Desde os primórdios da agricultura, os Cereais têm proporcionado benefícios para a saúde de forma ilimitada para a humanidade como um alimento básico na nossa dieta. Os Cereais são ricos em hidratos de carbono complexos que fornecem energia suficiente, ajudam a prevenir o câncer, constipação, distúrbios do cólon, os níveis de açúcar no sangue e também enriquecem a saúde geral com proteínas abundantes, gorduras, lipídios, minerais, vitaminas e enzimas.
Os Cereais são enriquecidos com Niacina, Ferro, Riboflavina e Tiamina. Sua maioria tem teores de fibra abundantes, especialmente na Cevada, Aveia e Trigo. Os Cereais também têm farelo solúvel que auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue e mantém doenças cardíacas afastada. Além disso, O consumo de Cereais também significa uma ingestão de grandes quantidades de proteínas. Os Cereais matinais são frequentemente consumidos com leite o que faz de uma refeição rica em proteínas. Para as crianças, os cereais enriquecidos com ferro são considerados os alimentos premium.
O Que São Cereais?: Os Cereais ou grãos pertencem a ‘Poaceae ou Gramineae“, as famílias de monocotiledóneas e são cultivados em grande escala para obter os componentes comestíveis de suas sementes de frutas. Botanicamente, estas frutas são chamados de “cariopse” e são estruturalmente dividido em endosperma, germe e farelo. Os Cereais fornecem mais energia do alimento do que qualquer outro tipo de cultura, por isso, eles são conhecidos como alimentos básicos.
História dos Cereais: Seja ela a história do mundo, o crescimento de civilizações ou desenvolvimento nos padrões de dieta humanos, o cultivo de grãos de Cereais tem desempenhado um papel significativo. A palavra “cereal” é derivado de ‘Ceres’ – o nome da deusa romana da agricultura e da colheita. Diz-se que cerca de 12.000 anos atrás, as antigas comunidades agrícolas habitadas no sudoeste da Ásia cultivaram os os primeiros grãos de cereais.
Produção de Cereais: Além do seu valor nutritivo superior, os cereais são popularmente usado em cozinhas de todo o mundo para o seu crescimento prolífico. Diferentes países têm diferentes cereais como seu principal alimento; a razão para esta diversidade é a estatística de produção. Por exemplo, o Trigo é o cereal mais importante na dieta da maioria dos países europeus e Índia. Por outro lado, o Arroz é o principal grão usado na China, Japão, Sudeste da Ásia, Bangladesh, Paquistão, Brasil, Myanmar, Vietnã e os EUA.
O cereal básico no Norte, América Central e África é o Milho, enquanto o sorgo é amplamente consumido na Índia e África. Muitos fatores como diferenças climáticas, a escolha da população, qualidade da produção e outros motivos são responsáveis por tais diferenças globais de consumo de cereais em regiões tropicais e subtropicais. Os Cereais também são conhecidos como o “esteio da vida”. No entanto, este nome não é totalmente justificado em um verdadeiro sentido, porque você provavelmente não pode viver de Cereais exclusivamente para sua vida e ainda manter uma saúde ótima.
Tipos de Cereais: Os grãos mais familiares usados em todo o mundo incluem o Arroz, Milho, nachinim, bajra, Trigo, Cevada, Sorgo, Painço italiano e Aveia. Aqui nós discutimos sobre algumas
das variedades de cereais mais amplamente utilizados.
Arroz: Ele é provavelmente o cereal mais comum e popular consumido em todo o mundo; especialmente em regiões tropicais e temperadas. O Arroz não pode crescer em regiões frias. Ele é usado como o alimento básico na maioria dos países e os restaurantes de todo o mundo tem criados receitas com este alimento que são realmente muito apetitosa.
Arroz integral: O Arroz Integral é outra variedade de arroz que é rico no grupo da vitamina B, especialmente de Tiamina, Riboflavina, Niacina e minerais como Ferro, Potássio, Fósforo e Magnésio.
