Os Sintomas de Câncer de Mama, podem surgir em simultâneo ou isoladamente e, podem ser sintomas de câncer na mama inicial ou já avançado. Além disso, a presença de um algum destes sintomas não significa necessariamente a existência de câncer na mama, mas, deve-se consultar o médico mastologista, pois pode ser um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessita de tratamento.
Quando existem outros casos de câncer de mama ou de ovário na família é recomendado avaliar o risco de se ter estes tipos de câncer. Para isso, é importante fazer um exame chamado teste genético. Os sinais que podem indicar um câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis, como diferenças na forma ou na sensibilidade da mama, por exemplo.
Estes sinais ou sintomas podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura. Então, confira Os 12 Sintomas de Câncer de Mama.
Ferida na Região dos Seios: Alguns dos sintomas mais comuns de câncer de mama é a presença de uma ferida ou úlcera que não cicatriza, é bom ficar em alerta e procurar um médico.
Sensibilidade ou Secreção: Este é um dos principais sintomas de câncer de mama que podem indicar um câncer. Pois, sentir os seios sensíveis não é normal e, além desse sintoma, o câncer da mama pode apresentar algumas manchas de sangue nos seios.
Dores na Região da Mama: Nas primeiras etapas, é pouco comum sentir dor nas mamas ao apertar ou apalpar um pouco os seios. No entanto, quando a doença começa a avançar, é muito comum sentir sensibilidade e dor nos seios ao tocá los. É importante lembrar que devemos ficar atentas para não confundi-la com a dor que aparece todos os meses por causa da tensão pré-menstrual, ou por alguma infecção como a mastite.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Mudança no Tamanho da Mama: Qualquer alteração no tamanho da mama deve ser levada em consideração.
Alterações no Bico do Peito: Se você não tem nenhum defeito de nascimento em seus mamilos e perceber que ele começou a se retrair, ser puxado para dentro como um dedo de luva revirado ou engrossar, tendo ou não dor, talvez seja um sinal de tumor cancerígeno.
Mudança na Pele ao Redor do Mamilo: Se você perceber que a pele que fica ao redor do peito está mais quente, escamosa, vermelha ou inchada, também deve procurar ajuda.
Aumento do Volume do Seios: O aumento no volume das mamas pode se dar pela alteração funcional benigna da mama (AFBM) ou por um tumor maligno presente, provocando uma inflamação devido à propagação das células cancerosas. Se o aumento das mamas não for por causa do ciclo menstrual, gravidez ou da amamentação, a consulta médica é importante, principalmente se ocorrer em apenas um dos seios e houver dor, vermelhidão e transpiração em toda superfície ou apenas numa parte dela
Outros Sintomas de Câncer de Mama que não Devem ser Ignorados:
- Sintomas de Câncer de Mama: Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
- Sintomas de Câncer de Mama: Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
- Sintomas de Câncer de Mama: Coceira frequente na mama ou no mamilo;
- Sintomas de Câncer de Mama: Formação de crostas junto do mamilo;
- Sintomas de Câncer de Mama: Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;
- Sintomas de Câncer de Mama: Inversão súbita do mamilo;
- Sintomas de Câncer de Mama: Veia facilmente observada e crescente;
Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura. Surgem, portanto, medidas mais enérgicas, no sentido de diminuir essa taxa de mortalidade que poderia ser evitada se a população se conscientizasse da necessidade de um diagnóstico precoce. O câncer da mama é sobretudo afecção das mulheres mas pode também ocorrer em homens (Aproximadamente 1% dos casos).