Os 12 Principais Sintomas da Lepra podem ser muito impostantes para o sucesso do tratamento para a Lepra. Além disso, apesar de hoje em dia, ser normalmente chamada de hanseníase, a Lepra já chegou a ser conhecida como uma “praga bíblica” e na antiguidade, acredita-se que as pessoas eram isoladas por possuírem a doença. No entanto, com o passar dos anos isso foi se tornando apenas um mito.
Além disso, a falta de informação prejudica muito os indivíduos com Lepra, na hora que a necessidade de realizar um tratamento ou visitar o médico para tirar possíveis dúvidas. O Brasil é um país que ainda conta com muitos casos de Lepra, por isso e por diversos outros fatores é importante se informar a respeito da doença.
Causas da Lepra: A Lepra é causada por uma bactéria. Ainda não se sabe detalhadamente como a transmissão da Lepra ocorre. Alguns estudos apontam o aparelho respiratório como um local por onde o bacilo é eliminado e outra pessoa contagiada, por meio da fala, espirro, tosse ou até mesmo o beijo. Acredita-se que a contaminação possa ocorrer pelas gotículas de saliva e não pelo contato com a pele, como muitos acreditam.
Principais Sintomas da Lepra: O primeiro e principal sintomas da Lepra é o aparecimento de manchas arredondadas, mais clara que a pele, que podem se espalhar pelo corpo. Esta mancha podem afetar as sobrancelhas e os cílios e algumas vezes podem tornar-se avermelhadas. Em toda mancha há um aumento ou perda da sensibilidade e este é o maior diferencial de outras doenças de pele, pois o indivíduo deixa de sentir as diferenças de temperatura e de pressão, no local da ferida, podendo se ferir gravemente por isso. Estas manchas na pele ocorrem devido a inflamação dos nervos daquela região. Então confira agora Os 12 Principais Sintomas da Lepra:
- Dor e espessamento dos nervos dos locais afetados;
- Perda da força nos músculos inervados por estes nervos afetados, principalmente nos olhos, braços e pernas.
- O primeiro sinal de inflamação no nervo é a dor intensa no local e inchaço da região.
Outros Sintomas da Lepra podem ser:
- Fraqueza nos músculos;
- Perda da capacidade de suar;
- Pele ressecada;
- Perda da sensibilidade e dormência;
- Lesões e feridas na planta dos pés;
- Lesões no nariz;
- Lesão dos olhos pode causar cegueira;
- Paralisia dos braços ou pernas;
- Impotência e esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.
Os Sintomas da Lepra manifestam-se entre o 1º e o 7º ano após a infecção, ou muitos anos mais tarde, dependendo da resposta imune da pessoa.
Tratamento Para a Lepra: Sim, essa doença tem cura! Depois de diagnosticada clinicamente e no laboratório por meio de exames. Os tratamentos são feitos com medicamentos, normalmente com antibióticos indicados pelos médicos. O tratamento é eficaz quando seguido corretamente, por isso, é importante prestar atenção em toda a orientação oferecida pelo profissional de saúde.