Milho: O Milho é o cereal essencial em continentes como a África e América do Sul, assim como usado como ração animal em todo o mundo. A pipoca é também um produto de milho popular, que se tornou um petisco favorito para todas as idades em todo o mundo.
Trigo: Este é um cereal nobre consumido em zonas temperadas, especialmente na Austrália, América do Norte, Europa e Nova Zelândia. O trigo é um ingrediente importante em alimentos como pão, biscoitos, bolos, mingau, bolos, biscoitos, panquecas, rosquinhas, molho e alguns outros cereais. O trigo é cultivado em diferentes formas em todo o globo. Algumas espécies selvagens de trigo são agora domesticados e são cultivados amplamente em zonas agrícolas específicas.
Cevada: Este cereal é popular e altamente nutritivo. Normalmente cultivada para maltagem, a pecuária também prospera sobre ele em terras que não são capazes de crescer trigo devido às condições financeiras e climáticas.
Sorgo: O Milho é consumido amplamente na África e na Ásia; ele também é considerado um bom alimento para o gado.
Mingau de milho: É cultivada amplamente na África e na Ásia. O mingau de milho é extremamente popular na China, Alemanha e Rússia. Ele também é usado em bebidas alcoólicas e, por vezes, como ração de animal.
Aveia: A Aveia é inicialmente um cereal básico na Escócia, mas agora é muito popular como cereais matinais em quase todos os países. Devido à sua propriedade rica em fibras, ela é considerada como vital para todas as idades e são usados como ração animal.
Centeio: O Centeio é um cereal importante cultivado em climas frios. Ele é usado para fazer pães, cerveja, whisky, vodka e também como forragem animal.
Fonio: O Fonio é cultivada na África Ocidental e algumas áreas remotas da Índia. Ela cresce facilmente em regiões semiáridas com má qualidade do solo e em um curto período de apenas seis a oito semanas. O fonio é usado no pão, mingau e cerveja.
Trigo sarraceno: Este cereal é popularmente usado em panquecas, macarrão e mingau. É também usado como cereais, mas suas características não estão relacionadas com o trigo. Este cereal é rico em proteínas e aminoácidos.
Quinoa: Este cereal é rico em fibras dietéticas, Ferro, magnésio e Fósforo. É cultivada principalmente no Andes. No entanto, também é popular na América do Norte.
Outros tipos: O Milho, Arroz e Trigo juntos compõem 87% da produção total de grãos em todo o mundo. Há muitos mais cereais que são usados em regiões específicas, mas não são tão populares como os mencionados acima. O ‘teff’ é um cereal amplamente cultivado na Etiópia mas pouco conhecido em outros lugares. É rico em fibras e proteínas. Ele é frequentemente usado como alimento básico, ou em algum momento usado como cereais de pequeno-almoço. O Arroz Selvagem é cultivado moderadamente na América do Norte; já o ‘amaranto’ foi inicialmente usado pelo império asteca e agora é amplamente cultivada na África.
Composição e Valor Nutricional dos Grãos de Cereais: Pertencente ao grupo de alimento do complexo de carboidratos, os cereais são fontes ricas em minerais, vitaminas, óleos, proteínas e gorduras. Os grãos de cereais integrais têm um revestimento exterior de farelo, endosperma um amido, e um germe.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Farelo: As camadas exteriores do grão são chamadas de farelo, que é feito de cerca de 5% do núcleo. O kernel é rica em fibras e minerais, enquanto o farelo contém quantidades elevadas de Tiamina e Riboflavina.
- Aleurona: No processo de refinação, a camada de farelo é removida e logo após a camada de aleurona é exposto, que fica logo abaixo do farelo. Esta camada também é rica em Fósforo, proteínas, gordura e Tiamina.
- Endosperma: Infelizmente, esta camada também é perdida durante o processamento. Quando o endosperma é utilizado, esta grande parte central do núcleo tem uma elevada percentagem de amido e proteína e baixo em vitamina ou conteúdo mineral.
- Gérmen: A pequena estrutura na parte traseira do núcleo é conhecido como o gérmen. Rica em proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, este gérmen é o depósito de nutrientes enquanto a semente germina.
