Os 15 Principais Sintomas da Mesotelioma. Alem disso, a mesotelioma é uma forma rara de câncer que é causada devido à exposição ao amianto. Embora existam vários tipos de mesotelioma, ele é mais comumente encontrado no revestimento dos pulmões e abdômen. Na maioria dos pacientes, o mesotelioma é detectada somente quando atinge um estágio adiantado. Por quê? Isso ocorre porque os sintomas do mesotelioma graves pode levar até 10-15 anos para aparecer. Até esse período, o paciente não tem quaisquer sintomas relacionados ao câncer incomuns.
Os sintomas da fase inicial, como resfriados, tosse e fadiga são tão comuns e associados com tantos outros distúrbios corporais que eles raramente são tidos como sintomas de mesotelioma. Isto é o que faz com que o prognóstico de pacientes com mesotelioma seja tão pobre.
Antes de falar mais sobre os sintomas de mesotelioma, é importante conhecer os diferentes tipos de mesotelioma pois certos sintomas são específicos para cada tipo de câncer.
Existem Cinco Tipos de Mesotelioma:
- Mesotelioma pleural: desenvolve no revestimento dos pulmões
- Mesotelioma peritoneal: desenvolve no revestimento da cavidade abdominal
- Mesotelioma pericárdico: afeta a mucosa do coração
- Mesotelioma pericárdio: afeta os testículos
- Mesotelioma mental: afeta o abdômen
Mesotelioma Pleural: É o câncer no revestimento dos pulmões é o tipo mais comum de mesotelioma. Aqui estão os sintomas mais comuns: Os derrames pleurais são um dos sintomas mais importantes e definitivos da mesotelioma pleural. Um derrame pleural é um acúmulo de líquido entre a pleura parietal e da pleura visceral. Uma pesquisa aponta que cerca de 90% dos pacientes com mesotelioma pleural tiveram derrames pleurais. Falta de ar é o segundo sintoma mais comum relacionada com mesotelioma pleural. Alguns dos outros sintomas incluem o seguinte.
- Dor no peito / costelas durante a respiração
- Fadiga
- Tosse seca
- Suar
- Perda de peso sem motivo aparente
Os Sintomas do Mesotelioma Peritoneal: Mesotelioma peritoneal é o segundo tipo mais comum de mesotelioma e ocorre no revestimento da cavidade abdominal conhecido como o peritoneu. Com o mesotelioma pleural,o sintoma mais comum e definitiva parece ser derrames pleurais. Em mesotelioma peritoneal, é um acúmulo de líquido entre o peritônio e os órgãos abdominais chamados ascite. Alguns dos outros sintomas de mesotelioma peritoneal inclui:
- A dor / inchaço na área abdômen
- Perda de peso sem qualquer razão
- Náusea e vômito
- Constipação
Os Sintomas de Pericárdio Mesotelioma: O mesotelioma pericárdico ocorre no revestimento do coração, que é chamado o pericárdio. Este câncer é relativamente raro em comparação com os dois acima. Os sintomas mais comuns deste tipo de mesotelioma são:
- Problemas na respiração é um dos sintomas mais comuns
- Os pacientes também testemunham dor no peito
- Febre e sudorese
- Como no caso de outros tipos de mesotelioma, aqui a perda de peso muito repentina pode ter lugar.
- As outras duas formas de mesotelioma são muito raros e os seus sintomas não são muito bem estabelecida.
Como Diagnosticar Mesotelioma em um Estágio Inicial: Um diagnóstico precoce de mesotelioma pode ajudar no tratamento eficaz e prolongar a vida do paciente, mas tal como discutido, não é fácil de fazer. Aqui estão algumas dicas simples que podem realmente ajudar no diagnóstico precoce.
Conheça o Seu Histórico de Trabalho: Se o seu local de trabalho atual ou passado consiste em negociar com o amianto ou os seus produtos, então você enfrenta maiores riscos de exposição ao amianto e mesotelioma. Se isso for verdade, então você levar a perda de peso súbita, dor no peito e tosse (que duram por muito tempo) a sério. Como você pode ver, todos eles são sintomas comuns de mesotelioma.
Conheça o Seu Ambiente de Vida: Se a sua casa está localizada perto de uma mina de amianto ou de uma fábrica que processa amianto, você precisa ser mais cauteloso e levar os sintomas acima a sério.
Seja Honesto Com o Seu Médico: O ponto chave aqui é ser mais cautelosos, mesmo para sintomas comuns, se você sentir que pode ter sido exposto ao amianto. Lembre-se, você precisa considerar os últimos 10-20 anos de sua história pessoal, uma vez que a mesotelioma leva muito tempo para se desenvolver.
Assim, no caso de tais sintomas, visite o seu médico e mencione sua história passada com o amianto e insista em ter um check-up detalhado.