Os Alimentos que Devem ser Evitados Durante a Gravidez, por ser um verdadeiro veneno para as gestantes. Alem disso, que a gestação deixa qualquer mulher com um apetite de leão não é novidade. Também sabemos que algumas mulheres começam a ter desejos por alimentos que antes não gostavam ou até mesmo exóticos, porém nem tudo está liberado e alguns alimentos do dia a dia também devem ser evitados na gravidez.
Uma boa nutrição é de extrema importância durante a gravidez. Todos nos sabemos que deveríamos evitar bebidas alcoólicas e cigarros durante a gravidez, mas sobre a comida? Aqui estão os alimentos que devem ser evitados na gravidez. Esta não é uma lista exaustiva de todos os alimentos para se preocupar, mas são dez dos mais importantes. Então, confira Os 15 Alimentos que Devem ser Evitados Durante a Gravidez.Queijos Importados: Os queijos importados, como brie, camembert, roquefor, queijo fate, gorgonzola, queijo branco, queijo fresco, e todos os queijos de pasta azul são geralmente feitos a partir do leite não pasteurizado e pode conter uma bactéria chamada listeria que podem causar aborto. Se o queijo não é importado e feito com leite pasteurizado é totalmente seguro para mulheres grávidas.
Carne Crua, Aves e Frutos do Mar: Carne crua e frangos podem conter salmonelas e outras bactérias. Mesmo a carne rara deve ser evitada. Sushi e outros frutos do mar crus devem ser evitados também.
Ovos Crus: Ovos crus podem estar contaminados com salmonelas e deve ser evitado. Isso inclui alimentos que contenham ovos crus, como gemada, César salada e molho holandês.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Peixe com Alto Teor de Mercúrio: peixe que contém altos níveis de mercúrio deve ser evitado porque o mercúrio pode causar danos cerebrais. Os Peixe que apresenta um teor de mercúrio elevados são os peixe espada, tubarão, cavala, espadim, garoupa, e vidro laranja.
Os peixes que também são ricos em mercúrio e só devem ser consumidos com moderação (2-3 vezes por mês) são linguado, enlatados atum branco, fresco atum rabilho, truta do mar, lagosta, e anchova.
Pate: Pate ou outras páginas espelhadas, a carne também pode conter listeria, que pode causar aborto.
Leite não Pasteurizado: O leite não pasteurizado pode conter listeria, que pode causar aborto.
Vegetais Não Lavados: O solo em que os vegetais são cultivados podem conter toxoplasmose, por isso é importante lavar bem todos os legumes antes de comer.
Ovos Crus: Ovos crus têm sido associados a surtos de salmonela no passado e muitas pessoas aconselham as mulheres grávidas que evitem de comer.
Adoçantes: Antes de sair tomando refrigerantes ou outras bebidas dietéticas fale com seu médico. Há muita controvérsia sobre o uso de adoçantes na gravidez e somente seu médico poderá orientar a quantidade permitida e segura para o seu caso.
Na dúvida é melhor substituir os alimentos e bebidas com adoçantes para alimentos mais saudáveis como frutas e legumes e bebidas como sucos naturais, água e leite pasteurizado, além de trazerem benefícios nutricionais para a gestante e bebê não oferecem risco à saúde.
Bebidas Alcoólicas: Não existe uma quantidade segura de ingestão, qualquer quantidade poderá provocar sérios problemas na formação do bebê. Todas as bebidas alcoólicas são proibidas em qualquer estágio da gestação.
Canela: A canela é, inclusive utilizada como aliada em vários tratamentos, porém durante a gestação é melhor manter distância de chás, doces e outros alimentos que utilizem a canela.Importante Saber: Todos os alimentos gordurosos e com muita concentração de açúcar devem ser ingeridos com muita moderação. Adote o bom senso na hora de escolher seus alimentos e prefira sempre os saudáveis e nutritivos. O ganho de peso da gestante deverá ser monitorado durante as consulta pré-natais para que a saúde da mamãe e bebê esteja em ordem.
Havendo qualquer dúvida fale com seu médico, ele poderá orientar de forma segura os alimentos que você poderá ingerir, inclusive se aquele desejo maluco de comer picanha com sorvete de chocolate e calda de cereja está liberado.