Os principais alimentos detox para incluir no cardápio pois, apostar em diferentes alimentos para ter mais saúde e sabor no seu cardápio é essencial.
Além disso, tudo o que é consumido e ingerido traz consequências para o corpo, sejam elas boas ou ruins. Uma alimentação desregrada pode prejudicar o funcionamento correto do organismo, causando doenças e problemas para a saúde.
E na hora de colocar tudo de volta aos trinques, vale apostar em alimentos detox que terão o papel de expulsar os excessos que são prejudicais e regular as funções fisiológicas.
Principais alimentos detox para incluir no cardápio:
1. Couve:
A couve é uma boa opção de alimentos detox para incluir no cardápio. Além disso, é fonte de glicosinolato, um antioxidante que elimina as toxinas presentes nas células de gorduras. Possui grandes quantidades de Ferro, Potássio e fibras, que combatem a anemia e atuam no bom funcionamento do intestino.
2. Pepino:
O Pepino é um dos alimentos detox para incluir no cardápio. Grande parte de seu volume é composto por água, o que torna o Pepino um alimento diurético. Ele é rico em flúor, nutriente que recupera a saúde do fígado, da vesícula e dos rins.
3. Escarola:
Assim como a couve, ela é rica em Ferro, Potássio e fibras, sendo uma ótima opção para se ter no cardápio. A escarola também possui a capacidade de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue.
4. Hortelã:
A Hortelã é um dos principais alimentos detox para incluir no cardápio. Além disso, seus nutrientes contribuem como funcionamento do intestino e melhoram a digestão. De quebra ainda é fonte de Vitamina A, do complexo B e C.
5. Limão:
Poderoso agente de detox, o Limão regula as funções intestinais, auxiliam na digestão e possui ação alcalinizante. Rico em Vitamina C, ele também reforça o sistema imunológico e afasta doenças.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
6. Laranja:
Um dos melhores alimentos detox para incluir no cardápio é a Laranja. Pois, é rica em fibras solúveis, além disso, a Laranja reduz os níveis de colesterol do sangue, age contra infecções e melhora o funcionamento intestinal. A Laranja também possui quantidades elevadas de Potássio, que reduz as chances de problemas cardíacos.
7. Maçã:
Fonte de pectina, uma fibra que diminui a absorção de gorduras, a Maçã também conta com uma grande quantidade de Potássio em sua polpa. A Maçã diminui os níveis de colesterol no sangue e age no combate á arteriosclerose.
8. Melancia:
Por ser um diurético natural, combatendo a retenção de líquidos e eliminando as impurezas do corpo através da urina a Melancia é um dos principais alimentos detox para incluir no cardápio.
9. Gengibre:
O Gengibre é uma raiz que contém Potássio, Ferro e Fósforo. Também é rico em gingerol, óleo termogênico que acelera o metabolismo e promove queima de calorias.
10. Chia:
Além de ser rica em fibras insolúveis, a Chia tem a capacidade de absorver água e facilitar a digestão e a desintoxicação. Quando consumido, ela aumenta de tamanho, promovendo saciedade, sendo assim um dos principais alimentos detox para incluir no cardápio.
11. Semente de girassol:
Outra boa opção alimentos detox para incluir no cardápio e a semente de girassol. Pois ela reduz a retenção de líquidos possui uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, E que desintoxicam o intestino e agem na neutralização dos radicais livres, respectivamente.
12. Nozes:
Aliados do coração, possuem gorduras poli-insaturadas, que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, além de seus antioxidantes que eliminam os radicais e combatem o envelhecimento precoce.
13. Tomate:
O licopeno e o betacaroteno presentes em sua composição são antioxidantes e atuam de forma eficaz contra os radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares transformando o Tomate em um dos principais alimentos detox para incluir no cardápio.
14. Alface:
Fonte de lactucina, um calmante natural, a Alface também é diurético por conter uma grande quantidade de água em suas folhas. Atuam melhorando a transmissão dos impulsos nervosos e a saúde cerebral.
15. Tofu:
O tofu é fonte de proteínas e Cálcio, sendo uma boa forma de substituir os alimentos que contêm lactose. Ela ainda tem poder de reduzir a concentração de colesterol ruim (LDL) do sistema circulatório.