Os Principais Sintomas da Intoxicação Alimentar que muitas pessoas ignoram e não sabem qual é o problema. Além disso, a intoxicação alimentar é um fator comum e angustiante afetando milhões de pessoas pelo mundo todo, e em algumas vezes leva a pessoa à situação de risco de morte. É causada devido à ingestão de comida contendo organismos nocivos como bactérias, parasitas, e vírus. E são predominantemente presentes em alimentos não vegetarianos como Frango, Peixe, Ovos e carne crua; no entanto, podem se espalhar para outros alimentos também.
A intoxicação alimentar leve geralmente desaparece em poucos dias quando o corpo elimina os organismos causando a doença. No entanto, é ideal buscar ajuda médica se os sintomas da intoxicação alimentar forem graves e persistirem. Além disso, Dependendo da causa da intoxicação alimentar e o organismo causando isso, os sintomas da intoxicação alimentar podem começar dentro de 2 a 6 horas da ingestão do alimento. O tempo de início da reação também varia em relação à quantidade ingerida de organismo no alimento.
Causas da Intoxicação Alimentar: A intoxicação alimentar acontece quando ingerimos alimentos ou bebidas contaminados com bactérias, parasitas e/ou vírus. Os motivos mais comuns de contaminação dos alimentos são:
Durante o processamento: É normal encontrar bactérias nos intestinos de animais sadios que usamos como alimento. Se as bactérias entram em contato com carne ou aves durante o processamento, os alimentos ficam contaminados. Alguns exemplos de agentes que podem infectar um alimento são Campylobacter, Salmonella e E. coli.
Durante crescimento do alimento: Frutas e vegetais frescos podem ser contaminados se forem lavados ou irrigados com água contaminada por dejetos de animais ou esgoto humano. É muito comum a transmissão de bactérias como o E. coli em água contaminada com fezes.
Durante a manipulação de alimentos: Os alimentos podem ser contaminados quando uma pessoa infectada toca a comida ou quanto o alimento entra em contato com alguma coisa contaminada. Por exemplo, se você usar a mesma tábua de corte para legumes e preparar a carne crua, o risco de contaminar os vegetais é grande. Caso você não higienize as mãos antes de cortar um manipular um alimento, também corre mais risco de ser contaminado.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Através do meio ambiente: Muitos organismos prejudiciais comumente encontrados na sujeira, poeira e água podem cruzar o caminho dos alimentos que comemos. Estes organismos incluem Condições ambientais, tais como a água poluída, podem tornar este tipo de infecção mais frequente. Alimentos enlatados que não foram preparados adequadamente também podem conter organismos invasores. Então, confira agora os Os 12 Principais Sintomas da Intoxicação Alimentar.
Os Principais Sintomas de uma Intoxicação Alimentar são:
- Vômito;
- Diarreia;
- Náusea;
- Febre;
- Perda de reflexos;
- Dificuldade de falar e engolir;
- Mal-estar;
- Dor abdominal;
- Cólica.
- Os vômitos e as fezes podem apresentar sinais de sangue.
- A pessoa também tende a transpirar mais que o normal, o que aumenta ainda mais a perda de líquidos.
Tratamento caseiro Para Intoxicação Alimentar: Alguns meios de tratar a intoxicação alimentar em casa são:
Carvão vegetal: O paciente deve tomar 1 cápsula de carvão vegetal, 2 vezes no dia que ter os sintomas, pois ele impede que a mucosa do estômago e do intestino absorvam os microrganismos presentes nos alimentos contaminados.
Hidratar-se: O paciente deve ingerir bastante líquido, como: água, chás, sucos de frutas naturais, água de coco, sais de reidratação oral ou bebidas isotônicas, a fim de repor os líquidos perdidos pelos vômitos e diarreia, acelerar a recuperação e evitar a desidratação.
O soro caseiro é uma ótima opção para se hidratar, veja como fazer:
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.
- 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
- 1 colher de café de sal (3,5 g)
Repouso:: É fundamental para ajudar a tratar a intoxicação alimentar, porque o organismo precisa poupar energia devido à perda de líquidos, auxiliando a prevenir a desidratação.
Faça alimentações leves: Quando os vômitos e a diarreia estiverem cessando, deve-se fazer uma alimentação leve, opte pelo consumo de canja de galinha, purê de batata, creme de legumes ou peixe cozido por exemplo, de acordo com a tolerância.
podem ser vistos.