser rico em carotenoides, substâncias que são precursoras desse nutriente.
Eles atuam como antioxidante principalmente nos olhos, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.
Os carotenoides presentes nesse alimento são caroteno, licopeno criptoxantina, zeaxantina, luteína e neoxantina.
Entre eles, a luteína é o composto que mais atua nas estruturas dos olhos.
Prevenir o Câncer
Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o Pequi , pode prevenir diversos tipos de câncer.
Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Prevenir Envelhecimento Precoce
Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o pequi, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.
Prevenir Dores Nas Articulações
Redução de danos articulares em atletas As propriedades anti-inflamatórias do Pequi são aliadas dos atletas.
Em um estudo em que atletas foram submetidos a uma dieta com altas quantidades de Pequi houve redução da inflamação nas articulações e na musculatura, algo que ocorre comumente após treinos prolongados ou intensos.
Combater Estresse
Geralmente os atletas costumam sofrer com estresse físico e isso faz com que a produção de radicais livres seja maior.
O óleo do Pequi ajuda a melhorar o estresse oxidativo, a inflamação muscular e evita os danos no DNA.
Pequi engorda?
Pequi engorda? ou Pequi emagrece? vamos esclarecer todas as duvidas sobre, se o Pequi engorda mesmo ou não.
De acordo com o valor nutricional do pequi mencionado acima, podemos verificar que as calorias da polpa do pequi são muito altas, chegando a 203 calorias apenas em 100 gramas de fruta.
Deve ser consumido com moderação, pois a partir desses dados, fica claro que o pequi vai engordar.
Algumas pessoas que vivem em regiões do Brasil onde é comum, encontrado com facilidade, costumam utilizar seu óleo no preparo das receitas.
Embora seja uma “gordura boa”, de origem vegetal, com propriedades semelhantes ao azeite extra virgem, seu consumo exagerado vai alterar consideravelmente os ponteiros da balança para cima.
Para os consumidores da fruta e seus derivados, que ainda tinham dúvidas se pequi engorda ou Peque emagrece, está esclarecido que, por ser uma fruta calórica, o consumo exagera de pequi engorda sim.
Os consumidores do pequi e seus derivados ainda têm dúvidas se o pequi engorda ou emagrece, pois, obviamente, por ser uma fruta de alto valor calórico, comê-la vai aumentar a quantidade de calorias, ou seja, pequi engordar sim.
Espinho de pequi
Espinho de pequi é perigoso? como evitar problemas? essas são algumas duvidas sobre o consumo do pequi e principalmente sobre o Espinho de pequi.
é a primeira vez que vai consumir o pequi? então, relaxe na primeira vez que tentar. Não deve ser mordido porque é um verdadeiro campo minado. Não é à toa que em tupi-guarani (Tupi-guarani) pequi significa “fruta com espinhos na semente”.
O pequi é o fruto do pequizeiro uma árvore nativa do Cerrado brasileiro.
É também conhecido como piqui, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, pequi-do-cerrado e pequiá, entre outros nomes.
Os maiores estados produtores são a Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
No seu interior há um caroço revestido por uma polpa amarelada, comestível e macia.
Esta polpa envolve uma camada de espinhos, denominado endocarpo lenhoso e a semente.
Na natureza, o pequi representa diversos consumidores naturais, são dispersantes de sementes, como ratazanas, preá, paca, capivara, lobo-guará e antas.
Portanto, com a demanda tão grande por essa fruta, proteger seus embriões é de extrema importância para a manutenção da espécie.
então, muito cuidado com os espinho de pequi ao consumir a fruta.
Receitas de pequi com arroz
Pequi com Arroz tradicional
INGREDIENTES:
- 2 xícaras de chá de Arroz
- 1 Cebola grande picada
- 1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco
- 1/2 litro de pequi lavado
- 2 dentes de alho espremidos
- 4 xícaras de chá de água quente
- Sal a gosto
- Pimenta de cheiro ou Pimenta malagueta a gosto
- Salsinha, cebolinha picada a gosto
Como fazer:
- Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço).
