O Milho é uma planta de grandes grãos que se diz ter se originado no México e na América Central. Embora visto como um vegetal, é realmente um grão de alimentos.
O caule frondoso do Milho produz orelhas, que contêm os grãos conhecidos como grãos. Para cada kernel na espiga, há uma corda de seda. Os grãos brancos e amarelos são mais populares, mas hoje, o Milho está disponível em vermelho, marrom, azul e roxo também.
O que é milho?
Milho é uma planta de grãos que se originou no sul do México. Os grãos ou sementes de milho contêm a maioria de seus nutrientes e são as partes mais consumidas. Eles vêm em várias cores, dependendo de onde o milho é cultivado e qual espécie ou variedade. Outra variante genética, chamada milho doce, tem mais açúcar e menos amido no material nutritivo.
O Milho está disponível em latas ou frascos nos supermercados e é usado na culinária asiática. Este grão está geralmente disponível no verão e pode ser cozido de diversas formas.
O Milho doce pode ser usado para enfeitar o arroz fresco ou cozido com cebola e pimentas para fazer um lanche à noite. A melhor parte é que o Milho não é apenas delicioso, mas rico em vitaminas, minerais e fibras, oferecendo assim vários benefícios para a saúde. Então, confira os Benefícios do Milho para saúde:
- Ajuda a auxiliar na digestão;
- Ótimo para prevenir anemia;
- Excelente para aumentar a energia do corpo;
- É bom para diminuir o colesterol;
- Ajuda a ganhar peso;
- Ótimo para prevenir o diabetes.
Valor Nutricional do Milho
- Valor energético 138.2kcal=580
- Carboidratos 28,6g
- Proteínas 6,6g
- Gorduras saturadas 0,2g
- Gorduras monoinsaturadas 0,2g
- Gorduras poliinsaturadas 0,6g
- Fibra alimentar 3,9g
- Fibras solúveis 0,0g
- Cálcio 1,6mg
- Piridoxina B6 0,0mg
- Fósforo 112,7mg
- Manganês 0,1mg
- Magnésio 32,6mg
- Lipídios 0,6g
- Ferro 0,4mg
- Potássio 184,8mg
- Cobre 0,1ug
- Zinco 0,5mg
- Tiamina B1 0,3mg
- Sódio 1,1mg
Benefícios do Milho para saúde
Para Auxiliar na Digestão:
O Milho é rico em fibras alimentares, que compreende tanto fibras solúveis quanto insolúveis. A fibra solúvel encontrada no Milho ajuda a bloquear a absorção de colesterol ao se transformar em consistência em forma de gel, enquanto a fibra insolúvel evita a constipação e problemas intestinais, promovendo fezes suaves e volumosas que podem se mover facilmente através dos intestinos, reduzindo as chances de síndrome do intestino irritável e diarreia.
Para Previne a Anemia:
A anemia é causada devido à deficiência de Vitamina B12 e ácido fólico. O Milho contém uma quantidade significativa destes, bem como o ferro, que é um dos minerais essenciais necessários para formar novos glóbulos vermelhos. A deficiência de ferro também pode causar anemia.
Para Aumentar Energia do Corpo:
O Milho é considerado um vegetal amiláceo, pois contém uma grande quantidade de carboidratos que fornecem energia a curto e longo prazo.
Além disso, o Milho também garante o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Um copo de Milho fornece cerca de 29 gramas de carboidratos.
Para Diminuir o Colesterol LDL:
O colesterol é produzido pelo fígado e geralmente existem dois tipos de colesterol, HDL o colesterol bom e LDL o colesterol ruim. O colesterol ruim aumenta devido à ingestão de alimentos gordurosos, enfraquecendo assim o coração e causando doenças cardiovasculares.
O Milho doce é rico em Vitamina C, carotenóides e bioflavonoids que mantêm seu coração saudável controlando os níveis de colesterol e aumentando o fluxo de sangue.
Para Ganhar Peso:
O Milho é uma ótima opção para pessoas com baixo peso, conhecido como “ganhadores duros.” Ele aumentar sua ingestão calórica de modo a colocar alguns quilos em seus quadros. O Milho é calórico denso e rico em carboidratos que ajuda a aumentar o seu corpo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para Prevenir o Diabetes:
Frutas e vegetais orgânicos como o Milho provaram ser efetivos na redução dos sinais de diabetes. O consumo regular de grãos de Milho ajuda no tratamento de diabetes mellitus não insulino-dependente (NIDDM) e protege contra a hipertensão devido à presença de fitoquímicos fenólicos em Milho inteiro.
