Os Principais Sintomas e Causas da Embolia Pulmonar quando detectados cedo, pode livrar uma pessoa da morte. Além disso, a Embolia Pulmonar acontece quando a artéria que transporta o sangue para os pulmões fica entupida devido a um coágulo de sangue ou acúmulo de ar, por exemplo. Quando uma artéria pulmonar é bloqueada por um êmbolo, as pessoas podem não conseguir obter oxigênio suficiente no sangue.
Grandes êmbolos podem causar um bloqueio grande ao ponto de o coração precisar se esforçar para bombear o sangue através das artérias pulmonares que permanecem abertas. Se muito pouco sangue for bombeado ou se o coração for submetido a um esforço excessivo, a pessoa pode entrar em choque e morrer.
Às vezes, o bloqueio do fluxo sanguíneo causa a morte do tecido pulmonar (uma condição conhecida como infarto pulmonar). Então, confira Os 12 Principais Sintomas e Causas da Embolia Pulmonar:Causas da Embolia Pulmonar: São pedaços de trombos das veias das pernas, coxas ou pelve que costuma embolizar para os pulmões. A Embolia Pulmonar é a forma de complicação mais comum de outra doença, que é o tromboembolismo venoso. Alguns fatores que aumentam o risco de ter coágulos e desenvolver este problema incluem:
- Problemas de coagulação;
- Histórico familiar de Embolia Pulmonar;
- Obesidade e estilo de vida sedentário;
- Fraturas nas pernas ou quadril;
- Histórico de infarto ou AVC;
- Histórico de trombose venosa profunda;
- No entanto, a embolia também pode ser provocada por uma bolha de ar, no caso de pneumotórax, excesso de colesterol ou presença de fragmentos capazes de obstruir um vaso sanguíneo, como pedaços de osso, por exemplo.
Sintomas da Embolia Pulmonar: Trombos pequenos ou aqueles que são rapidamente desfeitos podem não provocar sintomas, ou provocar sintomas leves que passam despercebidos. Quando os trombos são maiores ou, embora menores, mais de uma artéria pulmonar é afetada, os seguintes sintomas são indicativos da Embolia Pulmonar: dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade, falta de ar, aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, palidez, ansiedade. Deve-se suspeitar de Embolia Pulmonar se a pessoa apresentar os seguintes sintomas:
- Tonturas;
- Náuseas;
- Pele fria e úmida;
- Sensação de desmaio ou desmaio;
- Convulsões;
- Dor de cabeça;
- Tosse seca ou acompanhada da saída de sangue pela boca;
- Sensação de falta de ar;
- Suores intensos;
- Dificuldade para respirar;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Dor cortante no peito ao respirar;
- Cianose, que é a pele azulada nos lábios e na ponta dos dedos.
Estes sintomas são os mesmos em caso de Embolia Pulmonar bilateral. Caso o indivíduo tenha algum destes sintomas, deve chamar imediatamente uma ambulância ou ir para o hospital para receber o tratamento, que se não for feito rapidamente, pode levar à morte.
Tratamento da Embolia Pulmonar: A Embolia Pulmonar, apesar de ser uma situação e emergência médica, quando é tratada correta e rapidamente tem boas chances de cura e nem sempre deixa sequelas. A sequela mais comum da Embolia Pulmonar é a diminuição de oxigênio numa determinada região, o que pode levar à morte desses tecidos e problemas no órgão afetado.