Um ataque de pânico é um sentimento súbito de dor ou desconforto emocional que causa tanta ansiedade que a pessoa que sofre teme que ele ou ela esteja perdendo o controle, além de sensações que nunca vai embora. Na realidade, esses ataques não são uma ameaça à vida.
Os ataques de pânico pode acontecer sem qualquer aviso e pode até mesmo acordar uma pessoa que se encontra em um sono profundo. Eles podem durar determinado tempo, mas geralmente duram entre 10 e 20 minutos. Se você já passou por isso, você já sabe que não é uma experiência desagradável. Além disso, Estima-se que 30% das pessoas que já sofreram um ataque de pânico ou ainda sofrerá um ataque de pânico em algum momento de suas vidas. Estima-se também que é mais provável de acontecer entre as idades de 15 e 19. Dos casos de ataques de pânico, menos de 3% irá avançar e se transformar em um transtorno do pânico.
Os sintomas de um ataques de pânico: Quando ocorre um ataque de pânico, a pessoa em questão vai experimentar pelo menos quatro dos seguintes sintomas:
- pulso rápido, e até mesmo taquicardia.
- suando
- espasmos.
- dificuldade em respirar.
- Uma sensação de afogamento ou asfixia.
- dores no peito.
- Náusea.
- Sensação de desmaio e tonturas.
- Sentimentos de irrealidade ou sentimento separada do corpo.
- Um formigamento, sensação de formigamento ou dormência.
- Calafrios ou ondas de calor.
- O medo de enlouquecer.
- Medo de morrer.
Não existe um padrão de um ataque de pânico. Algumas pessoas podem ter vários ataques de pânico em apenas um dia, e, em seguida, passar meses sem um, enquanto outras pessoas podem ter apenas um ataque de pânico por semana.
Os ataques de pânico pode realmente ser causada por outras condições de saúde, por isso é importante que qualquer pessoa que tenha passado por alguns dos sintomas acima, busque um profissional para determinar se existe uma causa subjacente. Certos problemas cardíacos, doenças respiratórias, irregularidades hormonais, ou estimulantes como a cafeína , podem causar sintomas semelhantes aos de um ataque de pânico.
Por que o Ocorre o Pânico?: Um ataque de pânico acontece quando alguma coisa desencadeia o medo. O sistema nervoso do corpo libera o hormônio chamado de adrenalina, e esta onda de adrenalina pode causar sentimentos perturbadores e sensações. Além disso, Quando o sistema nervoso reage normalmente a uma situação assustadora, os níveis de adrenalina se adaptar rapidamente, e retorna os níveis normais, quando a situação que causou o pico de adrenalina, passa. Em um ataque de pânico, isso não acontece, pois vai levar algum tempo para o corpo se recuperar completamente dos sintomas ocorrido durante o ataque.