Os Principais Sintomas da Apendicite é uma inflamação do apêndice. que é um pequeno órgão localizado no lado direito do abdômen, que tem ligação direta com o intestino e que causa dor intensa no dor no lado direito e inferior do abdômen. Alem disso, vômitos, febre e enjoos e, geralmente, ocorre devido à entrada de fezes no apêndice. Para tratar este problema, o apêndice deve ser retirado o mais rapidamente possível através de cirurgia indicada pelo médico, para evitar complicações mais graves como peritonite.
O apêndice é um órgão com tamanho e localização variáveis, e a sua proximidade com outros órgãos da pelve e do abdômen podem fazer com que os sintomas de apendicite sejam parecidos com os de outras doenças. A dor abdominal do apêndice costuma fazer diagnóstico diferencial com várias outros problemas do abdômen ou da pelve, incluindo diverticulite, torção do ovário, gravidez ectópica e até cálculo renal. Então, confira agora Os 12 Principais Sintomas da Apendicite.Os 10 Sinais e Sintomas Mais Comuns na Apendicite são os Seguintes:
- Dor abdominal.
- Enrijecimento da parede do abdômen.
- Enjoos.
- Vômitos.
- Perda do apetite.
- Febre.
- Diarreia
- Prisão de ventre.
- Distensão abdominal.
- Leucocitose (aumento do número de leucócitos no hemograma).
- Nem todos os sinais e sintomas listados acima estão necessariamente presentes nos pacientes com apendicite aguda. Na verdade, alguns deles, tais como diarreia, prisão de ventre ou distensão abdominal, ocorrem em menos da metade dos casos.
- Dor de rebote.
- Gases e inflamação.
A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre Alguns desses Principais Sintomas da Apendicite, demonstrando a sua importância para o diagnóstico da apendicite. Vamos descrever primeiramente o quadro clínico da apendicite nos adultos e depois nos bebês, crianças e adolescentes.
Leucocitose: A leucocitose é um sinal laboratorial que significa um aumento do número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são uma das mais importantes células de defesa do nosso sistema imune. Quando há uma infecção ou processo inflamatório extenso em curso, uma das Principais Sintomas da Apendicite, é uma previdências que o nosso sistema imunológico toma é aumentar a produção dos leucócitos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Mais de 80% dos pacientes com apendicite aguda apresentam leucocitose no exame de hemograma. Quanto mais intensa é a leucocitose, em geral, mais extenso é o processo inflamatório. Se você quiser entender melhor os resultados do seu hemograma.
Diarreia ou Prisão de Ventre: Diarreia significativa é um dos Principais Sintomas da Apendicite. Quando presente, o médico deve considerar outros diagnósticos prioritariamente, embora não deva excluir totalmente a possibilidade de inflamação do apêndice.
Pacientes que possuem um apêndice numa localização mais pélvica podem ter diarreia, caso a inflamação da apendicite acometa também o reto. Em geral, porém, o que o paciente tem não é propriamente uma diarreia, mas sim um aumento na frequência das evacuações, sem necessariamente haver grandes perdas de fezes líquidas.
Assim como ocorre na diarreia, a constipação intestinal não é um dos Principais Sintomas da Apendicite. A maioria dos pacientes não o tem, mas isso não significa que ela não possa fazer parte do quadro clínico de uma apendicite.
Febre: A febre não costuma estar presente nas primeiras e Principais Sintomas da Apendicite, principalmente nas crianças e nos idosos. Algumas pessoas, porém, podem ter febre baixa, com temperaturas ao redor de 37,5ºC e 38ºC. Febre elevada não costuma ocorrer nos quadros de inflamação do apêndice, exceto nas situações mais graves, quando há perfuração do apêndice e extravasamento de material fecal dos intestinos para dentro da cavidade abdominal, o que gera uma intensa reação inflamatória e grave infecção.
Náuseas, Vomitos e Perda do Apetite: Náuseas, vômitos e perda do apetite são três Principais Sintomas da Apendicite que costumam vir em conjunto logo após o início da dor abdominal. Este mal-estar costuma ocorrer em até 90% dos casos de apendicite. Como todos sabem, náuseas, com ou sem vômitos, e perda do apetite são sintomas muito inespecíficos, que podem surgir em uma enormidade de problemas médicos distintos.
Porém, quando associados a um padrão de dor abdominal peri-umbilical que se agrava e migra para o quadrante inferior direito dentro de 24 horas, eles tornam a hipótese diagnóstica da apendicite extremamente provável.
Dor Abdominal: Os Principais Sintomas da Apendicite mais típico e presente em praticamente 100% dos casos de inflamação do apêndice é a dor abdominal. Como a dor abdominal pode ser causada por dezenas de problemas diferentes, conhecer as características típicas da dor da apendicite é importante para o seu diagnóstico.