Os Sinais de Ataque Cardíaco que Muitos Ignoram, fiquem atentos. Além disso, o ataque cardíaco são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. O ataque cardíaco ocorre quando seu coração bate tão rapidamente, que ele treme em vez de bombear o sangue para o corpo e o cérebro, se não tratada, o ataque cardíaco pode levar à morte em minutos. Se você estiver em risco, um desfibrilador implantável pode tratar ritmos cardíacos perigosamente rápidos, e fornecer proteção constante contra morte súbita.
Nem todas as pessoas que têm ataques cardíacos têm os mesmos sinais ou têm a mesma gravidade dos sintomas. Algumas pessoas têm dor leve; Outros têm dor mais severa. Algumas pessoas não têm sinais, enquanto para outros, o primeiro sinal pode ser parada cardíaca súbita. No entanto, quanto mais sinais e sintomas você tem, maior a probabilidade de ter um ataque cardíaco.
Indivíduos que possuem maiores chances de sofrer com problemas no coração são aqueles que têm antecedentes familiares com problemas de coração, os que estão acima do peso ideal, fumam e possuem outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão e aterosclerose. Portanto, confira Os 12 Sinais de Ataque Cardíaco que Muitos Ignoram:
Ansiedade: Um ataque cardíaco pode causar muita ansiedade e medo da morte, momentos antes de ocorrer.
Desconforto no Peito: O desconforto no peito é um dos sinais de ataque cardíaco.
Tosse Persistente: A tosse persistente pode ser o resultado do acúmulo de líquidos nos pulmões, devido à insuficiência cardíaca, esse é um dos sinais de ataque cardiaco.
Tontura: Sentir-se tonto e chegar a desmaiar pode ocorrer momentos antes de um ataque cardíaco ou em casos como arritmia ou hipotensão.
Fadiga: Sentir-se muito cansado o tempo todo pode indicar insuficiência cardíaca, no entanto este sintoma é comum em outras doenças como depressão e anemia.
Náusea ou Falta de Apetite: A náusea ou até mesmo a falta de apetite pode estar relacionada com o inchaço abdominal causado pela retenção de líquidos ou associada à dor do infarto.
Dor em Outras Partes do Corpo: A dor pode começar no peito e se espalhar para os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula ou abdômen ou estar relacionada a um sinal de ataque cardíaco.
Pulso Rápido e Irregular: Quando acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia.
Falta de Ar: Falta de ar pode indicar também o início de um ataque cardíaco.
Suor Frio Repentino: O suor frio repentino pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.
Inchaço: O inchaço das pernas e dos pés pode ser sinal de insuficiência cardíaca, pois esta doença pode causar retenção de líquidos.
Fraqueza extrema: A fraqueza extrema pode ocorrer nos dias que antecedem um ataque cardíaco ou associada a insuficiência cardíaca ou hipotensão.
Como Prevenir o Ataque Cardíaco: Para prevenir o Ataque Cardíaco, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos.
Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.
Obs: Quanto maior o número dos sinais de Ataque Cardíaco que sentir, maiores são as chances de apresentar um quadro de insuficiência cardíaca. Por isso, é importante marcar uma consulta com um cardiologista para uma avaliação minuciosa e consequente tratamento.