O pimentão vermelho possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. O pimentão refere-se a um grupo de cultivares da espécie Capsicum annuum, muito utilizado na culinária de todo o mundo.
Os vários cultivares produzem frutos com diferentes cores sendo as mais conhecidas o verde, o amarelo e o vermelho. Porém, existem outras variedades bastante exóticas, como o pimentão branco, pimentão roxo, pimentão azulado, pimentão preto e pimentão vermelho ou amarelo.
São plantas nativas do México, América Central e do norte da América do Sul. São por vezes agrupados juntamente com outras pimentas pouco pungentes sob a designação de pimentas doces.
Valor nutricional do pimentão vermelho
O pimentão vermelho é uma fonte rica em diversas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes. Curiosamente, o pimentão vermelho também é a única variedade de Capsicum que contém pouca ou nenhuma capsaicina – o composto responsável pelo sabor picante.
O pimentão vermelho também contém:
- Cálcio
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina E
- Ferro
- Potássio
- Magnésio
- Betacaroteno
- Vitamina B6
- Folato
- Niacina
- Riboflavina
- Vitamina K
Benefícios do Pimentão Vermelho
A seguir veja os principais benefícios do pimentão vermelho:
1. É rico em vitamina C e vitamina A
Essas vitaminas são melhor obtidas a partir do fruto fresca. Quando colhidos vermelho em vez de laranja e amarelo têm concentrações mais elevadas destes nutrientes benéficos. Outros componentes bioativos benéficos do pimentão são os flavonóides. Além dos alcaloides e taninos.
Embora em concentrações menores do que a Vitamina C e a Vitamina A, este alimento tem mostrando potencial em proporcionar benefícios para a saúde quando consumida. Os alcaloides funcionam como um anti-inflamatório, analgésico e pode também ser antioxidante.
2. Possuir propriedades antioxidantes
Muitos dos compostos bioativos de pimentão vermelho fornecem efeitos antioxidantes. A melhoria da vasodilatação permite a estes produtos fito químicos antioxidantes circular através das regiões do corpo. Isto permite o pimentão ter um efeito benéfico na reparação de proteína de tecido e possivelmente até mesmo DNA. Assim, o tecido saudável recebe proteção contra o efeito antioxidante deste vegetal.
3. Possuir propriedades hipoglicêmico
Com a prevalência a nível mundial da Diabetes, a consideração de pimentão como medicamento hipoglicemiante provocou a investigação sobre esta matéria. Alguns estudos têm indicado, embora ainda não conclusivo, que o pimentão vermelho pode estimular a produção de insulina, o que resulta em menor glicose no sangue. Esta capacidade do pimentão é benéfica na prevenção e aparecimento da Diabetes tipo II e as suas potenciais complicações. Os benefícios hipoglicêmicos são mais concentrados quando o pimentão vermelho é verde.
4. Auxilia o sistema imunológico
O pimentão vermelho contém Vitamina C e é valorizado pelo seu suporte fito químico beneficiando o Sistema Imunológico. Ele ajuda na reparação de tecidos cerebrais danificados, reduz o risco de estresse oxidativo, asma pediátrica, câncer e melhora a saúde óssea.
5. Ajuda com os sintomas da psoríase
Muitos ensaios clínicos mostraram a eficácia do pimentão vermelho para o tratamento de sintomas de fibromialgia quando aplicado topicamente. Aqueles que usaram pimentão topicamente indicaram efeitos benéficos na redução da sensibilidade e a melhoria do sono.
6. Ajuda no combate a neuropatia Diabética
Uma doença que muitas vezes produz este tipo de dor neurogênica é a Diabetes. Portanto, o pimentão tem mostrado um efeito benéfico sobre a dor neuropática diabética quando aplicado topicamente. O pimentão vermelho funciona para amortecer as terminações nervosas cutâneas e redução da dor.
7. Auxilia nos sintomas da fibromialgia
Muitos ensaios clínicos mostraram a eficácia do pimentão vermelho para o tratamento de sintomas de fibromialgia quando aplicado topicamente.
8. Rejuvenesci a pele.
Vitaminas no pimentão vermelho tem mostrados um efeito antioxidante no tecido celular que pode melhorar a pele e envelhecimento.
9. Diminui os sintomas da menopausa
Os sintomas da menopausa também podem ser aliviada pelo consumo de flavonoides contida nesta fruta.
10. Possuir propriedades anti-inflamatórias
Os componentes fito químicos do pimentão vermelho são mostradas por produzir uma resposta anti-inflamatória que prova aliviar a dor neurogênica periférico, tal como relacionado com a doença de Crohn, uma doença inflamatória do intestino.
Um outro exemplo de inflamação neurogênica periférica é dor cutânea da pele. Cremes de pimentão vermelho e bálsamos muitas vezes são massageados topicamente na pele com cuidado para evitar áreas abertas e membranas mucosas.
O efeito de queimação do pimentão vermelho é sentido quando aplicado à pele. Isto é causado por uma resposta inflamatória das terminações dos nervos periféricos, mas a aplicação regular amortece as terminações nervosas sensoriais que aliviam a dor neurogênica diabéticas crônicas. Alguns sugerem que os efeitos anti-inflamatórios do pimentão vermelho podem também ajudar a aliviar a dor associada à artrite.
11. Propriedades quimioprevenção
Um efeito bioativo do tanino contido na molécula de pimentão vermelho é a prevenção e tratamento do câncer. Estudos sobre este alimento têm mostrado que tem um efeito inibitório sobre muitos tipos de câncer maligno.
Estas propriedades antitumorais são os mais benéficos para o tratamento pulmonar, hepática e câncer gástricos. Os efeitos anti-oxidativos do pimentão vermelho tem mostrando uma possibilidade de tratamento para outros tipos de câncer, como de próstata relacionados com hormonas.
O efeito anticâncer do pimentão vermelho é determinada pela capacidade bioativa deste produto fito químico para inibir o crescimento de células cancerosas e também provoca a destruição da estrutura celular já danificado no corpo humano.
12. Melhora o sistema cardiovascular
Estudos de flavonoides têm sugerido que eles são benéficos para prevenção de doença cardíaca coronária. O pimentão vermelho possui a capacidade vasodilatadora, melhorando a hipotensão e diminuição da frequência cardíaca o fluxo sanguíneo, resultando em melhor oxigenação dos tecidos dos órgãos. Isso é mais provável devido aos tachynikins, um ingrediente bioativo conhecido no pimentão vermelho.
Uso do pimentão vermelho
Assim como o tomate, o pimentão vermelho é uma fruta botânica, mas um vegetal culinário, pedaços de pimentão são comumente usados em saladas e como cobertura de pizza .
Existem muitas variedades de pimentões recheados preparados com pimentão vermelho ocos ou cortados ao meio, os pimentões (e outras cultivares de Capsicum annuum ) podem ser usados na produção da especiaria páprica
Como planta o pimentão vermelho
Veja como plantar pimentão vermelho orgânicos não é uma tarefa complicada e pode ser realizada tanto em pequenas hortas quanto em vasos, desde que esses tenham profundidade suficiente para permitir o crescimento saudável das raízes.
O pimentão orgânico é uma planta que também contribui para a decoração do ambiente, podendo ser cultivado em várias cores, como verde, amarelo, roxo e o tradicional vermelho.
Além disso, ele pode ser plantado até mesmo em pequenas sacadas de apartamentos, desde que receba a iluminação adequada.