Para Fortalecer o Tecido Conjuntivo:
O tecido conjuntivo é composto de ossos, ligamentos, tendões, músculos e cartilagens. O Milho contém o manganês mineral traço que fortalece o tecido conjuntivo. Além disso, o manganês mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis e quebra carboidratos e gorduras para fornecer energia.
Para Melhorar a Visão:
Os grãos amarelos de Milho contêm substâncias chamadas carotenóides que reduzem o risco de degeneração macular, ou seja, comprometimento da visão no centro da sua linha de visão. O betacaroteno ajuda na produção de Vitamina A, apoiando assim uma melhor visão.
Para Combater o Câncer:
A pesquisa provou que os antioxidantes encontrados no Milho podem lutar e eliminar os radicais livres causadores de câncer. Além disso, o grão do Milho é uma boa fonte do composto fenólico, ácido ferúlico que é eficaz na luta contra tumores na mama e no fígado.
Para a Gestação:
Sendo uma fonte rica de ácido fólico, o Milho é particularmente benéfico para as mulheres grávidas. A deficiência de Ácido Fólico em mulheres grávidas pode causar o nascimento de crianças com baixo peso e também causar defeitos no tubo neural ao nascer.
Para Saúde do Coração:
É dito que o Milho tem um efeito anti-aterogênico nos níveis de colesterol, protegendo assim as doenças cardiovasculares. Além disso, o Milho também é benéfico para a saúde do coração, pois tem uma combinação óptica de ácidos graxos, permitindo que os ácidos graxos ômega-3 eliminem o colesterol ruim prejudicial e os substituam nos locais de ligação.
Para Prevenir a Doença de Alzheimer:
O Milho é uma boa fonte de timina, que é um participante integral nas reações enzimáticas centrais para a produção de energia, bem como a função das células cerebrais cognitivas.
Além disso, o Milho também é necessário para a síntese de acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória e cuja deficiência pode causar comprometimento relacionado com a idade na função mental e doença de Alzheimer.
Para Prevenir Doenças na Pele:
O amido de Milho é usado como ingrediente em muitos produtos cosméticos e pode até ser aplicado topicamente para acalmar erupções cutâneas e irritação.
Para Combater a Perda de Cabelo:
O Milho oferece uma ótima combinação de ácidos graxos e nutrientes, como a vitamina E. Assim, a aplicação tópica do Milho ajuda a manter os folículos pilosos hidratados, bem nutridos e evitando o envelhecimento prematuro.
Para Auxiliar na Saúde Óssea:
O Milho é bom para os ossos, pois é rico em cálcio e vitamina K. Além disso, o Milho ajuda a manter o padrão dos músculos e nervos saudáveis, pois possui Cálcio e potássio que são excelentes para os ossos.
Para Combater a Constipação:
O Milho é bom para a digestão adequada do organismo que é facilitada devido à presença de maiores quantidades de fibras que o Milho possui. Estas fibras contida no Milho ajuda a proporcionar o alívio da constipação.
Como selecionar e armazenar milho?
A planta de grãos está facilmente disponível em todos os mercados do mundo. É sempre bom consumir a planta de grãos fresco; no entanto, congelado também pode ser usado.
Ao comprar a planta de grãos fresco, certifique-se de que as cascas não estejam secas. Além disso, consuma calos frescos em poucos dias para garantir bom gosto. Para armazenar calos frescos, você pode manter a casca e armazená-los em recipientes herméticos na geladeira.
Efeitos colaterais do milho
O milho contém grandes quantidades de ácido graxo, portanto, para pessoas que já estão com alto risco de doenças cardíacas, o excesso da planta de grãos ou óleo pode exacerbar perigosamente essas condições e riscos.
Além disso, da planta de grãos é frequentemente transformado em xarope da planta de grãos rico em frutose, que é extraído para ser usado como adoçante.
É pior do que o açúcar de mesa e é uma causa da obesidade, assim como tem um impacto negativo em seus níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a planta de grãos é uma fonte rica de muitos nutrientes e fibras essenciais. Uma refeição rica da planta de grãos pode ajudar muito na proteção contra muitas doenças e enfermidades.