Os Alimentos que Ajudam a Prevenir a Doença de Alzheimer que muitos ainda não conhecem. Além disso, com a progressão da Doença de Alzheimer, a alimentação do paciente pode se tomar cada vez mais trabalhosa. Por isso, é preciso tomar lagunas medidas.
O paciente com a Doença de Alzheimer requer um acompanhamento com nutricionista para orientação quanto a dieta, pois, geralmente, em estágio avançado ela é mais pastosa (purês) ou ate mesmo liquidas e requer uma suplementação adequada. Observar se a refeição está agradando ao paladar do portador da Doença de Alzheimer também fundamental, pois, dessa maneira, a possível fazer as adequações necessárias no cardápio.
Alimentos que Ajudam a Prevenir a Doença de Alzheimer: Para incrementar a refeição do paciente com a Doença de Alzheimer, são indicados alguns alimentos ricos em nutrientes e com vários benefícios, portanto, confira Os 15 Alimentos que Ajudam a Prevenir a Doença de Alzheimer:
Mirtilos: O Mirtilos nutre todo o organismo. Seus componentes ajudam a evitar ou retardar doenças degenerativas do cérebro, como a Doença de Alzheimer. Além disso, os Mirtilos atuam como antioxidante, combatendo os radicais livres, moléculas que, em excesso, danificam as células do corpo.
Oleaginosas (castanhas avelãs): As Oleaginosas são fontes de diversos minerais e vitaminas como fosforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E. Esses alimentos são aliados para manter uma boa saúde cardiovascular, o que acarreta na distribuição de sangue e oxigênio para todos os Órgãos, principalmente, o cérebro e a Doença de Alzheimer.
Abacate: O Abacate é rico em ômega-3, a gordura do bem que protege o cérebro do desgaste prematuro ou seja, da Doença de Alzheimer.
Tomate: O trunfo do Tomate esta na presença de licopeno que, gregas as suas propriedades antioxidantes, ajuda na prevenção de muitas doenças, entre elas, o acidente vascular cerebral (AVC) e a Doença de Alzheimer.
Chia: A Chia favorece o funcionamento dos neurônios, o que melhora a atividade cerebral. Tudo isso devido à presença de Omega-3 na Chia.
Azeite de Oliva: O Azeite de Oliva é fonte de propriedades antioxidantes que fornecem proteção, para os tecidos, o que evita os danos causados pelos radicais livres. O Azeite de Oliva ainda ajuda a proteger o coração, garantindo uma ótima circulação sanguínea, além de nutrir todas as células do corpo, a fim de que elas possam funcionar corretamente.
Peixes: Os Peixes são fontes de fosforo, um mineral que ajuda a fortalecer o cérebro, melhorando a memória e a prevenir a Doença de Alzheimer. Os Peixes também são ótimas fontes de proteínas e, os de Águas mais profundas (como atum, sardinha e salmão) são ricos em ômega-3.
Café e Chá Verde: Por atuar como antioxidante, o Café e Chá Verde auxilia na proteção das células, desta forma, previne doenças que afetam o cérebro como a Doença de Alzheimer, além de ajudar a preservar a memória.
Cacau: Por conter propriedades antioxidantes, o Cacau ajuda na boa saúde do cérebro, evitando o envelhecimento prematuro do organismo e suas células. O Cacau também é fonte de magnésio, um mineral que ajuda na nutrição do sistema nervoso.
Brócolis: O Brócolis possui nutrientes que tem a capacidade de melhorar a memoria e preservar a boa saúde do cérebro. Os Brócolis ainda são fonte de sulforafano, uma substância poderosa que ajuda a relaxar as artérias, controlando assim a pressão arterial o que ajuda a prevenir a Doença de Alzheimer.
Ovo: Antes tido como vilão, hoje o Ovo é considerado um alimento poderoso. Na clara do Ovo é possível encontrar albumina, uma substância que, além de reforçar a musculatura, proporciona saciedade. Isso porque o Ovo ajuda produzir neurotransmissores que enviam uma mensagem indicando que o estômago esta satisfeito.
Já a gema do Ovo possui colina, um nutriente que participa da construção membrana de novas células cerebrais e na reparação daquelas lesadas, protegendo, desta forma, a memória.
Cúrcuma: A Cúrcuma possui ações anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando na prevenção do envelhecimento e a eliminar as estruturas do cérebro associadas as doenças degenerativas, como por exemplo, a Doença de Alzheimer.
Frutas vermelhas (morango, framboesa, amora): As Frutas vermelhas possuem antocianina, uma substância anti-inflamatória e antioxidante que evita o envelhecimento precoce, além de combater as intoxicações alimentares.
Romã: A Romã possui polifenóis, compostos que ajudam o corpo a combater os radicais livres, moléculas que causam danos as células cerebrais, ajudando assim, a prevenir a Doença de Alzheimer.