Benefícios dos Cereais Para Saúde:
Cereais São Fonte de Energia: Os Cereais são, provavelmente, a maior fonte de energia para os seres humanos. Fornecendo quase 30% do total de calorias em uma dieta regular, os cereais são, provavelmente, a comida calórica mais consumida na América. Esta percentagem sobe em lugares como a África rural, na Ásia e na Índia em que os cereais são usados para abastecer cerca de 70 a 80% das necessidades de energia (já que a pessoa nessas regiões não se pode dar ao luxo de comer outros alimentos como frutas, legumes, carne ou produtos lácteos.
Os Cereais são baratos e uma fonte disponível de energia. Esta é provavelmente a razão principal pela qual as pessoas de todos os orçamentos preferem cereais como o fornecedor de energia importante na sua dieta. A ingestão de cereais tende a ser bastante elevada entre as famílias de renda pobres pois alcançam uma boa quantia de energia através de uma despesa mínima.
Elevado conteúdo mineral: Nos Cereais, cerca de 95% de minerais são os sulfatos e fosfatos de Magnésio, de Potássio e de Cálcio. Uma boa quantidade de Fósforo no setor dos cereais está presente, chamado de fitina. Os fitatos presente nos cereais reduzem consideravelmente a atividade de absorção de ferro. Os cereais não refinados têm mais fitatos em relação aos Cereais refinados.
Depois da germinação de cereais, os fitatos diminuem devido à quebra de enzimas, e, em seguida, o teor de Ferro é reforçada. Esta é a razão pela qual as farinhas de cereais maltados são tem maior valor nutricional do que a farinha crua. O Zinco, Cobre e Manganês também estão presentes em cereais em quantidades muito pequenas. Os cereais quase não têm Cálcio e ferro. Entre os cereais, o Arroz é a fonte mais pobre do Ferro e Cálcio.
Cereais Ajudam na Prevenção do Câncer: Os produtos de Trigo Integral reduzem as chances de câncer de mama. Os Cereais são ricos em fitoesteróis ou esteróides à base de plantas e estrogênio vegetal que estimulam o hormônio estrogênico. Os fitoesteróis ligam-se a receptores de estrogénio presentes nos tecidos estrogénico da mama promovendo o crescimento do câncer da mama. Muitos estudos têm demonstrado que o câncer do cólon pode ser evitado pelo consumo de produtos de trigo integral ou cereais ricos em fibra. Os fitoesteróis aumentam o movimento das fezes através dos intestinos, comprimindo desse modo o tempo de reabsorção do estrogénio para a corrente sanguínea através da parede do cólon.
Cereais Previne a constipação e desordem no Cólon: Os Cereais têm ambas as fibras insolúveis e solúveis como a celulose, pectina e hemicelulose. Estas fibras estão presentes no farelo e pericarpo, o qual muitas vezes fica demolida durante o processamento. Por conseguinte, é aconselhável consumir cereais integrais para curar os problemas de prisão de ventre extremas. Os Cereais também melhoram eficazmente o peristaltismo do intestino e aumentam o volume das fezes, mantendo, assim, o seu sistema interno limpo.
Cereais Controla os Nível de Açúcar no Sangue: O teor de fibra nos cereais diminui a velocidade de secreção de glicose dos alimentos, mantendo assim os níveis de açúcar no sangue.
Cereais Fornece Proteína: As proteínas estão presentes em todos os tecidos do grão de cereal. As áreas que mais possuem concentração de proteína são escutelo, camada embrião e aleurone. Quantidades moderadas podem ser encontradas no endosperma, pericarpo e tegumento. A concentração de proteínas torna-se mais densa no endosperma do centro para a fronteira. As proteínas de cereais são de diferentes tipos, como albuminas, prolaminas gliadinas, globulinas e glutelinas. Estes tipos de proteínas são chamados de “proteínas de glúten”.
