Os Principais Sintomas da Anorexia. A Anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável. Além disso, para a idade e altura. Pessoas com Anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para emagrecer.
O que é Anorexia: Anorexia ou Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar onde uma pessoa por medo de ganhar peso tem uma significativa perda do apetite e passa a comer menos do que necessita para a sua idade e altura, provocando grande redução de peso, levando-a a uma extrema magreza.
Causas Anorexia: A anorexia é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade. Isso pode levar a um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso rapidamente.
- A causa exata da anorexia ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidas nas causas possíveis para a doença.
- Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.
- Por muito se acreditou que conflitos familiares contribuíam para a anorexia e outros distúrbios alimentares. No entanto, essa ideia não é mais difundida.
Sintomas Anorexia: Sintomas comportamentais de anorexia podem incluir tentativas de perder peso restringindo severamente a ingestão de alimentos através de dieta ou jejum e exercício excessivo. O indivíduo pode causar vômitos e usar laxantes para se livrar dos alimentos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Preocupação com alimentos
- Recusa a comer
- Ignora a fome
- Medo de ganhar peso
- Mentir sobre quanto alimento foi comido
- Falta de emoção
- Anti-social
- Irritabilidade
- Diminuição do interesse sexual
- Depressão
- Pensamentos suicidas
Anorexia como Prevenir:
- A atitude da família em ressaltar a importância de uma alimentação saudável e não enfatizar a perda de peso. Se um membro da família dá muita importância à magreza, pode influenciar o resto da família a ter o mesmo pensamento.
- É importante conversar com os filhos e filhas sobre o valor da pessoa como um todo e não somente do aspecto exterior. Uma supervalorização da beleza e aspectos esternos pode levar a uma preocupação excessiva em seguir os “padrões de beleza” atuais, mesmo que custe a própria saúde.
- Os pais não devem restringir a comida dos filhos por acharem que eles estão acima do peso, somente o médico e o nutricionista podem decidir qual é o melhor regime a ser seguido.
- Não relacione a comida com negociações e chantagens, como prêmios ou castigos pelos pais.
Anorexia Como se tratar:
Facilmente identificada, a Anorexia tem algumas sintomas clássicos, veja quais são eles abaixo:
- O tratamento com especialistas é fundamental para o sucesso do tratamento.
- O trabalho em conjunto de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais é muito importante.
- Não force uma pessoa a comer, isto pode intensificar ainda mais a repulsa pela comida e por engordar.
- O apoio dos familiares e amigos são essenciais.
- Tratar a situação com naturalidade e sem pressão sobre a pessoa que está sofrendo anorexia, abordar o assunto de uma maneira objetiva e nunca com ar dominante e achando que possui a melhor solução.
- A família deve procurar informações sobre a doença para que saiba lidar melhor com o assunto.
- Muitas vezes a família pode se sentir impotente e sem saber o que fazer, nestes casos a terapia familiar é muito importante.
OBS: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.