Os Melhores Alimentos Anti-Inflamatórios que você deve ter sempre em casa. Além disso, contar com a ajuda da alimentação é uma ótima ideia quando se trata de prevenir e amenizar as crises de doenças reumáticas. Inimigos de inflamações e inchaços, uma vasta lista de alimentos considerados funcionais pode agir contra os efeitos negativos do reumatismo.
“De maneira geral, os alimentos funcionais ao considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas”. A seguir, é possível conferir alguns alimentos com propriedades anti-inflamatórias, tais como suas outras ações em prol da saúde. Então, confira agora Os 15 Melhores Alimentos Anti-Inflamatórios:Cúrcuma: A Cúrcuma, se você ainda não ouviu falar, Ela é um dos Melhores Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, graças ao ingrediente activo, a curcumina, esta raiz podem inibir a síntese e a atividade da COX-2 e da 5-LOX, duas importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória.
Um estudo descobriu que pacientes com osteoartrite reduziu significativamente a dor e aumento da mobilidade quando consumiu apenas 200 mg de curcumina por dia (o grupo de controle sem a curcumina não teve melhorias significativas). A curcumina também ajuda a bloquear vias inflamatórias e, portanto, impede que as proteínas de desencadear a dor e inchaço.
Abacate: O Abacate é um dos principais Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, o Abacate desempenha um poderoso papel anti-inflamatório no organismo. Além de contar com a presença de ômega 3 em sua composição, acido graxo essencial que combate os sintomas da artrite reumatoide por conta de seu potencial anti-inflamatório, o abacate é rico em fitoesteróis e outras substancias que auxiliam no combate a inflamações.
Alho: O Alho é uma boa alternativa de Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, o bulbo do Alho é famoso por proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular, ou seja, combate a pressão alta e desempenha poderosas ações antioxidantes, por meio de um composto chamado alicina. “O alho contém alicina e quercetina, substancias que desempenham ações imunoestimulantes, antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, além de reduzir o colesterol e os triglicerídeos”.
Azeite: Excelente anti-inflamatório e antioxidante, ele é um acompanhamento ideal para saladas e outros pratos. “O azeite também auxilia na neutralização dos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento das células e diminuindo as chances de desencadear alguns tipos de doenças como o câncer”.
Batata-Doce: Um de seus principais benefícios e ação Anti-Inflamatórios. O alimento é conhecido por integrar dietas fitness e também possui vantagens contra as doenças reumáticas. Rica em vitamina A, a batata-doce tem uma grande participação na regeneração celular, além de contribuir para a boa atuação das defesas corporais, o que potencializa o sistema imunológico. Mas um de seus principais benefícios contra o reumatismo é a capacidade de manter um crescimento ósseo saudável e evitar a degeneração das articulações, já que a deficiência da vitamina no organismo pode culminar nesses dois problemas.
Chá Verde: A concentração de catequinas, polifenóis que atuam contra as inflamações de doenças com poder degenerativo, faz do chá verde um grande aliado na luta contra o reumatismo. “O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas. O Chás Verde não são apenas Alimentos Anti-Inflamatórios, a bebida ainda é rica em polifenóis, como as catequinas”.
Cranberries: O Cranberries contêm fitonutrientes anti-inflamatórios importantes que ajudam na proteção do sistema cardiovascular e prevenção do endurecimento das artérias. por isso o Cranberries é considerado uns dos Melhores Alimentos Anti-Inflamatórios. Além disso, elas também ajudam a prevenir as doenças associadas a inflamação do trato urinário (infecções do trato urinário), estômago (úlceras), e da boca (gengivite).
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Chia: Chia é uma boa opção de Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, a semente é muito poderosa, pois promove ganhos importantes à saúde. “A chia é uma das melhores fontes vegetais de ômega-3. Ela é considerada um superalimento por conter muitos benefícios á saúde e, em particular, pela presença de ômega-3, que combate as inflamações do organismo”. Além disso, a chia mostra-se eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e ate mesmo em alguns tipos de câncer.
Gengibre: O Gengibre é um dos principais Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, a característica mais marcante da raiz, sem duvidas, é sua picância. A substancia responsável pelo sabor exótico é denominada gingerol, que traz consigo uma qualidade muito importante: a de prevenir as inflamações. “O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, adotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos”.
Linhaça: Sozinha, ela já promove grande benefícios ao organismo, como ação Anti-Inflamatórios, a regulação do intestino e o combate ao colesterol ruim (LDL) por meio da alta concentração de fibras. Já quando ela é consumida em forma de óleo, os ácidos graxos são mais aproveitados, oque se torna um prato cheio contra as inflamações. “No óleo, é possível encontrar ácidos graxos que atuam de maneira benéfica na inflamação, na redução do colesterol e na saúde do coração. Portanto, quando se consome o óleo da semente de linhaça, seus benefícios serão garantidos com maior efetividade”.
Morango: Da família das frutas vermelhas, possui ácidos elágico que, além de antioxidante, ainda desempenha ações anticancerígenas. Os Morangos não são apenas Alimentos Anti-Inflamatórios.“As frutas vermelhas também são ricas em antocianinas, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, que combatem o envelhecimento precoce e previnem doenças”.
Nozes: Nozes é um dos Melhores Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, é altamente eficaz contra as inflamações, já que contém ômega-3 e demais substancias essenciais ao organismo. “todas as oleaginosas contêm altas concentrações de ácidos graxos essenciais, mono e poli-insaturados, e diversas vitaminas e minerais, destacando-se as do complexo B, folato, vitamina E, magnésio, potássio, cobre, cálcio, ferro, manganês e selênio”. Aipo: Um nutriente específico no Aipo, chamado “luteolina”, é particularmente eficaz contra o câncer e a inflamação. Este composto encontra-se em quantidades menores na pimentos, Salsa, Tomilho, Manjericão e a Hortelã. É um biofalvonoid o que significa que tem o dobro das propriedades antioxidantes da vitamina C, e a Luteolina impede essencialmente a via inflamatória no cérebro de se ligar e, portanto, ajuda a reduzir a quantidade de respostas inflamatórias desencadeadas no corpo.
Repolho Roxo: Se não ingerir alimentos anti-inflamatórios, o nosso corpo não pode regular a inflamação no nosso corpo que adquirimos do stress e do ambiente, bem como alimentos altamente processados, trigo e produtos animais. O Repolho roxo é rico em Antocianinas, ela é um agente anti-inflamatório!
Brócolis: O Brócolis é um alimento anti-inflamatório incrível, graças ao seus compostos sulforafano que ajudam o corpo a se livrar de compostos potencialmente carcinogênicos (causa de um corpo altamente inflamada) e aliviar a inflamação e estresse oxidativo. O brócolis também possui uma quantidade elevada de Vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente, que reduz os níveis de inflamação em até 45% do corpo!