Os Benefícios da Erva-de-São-João são diversos, pois, a Erva-de-São-João possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Erva-de-São-João possui esse nome peculiar devido à sua temporada de floração, que cai próximo ao Dia de São João, ou seja, 24 de junho.
Esta erva tem uma longa história, que remota ao século Iº d.C. Ela é considerada um remédio para todos os transtornos mentais. Foi nomeada como a “porção mágica” pelos reis e herbalistas na Idade Média. De fato, muitas culturas até hoje usam esta erva para se livrar do efeito dos espíritos malignos sobre o corpo!
Atualmente, a Erva-de-São-João é uma das ervas mais populares usadas na Europa, Rússia, Sudeste Asiático, China e EUA. É usada, principalmente, para o tratamento da Depressão e Ansiedade. Os extratos da Erva-de-São-João contêm hipericina, que é o único composto ativo.
Outro constituinte, hiperforina, também funciona como um antidepressivo. A erva também contém outros componentes como flavonoides, antioxidantes e taninos, que também possuem vários benefícios medicinais.
Estes compostos químicos ativos têm um impacto significativo no comportamento físico, hormonal e químico do corpo. A Erva-de-São-João é vendida em quase todas as formas – matéria-prima, tintura, cápsula e óleo – e todas têm seus próprios usos específicos.
A Erva-de-São-João foi usada pelos gregos nos tempos antigos para tratar alguns distúrbios de saúde. Até mesmo hoje, ela é usada extensivamente para oferecer alívio à uma série de problemas. Então, confira Os 13 Benefícios da Erva-de-São-João Para Saúde:
Benefícios da Erva-de-São-João Para Pele: Lesões, queimaduras e irritações de pele causadas por pequenos cortes podem ser curadas com a aplicação do óleo da Erva-de-São-João. Os cremes também estão disponíveis para tratar esses problemas, mas os óleos funcionam melhor no oferecimento do alívio, sem deixar uma cicatriz. As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias desta erva trabalham sobre a pele para oferecer algum alívio destas condições irritantes.
Benefícios da Erva-de-São-João Para Depressão: Pesquisas e estudos em países europeus descobriram que a Erva-de-São-João funciona como uma excelente alternativa à base de plantas para os antidepressivos químicos. Ela pode ser usada para tratar a Depressão leve a moderada.
Tem menos efeitos colaterais do que muitos outros antidepressivos, e é isso que a torna tão popular em países como os EUA. Mas é importante lembrar que se você está sofrendo de Depressão aguda, é sempre melhor procurar um aconselhamento médico antes da automedicação.
Erva-de-São-João Controla a Ansiedade: A ansiedade não é um problema novo no mundo. Eventos importantes, decisões que mudam a vida, desequilíbrios psicológicos – muitas dessas situações podem torná-lo ansioso! Para muitas pessoas, esta condição pode ser fatal, especialmente para as pessoas com meia-idade e idosos.
Jovens adultos e adolescentes também não são poupados pela Ansiedade. Alguns estudos indicaram que a Erva-de-São-João pode oferecer alívio à ansiedade. Uma pesquisa ainda está no estágio inicial, embora muitas pessoas já atestam esta habilidade da erva contra Ansiedade.
Erva-de-São-João Mantém Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) Sob Controle: Pessoas que sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou TOC, lidam, muitas vezes, com a ansiedade. Por isso, muitas pessoas podem utilizar a Erva-de-São-João para obter alivio dos sintomas do TOC.
Erva-de-São-João Alivia a Dor de Ouvido: As infecções de ouvido (otite média) que causam dores na orelha podem ser curadas com o uso da Erva-de-São-João. Um estudo envolvendo 100 crianças provou que uma combinação de alho, Erva-de-São-João, Calêndula e mullein pode ser usada como uma solução eficaz para aliviar a dor de ouvido.
Benefícios da Erva-de-São-João Para o Tabagismo: Fumar é um mau hábito – quase todo mundo sabe disso. Mas desistir é outro jogo de bola, completamente! Um dos usos mais promissores da Erva-de-São-João é que ela pode ser usada para ajudar a cessar o tabagismo.
Erva-de-São-João Controla o Humor da Menopausa: A Erva-de-São-João é uma cura muito popular para alguns sintomas pré-menstrual e também algumas mudanças de humor na Menopausa. Sua composição química é usada para diminuir os desequilíbrios hormonais em mulheres na Menopausa, reduzindo assim o humor, a gravidade das Cólicas, irritação, Depressão e níveis de Ansiedade.
Erva-de-São-João Possui Propriedades Antivirais: Estudos recentes demonstraram que a Erva-de-São-João contém certas propriedades antivirais. Estas atividades recém-descobertas desta erva especial é considerada útil na prevenção e cura da SIDA, Hepatite (A & B) e várias outras condições virais graves.
Mas o problema aqui é a dosagem; De acordo com os estudos, é necessária uma dosagem elevada para que as propriedades antivirais funcionem eficazmente, o que pode trazer graves efeitos secundários.
Benefícios da Erva-de-São-João Para Equilíbrio Hormonal: Um nível hormonal desequilibrado pode levar a uma série de problemas de saúde e pele, incluindo Acne, hiper/ hipotireoidismo e ganho/perda de peso. Consumir esta erva mágica com moderação pode ajudá-lo a manter as flutuações hormonais sob controle.
Os compostos ativos na Erva-de-São-João têm poderosos efeitos sobre a regulação hormonal em nosso sistema, mantendo-os sob controle. Esta erva ajuda a manter o hipotireoidismo e hipertireoidismo sob controle regulando a secreção hormonal pela glândula tireoide.
Erva-de-São-João Alivia a Dor Comum: As fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da Erva-de-São-João torna-se uma solução perfeita para dores articulares graves, Gota, bem como espasmos musculares. Sua natureza calmante cura o problema no interior, proporcionando-lhe assim um sentimento melhor em poucos dias. Basta massagear os membros doloridos e as juntas com óleo de Erva-de-São-João, uma ou duas vezes por dia durante duas semanas e sentir o alívio.
Erva-de-São-João Reduz a Pressão Arterial: Você é vítima de flutuações na sua Pressão Arterial? Então, consumir as cápsulas de Erva-de-São-João regularmente pôde ajudá-lo. Como explicado anteriormente, esta erva tem fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajuda a diminuir a inflamação no sistema cardiovascular, diminuindo o Estresse em nosso coração. Isso, por sua vez, ajuda a baixar a Pressão Arterial.
Benefícios da Erva-de-São-João na Gravidez: Durante a gravidez, existem várias áreas no corpo que esticam dolorosamente com os meses de crescimento. A aplicação tópica da Erva-de-São-João nas áreas afetadas pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Juntamente com propriedades anti-inflamatórias, esta erva tem um efeito calmante sobre a nossa pele, e, portanto, pode ajudar no processo de recuperação rápida.
Erva-de-São-João Possui Efeitos Anticâncer: Vários estudos provaram que o uso regular de suplementos de Erva-de-São-João pode prevenir e tratar a leucemia.