Os Sintomas mas Comuns da Labirintite, que poucos conhecem. Além disso, a labirintite é o termo popular usado para definir distúrbios relacionados com equilíbrio e audição, afeta milhões de brasileiros e, embora seja uma doença de difícil controle, ainda pode ser tratada.
Para entender como a labirintite ocorre, é preciso entender como nosso ouvido está ligado ao equilíbrio, a cóclea (ou caracol) é uma estrutura do ouvido que é responsável pela nossa audição e o vestíbulo cuida do equilíbrio, juntos, a cóclea e vestíbulo formam o labirinto.
Se afetadas essas estruturas individual ou separadamente, aparecem sintomas da labirintite, como tontura , desequilíbrio, surdez ou zumbido.
Isso acontece porque, se a cóclea e o vestíbulo não funcionam corretamente, o cérebro recebe informações erradas a respeito da posição do corpo no espaço e pode dar uma sensação de rotação (vertigem), queda (desequilíbrio), empurrão (desvio de marcha), flutuação (falta de firmeza nos passos) ou chiados (zumbido).
Causas da Labirintite: As causas da labirintite são muito diversas, pois a doença pode ser causada pela associação de muitos fatores de risco como por exemplo uma alimentação desequilibrada e estresse. Confira todas as possíveis causas para as crises de labirintite:
- Diabetes.
- Infecção viral ou bacteriana.
- Utilização de ansiolíticos ou anti-inflamatórios com ação no ouvido.
- Alterações bruscas de pressão ou de altitude como em viagens de avião ou prática de natação.
- Doenças no ouvido.
- Transtornos da circulação sanguínea.
- Traumas sonoros.
- Problemas de coluna.
- Problemas na mandíbula.
- Lesão na cabeça.
- Reações alérgicas ou qualquer tipo de alergia que afeta o ouvido.
- Estresse e ansiedade.
- Consumo excessivo de cafeína, tabaco ou álcool.
- Hipertensão arterial.
- Reumatismos.
- Vestibulopatia (doenças do vestibular – região interna do ouvido).
Sintomas da Labirintite: O principal sintoma da labirintite é a vertigem, uma sensação oscilatória com a sensação de que o redor está se movendo, isso é causado por conta da inflamação no canal do labirinto fazendo com que o equilíbrio da pessoa altere. Conheça Os 12 Sintomas mais Comuns da Labirintite:
- Tontura.
- Zumbido no ouvido.
- Queda de cabelo.
- Alterações na audição.
- Sudorese.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Desequilíbrio.
- Acidificação do estômago.
- Pressão no ouvido.
- Febre a partir de 38°C.
- Um pouco de secreção no ouvido.
Tratamento da Labirintite: O tratamento da labirintite deve ser indicado por um otorrinolaringologista e, normalmente, pode ser feito em casa com repouso num local escuro e sem barulhos. Além disso, o tratamento caseiro para labirintite também deve envolver a ingestão de líquidos, como água, chá ou sucos, até melhora dos sintomas.
Na maioria das vezes a labirintite desaparece sozinha, o que costuma demorar algumas semanas para acontecer, mas quando necessário, o tratamento visa principalmente a redução dos sintomas. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os sintomas deverão desaparecer em breve também.
Em casos de infecções virais, o especialista deverá receitar medicamentos que ajudem a amenizar sintomas como náuseas e vômitos, veja:
- Anti-histamínicos.
- Corticoides, como prednisona, quando os sintomas são graves.
- Medicamentos para controlar náusea e vômitos.
- Medicamentos para aliviar a tontura.
- Sedativos.
Remédios para vertigem também podem ser receitados, mas a recomendação é esperar que ela cessar naturalmente, já que a ação do medicamento faz com que os sintomas demorem um pouco mais de tempo para passar.
Obs: A labirintite é uma infecção e inflamação de uma estrutura do interior do ouvido chamada de labirinto, e os seus sinais são mais intensos nos primeiros 4 dias de infecção, diminuindo ao longo de 3 semanas até desaparecerem.