A Alfafa é uma planta medicinal, também conhecida como Alfafa-verdadeira, muito utilizada como remédio caseiro para acalmar, reduzir a ansiedade e o cansaço, assim como para tratar problemas urinários.
O nome científico da Alfafa é Medicago sativa e esta planta medicinal pode ser encontrada na sua forma natural em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres, ou na sua forma preparada para saladas em alguns mercados e supermercados.
Características da alfafa:
A alfafa, também conhecida como medicago sativa, é uma planta pertencente à família das leguminosas. Possui diversas características que a tornam uma forragem muito utilizada na alimentação de animais, principalmente devido ao seu alto valor nutricional. Algumas das principais características da alfafa são:
- Rápido crescimento: a alfafa é uma planta de crescimento rápido, o que permite múltiplas colheitas ao longo do ano.
- Alta tolerância ao corte: a alfafa suporta bem o corte e rebrota rapidamente após a colheita, tornando-a uma forragem de boa qualidade e alta produtividade.
- Nutricional mente rica: a alfafa é uma excelente fonte de proteína, fibras, minerais (como cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (principalmente vitaminas A, D e K).
- Boa digestibilidade: a alfafa possui uma boa digestibilidade, o que a torna uma forragem de fácil absorção pelo sistema digestivo dos animais.
- Fixadora de nitrogênio: a alfafa é capaz de fixar nitrogênio a partir do ar, o que contribui para melhorar a fertilidade do solo e reduzir a necessidade de adubação química.
- Resistente a secas: a alfafa possui raízes profundas que lhe conferem uma boa resistência à seca, garantindo sua sobrevivência em condições de pouca umidade.
- Versatilidade: a alfafa pode ser utilizada tanto na alimentação de animais de fazenda (como bovinos, ovinos e equinos)
- como na alimentação humana, sendo consumida em forma de brotos, folhas e suco.
Essas são algumas das características da alfafa que a tornam uma forragem tão valorizada na agricultura e na alimentação animal.
Valor nutricional da alfafa
A alfafa é um alimento de baixa caloria e rico em nutrientes. Uma xícara de brotos de alfafa
contém:
Gordura
Carboidrato
Fibra
Proteína
Cálcio
Ferro
Potássio
Fósforo
Vitamina A
Vitamina C
Vitamina E
Vitamina K
Quais são os benefícios da alfafa?
benefícios da alfafa
A seguir veja os principais benefícios da alfafa para saúde são:
1. Controla o colesterol
Este benefício da alfafa ajuda na eliminação do colesterol ruim de seu corpo. Ele impede que os níveis de colesterol em seu corpo fiquem muito alto, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas.
2. Trata problemas digestivos
É bem conhecido que a Alfafa é eficaz no tratamento de problemas digestivos. Gastrite, úlceras de estômago, indigestão, inchaço, náuseas, etc, pode ser evitado com o uso desta planta maravilhosa. Os brotos de Alfafa também são famosos por sua eficácia no tratamento da constipação crônica devido ao seu alto teor de fibra.
3. Remove as toxinas do corpo
A Alfafa é conhecida por suas propriedades de desintoxicação, tornando-se um ótimo alimento para limpar seu corpo
4. Alfafa Previne o câncer
O câncer é uma doença que mata centenas de pessoas em todo o mundo a cada ano. Você pode evitar o risco de câncer, incluindo a Alfafa em sua dieta. Ele contém um aminoácido conhecido como canavanina, que é conhecido por prevenir a ocorrência de câncer. Também é conhecido por ajudar na ligação de carcinogéneos que estão presentes no cólon.
5. Alfafa previne doenças nos rins
A Alfafa tem propriedades diuréticas, que previne doenças do rim como a retenção de água. Ele também tem grandes propriedades que impedem que você desenvolva a infecção do trato urinário.
6. Previne doenças cardíacas
A Alfafa contém boas quantidades de antioxidantes, o que ajuda na prevenção da arteriosclerose, que é o início de qualquer doença cardíaca. Também é conhecido como um diluente de sangue natural e fortalece a rutina que está presente nos vasos sanguíneos.
7. Previne o sangramento
Esta planta milagrosa tem alta quantidade de clorofila, ferro e vitamina K. Estes nutrientes ajudam na produção extra de sangue no corpo. A alfafa é usada para tratar sangramento nas gengivas, hemorragias nasais, anemia e má coagulação de sangue.
8. Trata os sintomas da menopausa
Os fitoestrógenos são hormônios que podem ser usados para combater os sintomas da menopausa. Três tipos desse hormônio podem ser encontrados em Alfafa-coumestrol, genisteína e bio canina. Os minerais encontrados nesta planta também são eficazes para combater os sintomas da menopausa. Incluir aAlfafa como parte de sua dieta poderá lutar contra a secura vaginal, suores noturnos, baixos níveis de estrogênio, osteoporose pós-menopausa, etc.
Aumenta a imunidade: Os fito nutrientes, como L-canavanina e a clorofila na Alfafa, ajuda a aumentar a resistência do corpo a doenças. Ele ajuda na redução do açúcar no sangue, prevenção de diabetes tipo II, diabetes adulto-início, etc. Também é conhecido por impedir que tumores se desenvolvam em diferentes partes do corpo.
