Os 15 Principais Sintomas de Síndrome de Cushing que não devemos ignorar. Além disso, a Síndrome de Cushing ocorre quando seu corpo está exposto a altos níveis de hormônio cortisol por um longo período de tempo. A Síndrome de Cushing, às vezes chamada de hipercortisolismo, pode ser causada pelo uso de medicação oral por corticosteroide. A condição também pode ocorrer quando seu corpo faz muito cortisol por conta própria. Muito cortisol pode produzir alguns dos sinais marcantes da Síndrome de Cushing – uma corcunda gorda entre os ombros, um rosto arredondado e as estrias de rosa ou púrpura em sua pele.
A Síndrome de Cushing também pode resultar em pressão arterial elevada, perda óssea e, ocasionalmente, diabetes tipo 2. Os tratamentos para a Síndrome de Cushing podem retornar a produção de cortisol do seu corpo ao normal e melhorar significativamente seus sintomas. O tratamento anterior começa, melhor suas chances de recuperação.
Causas de Síndrome de Cushing: Excesso de níveis de hormônio cortisol são responsáveis pela Síndrome de Cushing. O cortisol, que é produzido nas glândulas supra-renais, desempenha uma variedade de papéis no seu corpo. Por exemplo, o cortisol ajuda a regular a sua pressão arterial e mantém seu sistema cardiovascular funcionando normalmente.
O cortisol também ajuda seu corpo a responder ao estresse e regula a maneira como você converte (metabolize) proteínas, carboidratos e gorduras em sua dieta em energia utilizável. No entanto, quando o nível de cortisol é muito alto em seu corpo, você pode desenvolver a Síndrome de Cushing.
Sintomas de Síndrome de Cushing: Os sinais e sintomas da Síndrome de Cushing podem variar dependendo dos níveis de excesso de cortisol. Sinais e sintomas comuns envolvem obesidade progressiva e alterações na pele, tais como:
- Ganho de peso e depósitos de tecido adiposo, particularmente em torno da parte mestra e parte superior das costas, na face (face da lua) e entre os ombros (corcunda do búfalo)
- Estrias de estresse rosa ou púrpura (estrias) na pele do abdômen, coxas, seios e braços
- Diluição, pele frágil que se machuca facilmente
- Cicatrização lenta de cortes, picadas de insetos e infecções
- Acne
Mulheres com Síndrome de Cushing podem experimentar:
- Pele facial e facial mais espessa ou mais visível (hirsutismo)
- Períodos menstruais irregulares ou ausentes
Homens com Síndrome de Cushing podem experimentar:
- Diminuição da libido
- Diminuição da fertilidade
- Disfunção erétil
Outros sinais e sintomas incluem:
- Fadiga severa
- Fraqueza muscular
- Depressão, ansiedade e irritabilidade
- Perda de controle emocional
- Dificuldades cognitivas
- Pressão arterial alta nova ou piorada
- Dor de cabeça
- Perda de osso, que leva a fraturas ao longo do tempo
- Em crianças, crescimento prejudicado
Entre em contato com seu médico se você tiver sintomas que sugerem Síndrome de Cushing, especialmente se você está tomando medicação de corticosteroides para tratar uma condição, como asma, artrite ou doença inflamatória intestinal.