Os benefícios da moringa são muitos pois esta planta possui ricas propriedades medicinais que são essenciais para saúde do corpo humano. A moringa– ou moringas oleifera – é uma planta que pode ser encontrada em regiões como a Ásia, África, América Central, América do Sul e Havaí.
A planta é conhecida como “árvore milagrosa” porque pode ser aproveitada por inteiro (folhas, raízes, cascas, sementes, frutas e flores). Das flores e folhas, é produzido chá medicinal muito popular em vários países contra resfriados, entre outras funções.
A moringa também tem ação renovadora das células da epiteliais, do cérebro e dos órgãos sexuais. Existem estudos que demonstram sua eficiência antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiespasmódica, antidiabética, diurética e vermífuga (flores e sementes).
Benefícios da moringa para saúde:
1. Contra a diabetes:
A moringa pode exercer efeitos antidiabéticos no tratamento de Diabetes Mellitus. As pesquisas demonstraram que o tratamento com a planta funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, a planta também mostrou uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.
2. Saúde capilar:
A moringa contribui para manter o cabelo desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.
3. Melhora a saúde dos ossos:
Os extratos da moringas são benéficos para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais essenciais tais como cálcio e fósforo. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficazes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite, ao mesmo tempo, ajudando a curar várias doenças ósseas como a fratura mandibular óssea ou maxilar.
4. Combate o câncer:
A moringas é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore possuem propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol.
Outro estudo demonstrou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos da planta conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário, carcinogêneos hepática e papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.
5. Contra a hipertensão pulmonar:
As moringas são eficazes em manter níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Os componentes bioativos, tais como isotiocianato de niaziminin, que estão presentes nesta planta evitam o espessamento das artérias e reduz o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.
6. Previne o crescimento de fungos:
A Moringa possui qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores da planta ajudam na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.
7. Contra os radicais livres:
As moringas possuem ação antioxidante, tanto que uma pesquisa feita com mulheres e divulgada em 2012 mostrou que a ingestão de sete gramas da folha da planta em pó todos os dias por três meses causou um aumento significativo na quantidade de antioxidantes no sangue.
Os antioxidantes combatem os radicais livres, substâncias associadas ao envelhecimento precoce e à doença no coração e diabetes do tipo 2. A quercqetina, um dos antioxidantes encontrados na erva, pode ajudar a diminuir a pressão arterial.
8. Ajuda a reduzir o colesterol ruim:
As moringas servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da planta, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.
9. Previne alergias:
As moringas possuem qualidades antialérgicas. Pesquisas validaram a ação inibitória deste chá nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.
10. Saúde da pele:
A moringa possui significativas propriedades de cura de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da planta no tratamento de feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.
11. Ajuda reduzir o colesterol ruim:
As moringas servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da planta, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.
12. Eliminar pedras nos rins:
A moringa é eficaz contra a formação de pedras no rim, bexiga e o útero. De acordo com a investigação, a administração deste chá exerceu atividade anti-urolitíase e resultou em uma notável redução nos níveis de oxalato urinário. O efeito curativo do chá também demonstrou uma redução na formação de depósitos de pedra e ajuda na regulação da síntese de oxalato endógeno.
13. Contra a asma:
Os benefícios da moringa também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com o Chá desta planta ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A planta estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.
14. Previne a obesidade:
As moringas ajudam no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivos e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B nas folhas da planta ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.
15. Ajuda a prevenir a anemia:
As moringas são eficazes no tratamento da anemia falciforme. Recentes estudos validaram o potencial anti-falcização de extratos desta, o que é atribuído à presença de Zinco e flavonoides, tais como campferol, quercetina, e acacetin, bem como os ácidos fenólicos, tais como o ácido melilotic e ácido vanílico.