Os 12 Principais Sintomas de Verminose que muitos ignoram e passam despercebido. Além disso, a Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humanos e também animais.
Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito. A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.
Os Tipos de Verminoses Mais Frequentes São:
- Ascaridíase, vulgarmente conhecida como lombriga;
- Teníase, chamada popularmente de solitária;
- Oxiuríase;
- Tricuríase;
- Ancilostomíase, conhecida como amarelão;
- Outras menos freqüentes: estrongiloidíase, giardíase e esquistossomose.
Cada tipo de verme (parasita) apresenta sintomas específicos. Os sinais mais evidentes de verminose em humanos é a presença de um parasita visível nas fezes, podendo até ser possível eliminá-los pela boca. Os principais sintomas de verminose observados em pessoas são:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Diarreia;
- Fezes com sangue;
- Anemia;
- Dores abdominais;
- Náuseas e vômitos;
- Emagrecimento;
- Perda do apetite.
- Sintomas de Verminose em Crianças
Bebês de até seis meses de idade são menos susceptíveis de adquirir verminose, sendo mais comum o aparecimento em crianças com mais idade.
- Lombriga: Cólicas, náuseas, diarreia ou prisão de ventre, alterações no apetite, perda de peso, falta de disposição;
- Amarelão: Pele amarelada, cansaço, fraqueza, anemia, pode ocorrer complicações cardíacas, pulmonares e comprometer o desenvolvimento da criança;
- Oxiurus: Medem 1 cm e são visíveis nas fezes das crianças, provocam coceira na região anal e vaginal, corrimento, enjoo, vômitos, tonturas, cólicas, sono agitado;
- Solitária, giárdia, amebíase e esquistossomose: A maioria fica alojada no intestino da criança, o que causa perda de nutrientes e consequentemente um prejuízo no crescimento da criança.
Tratamento para Verminose: Na maioria dos casos o tratamento das verminoses é simples, sendo feito através de medicamentos como o Albendazol, Mebendazol e Tiabendazol, por exemplo. Além, disso é importante fazer um trabalho de prevenção através de lavagem das mãos, lavar bem frutas e legumes, cozinhar bem os alimentos, evitar andar descalço, não beber água que não seja tratada ou de origem duvidosa. Lavar também os brinquedos ou qualquer objeto que a criança tenha o hábito de colocar na boca.