Os Métodos Para Prevenir a Gravidez são muitos e variados, que podem ser utilizado por ambos os sexos. Além disso, esses Metodos Para Prevenir a Gravidez também são essenciais para o combate a DSTs. Contracepção, Anticoncepcionais ou controle de natalidade são métodos ou dispositivos usados para prevenir a gravidez. Existe uma ampla gama de Anticoncepcionais disponíveis graças à pesquisas e estudos abrangentes. O mais efetivo é a esterilização (vasectomia em homens, ligadura de trompas em mulheres) e dispositivos Intra-uterinos (DIU) com taxa de sucesso de 99,8%. Os Anticoncepcionais hormonais, como pílulas, injeções, mecanismos de barreira, como preservativos e diafragmas, são amplamente utilizados em todo o mundo.
No entanto, estudos mostraram que o método de contracepção mais comumente usado é o preservativo masculino e a “pílula do manhã” ou “pílula do dia seguinte”. Cada uma representa 25% dos métodos Anticoncepcionais mais utilizados.
A contracepção de emergência é, em questão de falar, um método curativo. É usado para prevenir uma gravidez não planejada depois de ter tido relações sexuais sem o uso de contraceptivos. A “pílula do amanhã” ou “pílula do dia seguinte” são exemplos de contracepção de emergência. Confira Os 12 Métodos Para Prevenir a Gravidez:
Preservativo Masculino: Como foi citado acima, este é método mais utilizado para Prevenir a Gravidez , este meio de contracepção usada pelos homens forma uma barreira impedindo que o esperma seja expelido dentro da vagina. Feito de uma fina bainha de borracha ou látex, uma camisinha precisa ser enrolada sobre o pênis ereto antes da relação sexual para evitar gravidez indesejada ou transmissão de DST.
Preservativo Feminino: O preservativo feminino é um fino saco com uma estrutura que se encaixa perfeitamente na vagina, muito mais fina do que os preservativos de látex que são feitas de um material chamado nitrílica. É um grande aliado para Prevenir a Gravidez.
Pílulas Anticoncepcionais de Emergência: Estas também são chamadas de “pílulas do manhã” ou “pílula do dia seguinte” e devem ser consumidas dentro de 72 horas de sexo desprotegido (em alguns casos, dentro de 48 horas) para Prevenir a Gravidez. Elas impedem principalmente que um óvulo fertilizado se implante nas paredes do útero.
Controle de Natalidade: Muitas vezes, as pessoas se confundem entre uma “pílula do manhã” e uma “pílula anticoncepcional”. Enquanto a “pílula do a manhã” pode chegar ao seu resgate logo após um episódio de sexo desprotegido, as pílulas Anticoncepcionais são medicamentos prescritos, que, quando tomados regularmente, podem prevenir a liberação de um óvulo dos ovários.
Ligação de Trompas: Este é um método de contracepção para Prevenir a Gravidez permanente, oferecido às mulheres em que as trompas de Falópio são amarradas ou bloqueadas através de um procedimento cirúrgico para evitar que um ovo fertilizado entre no útero para implantação.
Tubectomia: Um método para Prevenir a Gravidez em que as trompas de Falópios são retiradas total ou parcialmente.
Espermicida: O espermicida é uma substância que pode ser em gel, creme ou comprimido, que deve ser introduzido na vagina antes do contato intimo para causar a morte dos espermatozoides quando contatam com a vagina da mulher para Prevenir a Gravidez.
Porém, o espermicida deve ser usado em conjunto com outro método, como preservativo ou diafragma, porque é um dos métodos Anticoncepcionais menos eficazes. O espermicida deve ser colocado mesmo antes de iniciar o contato intimo e, em alguns casos pode causar desconforto e irritação da vagina. comprimidos Anticoncepcionais ou têm muitas infecções vaginais e não podem usar anel ou diu.
Vasectomia: A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino para Prevenir a Gravidez. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, só que ocorrerá sem a presença de espermatozoides.
Diafragma Vaginal: O diafragma é um método contraceptivo de borracha em forma de anel que impede a entrada dos espermatozoides no útero, evitando a fecundação do óvulo para Prevenir a Gravidez. Para ser eficaz o dispositivo deve ser colocado cerca de 30 minutos antes do contato intimo e retirado 12 horas após a relação, devendo ser repetida todas as vezes que tiver contato intimo, caso contrário não é eficaz.
O diafragma pode ser usado várias vezes durante cerca de 2 anos e, por isso, depois de usar deve-se lavar e guardar num local limpo.
Injetáveis: A injeção anticoncepcional, como Depo-Provera, deve ser aplicada no músculo do braço ou perna 1 vez por mês ou de 3 em 3 meses por um enfermeiro no posto de saúde para Prevenir a Gravidez. A injeção vai libertando lentamente hormônios que impedem a ovulação, porém o seu uso prolongado pode provocar atraso na fertilidade, aumento do apetite, o que pode conduzir ao aumento de peso, além de dores de cabeça, acne e queda de cabelo, por exemplo. É um ótimo método para mulheres com doença mental, com tuberculose ou epilepsia que não podem tomar comprimidos Anticoncepcionais ou têm muitas infecções vaginais e não podem usar anel ou diu.
Anel Vaginal: Uma vez inserido na vagina, pode Prevenir a Gravidez por até 21 dias. Composto por um plástico macio, é colocado dentro da vagina e libera estrogênio e progesterona que previnem a ovulação. Também torna o revestimento do útero mais fino, dificultando a implantação de um ovo na parede. Você precisará substituir o anel a cada 21 dias.
Método Stop-Start: Este método para Prevenir a Gravidez simplesmente significa afastar o ato quando o homem está no ponto de atingir o clímax. Isso garante que ele não ejacula dentro da mulher, então os espermatozoides não alcançaram profundamente a vagina e não fertilizarão os óvulos.