Remédios caseiros para mau hálito que você necessita conhecer. Além disso, a halitose que também é popular por mau hálito, não é uma doença, mas sim uma condição de que há algo errado com a saúde. Dessa maneira, o problema deve ser identificado para que haja o tratamento correto. No País, 3 a cada 10 pessoas podem sofrer com o Mau Hálito, totalizando um número de cerca de 50 milhões de indivíduos.
O Mau Hálito ocorre porque as pessoas, ao se alimentarem, podem ficar com resquícios da carne presa nos dentes e que, com o tempo, apodrecem, causando a hálitose. Além do mais, pessoas que sofrem de halitose costumam não percebê-la, porque acabam se acostumando com a mesma, fazendo com que apenas as pessoas em sua volta consigam sentir o mau odor.
A pessoa que possui o Mau Hálito sofre com problemas de autoestima e de socialização por conta do afastamento das pessoas pelo mau odor. Entretanto, existem remédios naturais que são eficazes para esta condição.
Remédios caseiros para mau hálito:
1. Café:
- Basta misturar 2 ou 3 colheres de café em meio copo de água com um pouco de suco de limão;
- Usar esta receita para enxaguar a boca sempre que sentir odores ruins.
2. Feno grego:
Chá de feno-grego é altamente eficaz quando o Mau Hálito é causado por infecções catarrais. Ferva uma colher de chá de sementes de feno-grego em um copo de água. Coe e beba este chá uma vez por dia até você se livrar do problema.
3. Suco de limão:
Apenas misture uma colher de sopa de suco de limão em um copo de água e enxaguar a boca com ele. Você pode também adicionar um pouco de sal a ele e usá-lo.
4. Bicarbonato de sódio:
- Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna e usá-lo como um enxaguatório bucal uma vez ao dia, até que esteja satisfeito com os resultados.
- Escovar os dentes com bicarbonato de sódio também irá ajudar a reduzir a acidez na sua boca e impedir que as bactérias se acumule na sua língua.
5. Tratamentos caseiros para mau hálito:
- Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia;
- Usar fio dental diariamente;
- Utilizar um raspador de língua após escovar os dentes para remover resíduos que se acumulam na língua e causam Mau Hálito;
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
- Fazer pequenas refeições a cada 3 horas.
6. Artemísia:
Para acabar com o Mau Hálito utilizando a artemísia basta ferver um litro de água e acrescentar uma colher de chá das folhas secas da planta, deixar em infusão até que fique morno e então coe. Este chá deve ser ingerido de duas a três xícaras ao dia. Assim como no caso da guaçatonga, não é aconselhável seu uso por gestantes e lactantes.
7. Goiaba:
A goiaba é o menos conhecido das curas de soluções caseiras para Mau Hálito. É cheio de nutrientes como ácido fosfórico, ácido tânico, ácido mallic e o ácido oxálico, os quais são benéficas para a saúde oral. Também fortalece os dentes e gengivas. Comer goiaba ou mascar as folhas de goiabeira é tanto útil para eliminar o Mau Hálito.
8. Chá de cravo da índia:
o cravo da índia possui comprovadas ações anti-sépticas e o consumo constante desse chá vai servir como um ótimo tratamento caseiro para Mau Hálito.
- Ferva uma xícara de água com uma colher de chá de cravo da índia.
- Não adicione açúcar.
9. Erva-doce e canela:
O aroma refrescante da erva-doce torna-se um excelente ambientador bucal, que ajuda na redução do Mau Hálito. As propriedades antimicrobianas do erva-doce também ajudam no combate das bactérias na boca.
- Adicione uma colher de sopa de erva-doce e 2 a 3 varas de canela em copo de água;
- Deixe descasando durante a noite;
- Coe a água e beba na manhã seguinte;
- Repita esse processo uma vez por dia.
10. Chá de gengibre e canela:
O gingerol, o componente ativo do gengibre, destrói o Mau Hálito eliminando a bactéria que se alimenta de partículas de alimentos e desenvolve o fedor.
- Adicione algumas fatias de gengibre fresco e 2 a 3 varas de canela em uma xícara de água fervente;
- Deixe o chá fervendo por 5 minutos e depois cubra o copo e deixe descansando por mais 10 minutos;
- Beba o chá enquanto ele ainda está quente;
- Você pode beber este chá várias vezes em um dia.
11. Vinagre de maçã:
- O vinagre de maça, assim como o limão, ajudam a matar as bactérias presentes na boca;
- A recomendação é a de se preparar meio copo de água filtrada com uma colher de chá de limão e outra de vinagre de maça e usar sempre antes de escovar os dentes;
- Principalmente na hora de dormir que é quando há maior acumulo de bactérias.
12. Chá verde:
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Aquecer bem a água, mas sem deixá-la ferver;
- Acrescentar o chá verde;
- Deixar em repouso por 3 minutos;
- Beber uma 1 xícara de chá verde após às refeições. Uma dica é preparar 1 litro de chá verde e ir bebendo ao longo do dia.
13. Óleo de hortelã:
INGREDIENTES:
- ½ colher (chá) de glicerina vegetal;
- 1 colher (de chá) de extrato de hamamélis;
- 3 gotas de óleo de hortelã;
- 125 ml de água.
MODO DE PREPARO:
- Coloque todos os ingredientes em um recipiente e agite bastante;
- Fazer bochechos diários com este preparado sempre que escovar os dentes.
14. Própolis:
Utilize 1 copo de água e cerca de 20 gotas de própolis, faça gargarejos 2 a 4 vezes ao dia.