- Acrescente o alho e a Cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário.
- Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco.
- Junte a água e o sal.
- Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta de cheiro ou malagueta a gosto.
- Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.
Pequi com Arroz simples
INGREDIENTES:
- 2 xícaras de Água fervente
- 1 xícara de arroz
- 2 colheres de sopa de Óleo de canola
- 3 dentes de alho
- 1 xícara de Pequi
- 1 unidade de Cebola pequena
- Malagueta a gosto
- pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
Como fazer:
- Para fazer esta receita de arroz com pequi simples, comece por fritar a Cebola, o alho finamente picados e o pequi.
- Depois da Cebola dourada, adicione o arroz, os restantes temperos e deixe fritar o arroz.
- Adicione a água fervente e deixe cozer por 10 a 12 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar.
- O seu arroz de pequi está pronto a servir. Espero que tenha gostado desta receita de arroz de pequi.
Pequi com Arroz e Frango
INGREDIENTES:
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1kg de coxas e sobrecoxas de frango
- 4 dentes de alho picados
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 cubo de caldo de galinha
- 9 xícaras (chá) de água quente
- 1 Cebola picada
- 3 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
- 1 colher (chá) de cúrcuma
- 1/2 pimenta dedo-de-moça picada
- 300g de pequi inteiro em conserva
- 2 tomates picados
- Cheiro-verde picado para polvilhar
Como fazer:
- Aqueça uma panela grande em fogo alto com o óleo e doure os pedaços de frango temperados com o alho, sal e pimenta.
- Adicione o caldo de galinha e cubra com 2 xícaras (chá) da água quente.
- Cozinhe com a panela tampada por 10 minutos ou até o frango amaciar e a água secar.
- Adicione a Cebola, o arroz, a cúrcuma, a pimenta e refogue por 2 minutos.
- Despeje a água quente restante, o pequi, o tomate, acerte o sal e cozinhe em fogo baixo com a panela semi tampada até a água quase secar e o arroz cozinhar.
- Desligue e deixe descansar com a panela tampada por 10 minutos.
- Transfira para uma travessa, polvilhe com cheiro-verde e sirva.
Pequi em Conserva é bom?
Pequi em Conserva é uma boa forma de consumir ele o ano inteiro. lembrando que a temporada do pequi vai de setembro a janeiro, então uma forma de tê-lo disponível o ano inteiro e Pequi em Conserva.
A conserva é um método de conservação de alimentos que evita a sua rápida deterioração e o mantém propício ao uso por um tempo maior.
Como conservar o pequi? Vejamos abaixo uma Receita de Pequi em Conserva.
Receita de Pequi em Conserva
INGREDIENTES:
- 24 pequis
- Óleo de cozinha
- Sal
- Água
Como fazer:
- Fervente os pequis na água e sal.
- Deixar escorrer bem até secar.
- Coloque o óleo para esquentar.
- Colocar os pequis dentro do óleo quente para que pegue o sabor.
- Depois é só colocar em um recipiente com tampa.
Óleo de pequi em cápsulas
O óleo de Pequi em cápsula é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante, e seus benefícios foram comprovados em vários anos de pesquisas.
É extraído das sementes do pequi e cultivado em grandes quantidades no Brasil para fins culinários, medicinais e cosméticos.
O pequi é um excelente ingrediente na culinária, mas nem todo mundo gosta do seu sabor ou aroma marcante.
O uso do óleo de pequi na cápsula ajuda quem não gosta do sabor da fruta.
Qualquer pessoa pode tomar todos os dias. O recomendado é tomar duas cápsulas de 400 mg por dia, mas é importante saber que todas as ervas devem ser usadas com moderação.
Pequi é Remoso? tem Contraindicações?
Calma, vamos responde se o Pequi é remoso ou se tem Contraindicações com o seu consumo.
O pequi não é remoso e não tem contraindicações. No entanto, por seu alto valor calórico, principalmente do óleo de pequi, não e recomendado para pessoas que querem emagrecer.