Os 12 Principais Sintomas de Depressão são bem comuns e por isso é tão difícil de se ter um diagnostico preciso. Além disso, a Depressão tem cura. Se a sua Depressão está a impedi-lo de viver a vida que você quer, não hesite em procurar ajuda para o tratamento da Depressão.
O que é a Depressão: A Depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.
Causas da Depressão: Por trás da Depressão se escondem causas muito diferentes.
Causas Externas: dor, estresse, problemas no trabalho e na vida privada, como o divórcio e a solidão. No início de 2012, um estudo britânico mostrou que os funcionários que trabalham pelo menos 11 horas por dia, têm duas vezes mais risco de sofrer de Depressão do que os seus colegas que trabalham de sete a oito horas diárias. O excesso de trabalho é um fator de risco para a Depressão.
Causas hormonais: gravidez, menopausa, problemas na glândula tireoide.
- Problemas físicos ou doenças como acidente vascular cerebral, infecções, herpes…
- Fatores genéticos (hereditários)
- Falta de luz solar.
- Idade avançada– Consumo excessivo de substâncias tóxicas como álcool, certos medicamentos e maconha (geralmente após o consumo em longo prazo).
- Um estudo publicado em 2009 mostrou que a Depressão em adultos jovens pode ser causada por exposição excessiva à televisão e ao computador, e parece ser mais pronunciada nos homens do que nas mulheres.
- Má alimentação: um estudo espanhol de 2011 (janeiro) mostrou que o consumo de ácidos graxos trans e gorduras saturadas, presentes em frituras, aumentam o risco de Depressão. Em contrapartida, o azeite e outros produtos que contenham gorduras insaturadas reduzem o risco desta doença mental.
- Inflamação: Alguns pesquisadores acreditam que a Depressão pode ter, em alguns pacientes, uma origem inflamatória. Na realidade, os cientistas observaram que 40% dos pacientes psiquiátricos (incluindo Depressão) tinham níveis excessivos de moléculas típicas de uma reação inflamatória (por ex. citocinas, proteína C-reativa) no seu sangue.
É por isso que os psiquiatras não hesitam em prescrever medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), tais como a aspirina ou celecoxib no tratamento da Depressão. Somente um médico pode fazer um diagnóstico preciso, com base na causa da Depressão, e oferecer uma terapia eficaz, aconselhamos consultar um médico o mais rápido possível se você suspeitar de Depressão.
Sintomas da Depressão: Em geral, a pessoa com Depressão percebe não estar bem, mas não aceita o diagnóstico. Então confira agora Os 12 Principais Sintomas de Depressão:
- Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade.
- Desânimo, cansaço mental, dificuldade de concentração, esquecimento;
- Incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades que antes da Depressão eram agradáveis;
- Tendência ao isolamento tanto social como familiar;
- Apatia, desinteresse, falta de motivação;
- Falta de vontade, indecisão;
- Sentimentos de medo, insegurança, desespero, vazio;
- Pessimismo, ideias de culpa, baixa autoestima, falta de sentido na vida, inutilidade, fracasso;
- Ideias de morte e até suicídio;
- Dores e outros sintomas físicos geralmente não justificados por outros problemas médicos, tais como, cefaleias, sintomas gastrintestinais, dores pelo corpo, pressão no peito;
- Alterações do apetite;
- Redução da libido, insônia ou aumento do sono.
Tratamento Para Depressão: O tratamento para Depressão pode ser feito com a ingestão de antidepressivos, como Amitriptilina, Lexapro, Fluoxetina e Pondera, porém também pode ser necessário suplementação de vitamina B6 e ômega 3. O médico também pode recomendar o uso de ansiolíticos para dormir melhor e controlar a ansiedade, como Alprazolam.
Além dos medicamentos receitados pelo médico é importante adotar novos hábitos de vida para tratar a Depressão, como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma adequada, ingerindo muitos vegetais e frutas porque são ricos em vitaminas e minerais, como banana ou tomate, por exemplo.
Fazer sessões de psicoterapia com um psicólogo experiente é fundamental porque ajuda a desenvolver estratégias para aumentar a autoestima, vencer a angústia e controlar a ansiedade. O tratamento da Depressão tem de ser feito durante pelo menos 6 meses e mesmo que os sintomas já não estejam presentes é fundamental manter o tratamento para evitar recaídas.