Os Benefícios do Ucuúba são diversos, pois o ucuúba possui diversos nutrientes para saúde geral do corpo. Alem disso, a ucuuba conhecida de nome cientifico: Virola surinamensis, é uma árvore de grande porte, com cerca de 60m de altura, comumente encontrada em lugares alagados.
Alem disso, atualmente, ela se encontra em perigo de extinção, mas ainda pode ser vista nos estados brasileiros do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Pernambuco e Roraima, bem como na Costa Rica, Equador, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Peru, Suriname e Venezuela.
A ucuuba é muito usada para extração de madeira. Além disso, a semente e a resina da casca são conhecidas por suas propriedades medicinais. É comum a confusão entre a sua semente e a noz moscada (Myristica fragans), não só pela semelhança física, mas também por causa do aroma. O sebo ou manteiga extraída dessas sementes é comestível, sendo também usada na fabricação de vela e sabão.
Propriedades da Manteiga do Ucuuba: Tradicionalmente, a manteiga de ucuuba é utilizada na composição de cremes corporais e sabonetes em função de propriedades como.
- Cicatrizante;
- Hidratante com uma alta capacidade de penetração na pele;
- Revitalizante, ajudando a recuperar o viço das peles cansadas com o seu forte poder de renovação celular;
Popularmente, a ucuuba é muito usada para tratar diversos tipos de problema de saúde. Alguns estudos começam a investigar quais são, de fato, as propriedades medicinais da planta, mas muitos desses efeitos benéficos ainda não foram confirmados. Então, confira Os 12 Benefícios do Ucuúba Para Saúde.
- Benefícios do Ucuúba Para tratar o reumatismo;
- Benefícios do Ucuuba Para aliviar os sintomas da artrite;
- Benefícios do Ucuúba porque ele tem agentes que aliviam as dores de cólicas;
- Benefícios do Ucuuba Para tratar as aftas;
- Benefícios do Ucuuba Para hemorroidas;
- Benefícios do Ucuuba Para malária;
- Benefícios do Ucuuba Para doença de chagas;
- Benefícios do Ucuuba Para erisipela;
- Benefícios do Ucuuba Para dispepsia;
- Benefícios do Ucuuba Para processos inflamatórios;
Cuidados: O uso da ucuuba com medicamentos alopáticos pode trazer problemas para o paciente. Além disso, é importante ressaltar que não existem comprovações em relação ao uso medicinal da planta, principalmente no tratamento de câncer e outras doenças graves.