Os Sinais que o Bebê dá Quando está com Cólicas ajudará as mães a identificar o mais rápido possível e tomar logo as devidas providências. Além disso, a Cólica no Bebê costuma aparecer por volta de duas a três semanas após o nascimento (no caso de crianças prematuras, de duas a três semanas após a data prevista para o parto).
É normal que bebês chorem quando estão com fome, molhados, assustados ou cansados, mas a Cólica no Bebê, faz eles chorarem sem parar e nada consegue lhes dar conforto ou consolo.Ainda há muitos pontos obscuros sobre esse assunto. Não existe, por exemplo, uma causa exata. As Cólicas no Bebê são atribuídas e associadas a alguns fatores, entre eles a imaturidade dos sistemas gastrintestinal e nervoso central, que, entre outras funções, controla as contrações do intestino.
Como o processo de formação e funcionamento desses mecanismos ainda não está completo, ocorrem movimentos intestinais descoordenados que acabam provocando as dores. Passados três meses, esses sistemas adquirem maturidade e as Cólicas no Bebê deixam de fazer parte da rotina da família.
Outros fatores que contribuem para as Cólicas no Bebê são a tensão ou o estresse do ambiente, que pode deixar o bebê tenso e agitado. Caso a mãe fique nervosa, ela passa essa ansiedade para o bebê. Por esse motivo, ela precisa tentar ficar o mais tranquila possível, passando segurança para a criança, junto de muito amor e carinho. Então, confira Os 12 Sinais que o Bebê dá Quando está com Cólicas:
- Os sintomas começam e terminam abruptamente e sem aviso;
- Escute o estômago do bebê. O estômago de quando os bebês estão com Cólicas fazem ruídos bem altos;
- Os sintomas começam após a hora das refeições;
- Preste atenção à quantidade de gases que o bebê solta. Se a quantidade for maior durante as crises de choro, existe uma boa chance de que o bebê esteja sofrendo de cólicas intestinais.
- Os sintomas cessam após a evacuação ou passagem de gases intestinais;
- Muitos bebês que sofrem de Cólicas esticam as pernas ou puxam os pés para baixo do corpo, como se tentassem aliviar a dor. Eles também podem apertar os punhos fortemente, a ponto de começarem a tremer;
- Mostra sinais de gases intestinais, tais como, inchaço abdominal ou estômago duro e distendido;
- Durante os episódios, o bebé arqueia as costas, dobra os joelhos até ao peito, cerra os punhos e mexe vigorosamente os braços e as pernas;
- Os incômodos do bebê interferem com o seu padrão normal de sono;
- Chora vigorosamente por longos períodos, apesar de todos os esforços para o consolar.