Este glúten tem extraordinária elasticidade e propriedades celulares, principalmente presentes em grãos de trigo, mas também, em alguns outros tipos de cereais. Os cereais têm geralmente de 6-12% de proteínas, mas a falta de lisina. O teor de proteína varia em cada tipo de cereal. Por exemplo, o Arroz contém menos proteína em comparação com outros cereais. Embora em menor quantidade, a qualidade de proteína de Arroz é melhor do que a proteína de outros cereais. Quando você consume cereais com leguminosas, a qualidade da proteína melhora automaticamente, devido à suplementação mútua.
Cereais Diminuir os Ricos de Multimorbilidade: Recentes pesquisas sugerem que um maior consumo de vegetais, produtos integrais e frutas pode diminuir o risco de multimorbilidade.
Cereais São Fonte de Vitaminas: Se você está sofrendo de uma deficiência na vitamina do complexo B, adicione cereais integrais em sua dieta. A maioria das vitaminas à base de cereais estão presentes no farelo exterior, mas o processo de refinação geralmente reduz o teor de vitamina B, e, assim, é aconselhável consumir cereais integrais. Os Cereais são normalmente desprovidos de qualquer Vitamina A ou Vitamina C; unicamente o milho tem pequenas quantidades de caroteno. Os grãos de cereal são processados para extrair óleos que são ricos em vitamina E. O óleo de arroz tem quantidades mais concentradas de Vitamina E que outros óleos disponíveis no mercado.
Os cereais são ricos em enzimas, particularmente protease, amilase, lipases e oxido-redutases.
Os cereais são, sem dúvida, cheio de nutrição, mas, infelizmente, o processo de refino degrada a sua qualidade. O grau de moagem, polimento e refino até certo ponto decide o teor de nutrientes dos cereais. Alguns nutrientes são perdidos durante a preparação dos alimentos, especialmente lavagem e métodos de cozinho, o que resulta no esgotamento de nutrientes na pele dos grãos.
Efeitos Negativos do Consumo de Cereais?
Existem algumas desvantagens dos Cereais quando se trata de um consumo excessivo. A maior parte das variedades comerciais de cereais têm uma abundância de sal, açúcar e gordura, o que deve ser evitada em excesso. Além disso, os produtos com altas concentrações de farelo muitas vezes levam a certos desconfortos, como dor abdominal, distensão abdominal e gases intestinais.
A maioria dos grãos são azídicos na natureza, assim eles podem produzir certo estado de acidez dentro dos tecidos e do sangue. O consumo de Cereais não controlada pode conduzir a um envelhecimento prematuro e aumentar as chances de certas doenças como a artrite.
Os grãos são comparativamente mais difíceis de ser digerida do que saladas, frutas, brotos ou legumes, por isso é sempre recomendável ter cereais em quantidades moderadas para evitar doenças crónicas. Mesmo assim, os grãos de cereais são aconselhados a ser consumido após o cozimento leve.
Se você está sofrendo de doença celíaca ou síndrome do intestino irritável, evite cereais integrais pois agravam essas condições.
Seleção de cereais para crianças: Os grãos têm provado ser excelente comida para as crianças desde os tempos antigos. Eles fornecem energia e alimentação suficiente para o crescimento saudável. Se você pode alimentar seu filho com pelo menos uma xícara de cereal, a criança ganha quase metade das necessidades diárias da maioria das vitaminas e minerais. Se você adicionar leite ou iogurte para o cereal, ele irá melhorar o conteúdo nutricional da refeição ainda mais. No entanto, a escolha do cereal certo para seu filho é muito importante.
Confira os grãos de cereais que têm grandes quantidades de proteínas, ferro e fibras. O Ferro é muito importante para a formação do sangue saudável e de. Algumas boas escolhas para o seu filho durante o horário das refeições incluem Milho, Cevada, Trigo mourisco, Centeio, Aveia e trigo integral.
Você também pode introduzir cereais suculentos para seus filhos. Como disse antes, quando você adicionar leite aos cereais eles podem criam uma refeição completa de proteínas. Se o seu filho precisa de calorias e proteínas, pode ir para uma combinação de leite e cereais. Por outro lado, se o seu filho está na necessidade de absorção de ferro, suco misturado com cereais é a opção.