9. Previne o reumatismo do sangue
Alfafa tem propriedades diferentes que o tornam um agente antirreumático. Ela ajuda na prevenção de pedras nos rins e cascalho, edema, artrite, artrose, úlceras varicosas, envenenamento de metais pesados, etc
A Alfafa é usada para o tratamento de muitos outros distúrbios e problemas de saúde, tais como fadiga, perda de energia, fraqueza da memória e diminuição do estado de alerta, má função da tireoide, problemas de cabelo partido, unhas frágeis, cegueira noturna, problemas dentários, deficiência de proteína, baixa Produção e má qualidade do leite materno, ossos fracos, escorbuto e desnutrição.
10. Bom gente rejuvenescedor
O chá de Alfafa é uma fonte de nutrição. Portanto, aumenta o poder de imunidade do corpo, é um aperitivo ideal e um remédio caseiro seguro para anemia.
11. Controla o nível de açúcar
A natureza diurética deste chá de Alfafa mantém os níveis de açúcar sob controle. Aqueles que são diabéticos podem usar este chá para evitar uma onda indesejada de açúcar no sangue.
12. Ajuda na perda de peso
A natureza desintoxicante do chá de Alfafa permite manter os níveis de açúcar sob controle. Além disso, sendo enriquecido com proteínas e fibras em abundância, é um lanche maravilhoso para aqueles que estão em um regime de perda de peso.
13. Controla o sangramento excessivo
A vitamina K é conhecida como a vitamina da coagulação do sangue. O chá de Alfafa é uma fonte surpreendente desta vitamina. Ele ajuda na coagulação do sangue, protegendo você de situações cruciais que podem surgir d sangramento uterino e sangramento do nariz.
14. Controla o nível de pressão arterial
Um nível elevado de pressão arterial é perigoso se não for cuidado no momento certo. Pode levar a condições médicas sem precedentes, incluindo AVC e infarto do miocárdio. Apenas um copo do chá da alfalfa por dia pode ser benéfico em manter o nível da pressão de sangue sob o controle.
15. contra a depressão
O chá de Alfafa é conhecido por ter efeito calmante e sedativo sobre o sistema nervoso. Uma xícara de chá de Alfafa pode ajudá-lo a vencer o estresse e manter a ansiedades afastada. Também é conhecido por ser bastante eficaz na resolução de insônia e outros distúrbios do sono.
16. Melhorar a saúde óssea
Uma xícara de brotos de alfafa representa 8% da ingestão diária recomendada de vitamina K. Devido ao papel da vitamina K na construção do tecido ósseo, ela tem potencial para apoiar a saúde óssea.
17. Tem alto teor de ferro
Assim como o fósforo, o ferro é um mineral essencial obtido dos alimentos. A alfafa fornece 0,96 mg de ferro em uma única porção ou cerca de 50% da ingestão diária recomendada . Embora o ferro não seja o mineral mais prevalente no superalimento, ele ainda traz muitos benefícios à saúde .
Usos da alfafa
Além dos seus benefícios dietéticos, a alfafa é frequentemente utilizada em terapias alternativas para tratar condições médicas e distúrbios metabólicos. Algumas pessoas afirmam que pode ajudar no tratamento de diabetes , colesterol alto , artrite , infecções do trato urinário , problemas menstruais e outros distúrbios. No entanto, há poucas evidências que apoiem estes supostos benefícios.
Como plantar alfafa em casa:
Brotos de alfafa frescos são um complemento delicioso para sanduíches e saladas e podem ser usados como guarnição para sopas ou tacos. Para germinar alfafa em casa, siga estes passos:
- Adicione aproximadamente 2 colheres de sopa de sementes em uma tigela ou jarra com água.
- Deixe descansar por 8 a 12 horas.
- Escorra as sementes e enxágue-as.
- Remova o máximo de água que puder e deixe-os descansar em temperatura ambiente em um local ensolarado por pelo menos 3 dias.
- Enxágue e escorra a cada 8-12 horas.
- Após 3 dias, leve as sementes para um local com luz solar indireta e continue a enxaguá-las periodicamente.
- Eles devem estar prontos para comer após 5 a 6 dias.
- Tome precauções para garantir condições de cultivo seguras, a fim de evitar o risco de contaminação bacteriana.
Quais são os potenciais efeitos colaterais da alfafa?
Devido ao alto teor de saponinas e canavanina, os brotos de alfafa crus podem ter efeitos adversos no organismo quando consumidos em excesso. Você deve conversar com seu médico se você:
- Grávidas ou amamentando: Os efeitos adversos documentados da alfafa durante a gravidez incluem possível estimulação uterina. Além disso, brotos e suplementos de alfafa crua apresentam risco potencial de contaminação por E. coli , salmonela e listeria .
- Sofrendo de doenças autoimunes: A alfafa pode fazer com que o sistema imunológico fique hiperativo, o que pode piorar os sintomas de doenças autoimunes, como esclerose múltipla , lúpus e artrite reumatóide .
Tomar anticoagulantes (anticoagulantes): A alfafa contém grandes quantidades de vitamina K, que pode interferir com medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina . - Extremamente sensível ao sol: A alfafa pode aumentar sua sensibilidade à luz solar. Quando tomado junto com medicamentos que o tornam fotossensível, você pode ficar mais sujeito a queimaduras solares, erupções cutâneas ou bolhas.
- Imunocomprometido: Se você estiver imunocomprometido devido à quimioterapia, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana ou transplante de órgão, evite comer alfafa crua.