Os remédios caseiros para tratar conjuntivite de maneira eficaz pois esta inflamação é o tecido claro e fino que fica sobre a parte branca do olho e reveste o interior da pálpebra. As crianças entendem muito. Pode ser altamente contagioso (espalha-se rapidamente em escolas e creches), mas raramente é sério.
É muito improvável que prejudique a sua visão, especialmente se você a encontrar e tratá-la rapidamente. Quando você toma cuidado para evitar sua disseminação e faz todas as coisas que o seu médico recomenda, a condição não tem problemas a longo prazo.
A conjuntivite é causada por algumas bactérias e vírus que podem se espalhar facilmente de pessoa para pessoa. Se isso acontecer em um recém- nascido, diga imediatamente a um médico, pois pode ser uma infecção que ameaça a visão do bebê.
Remédios caseiros para tratar conjuntivite:
1. Suco de maçã:
Fazer compressas duas vezes ao dia, com algodão embebido em suco de maçã. Também pode-se aplicar um cataplasma de maçã ralada sobre os olhos.
2. Sementes de erva doce:
As sementes de erva doce possuem a capacidade de reduzir os sintomas de conjuntivite. Você deve ferver algumas sementes dessa planta medicinal em água e deixar esfriar. Após, deve lavar o olho afetado com essa solução. Fazer isso três ou quatro vezes por dia.
3. Chá de camomila:
Você pode literalmente lavar o olhos com a água da infusão da camomila (ferver a água com a erva por 10 minutos, depois retirar a erva e esperar esfriar) ou pode umedecer algodão e limpar os olhos. Lembre de nunca reutilizar algodão, pois ele pode ficar contaminado.
4. Chá de pariri:
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de folhas picadas de pariri;
– 250 ml de água.
Modo de preparo:
- Colocar os ingredientes numa panela e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos;
- Após a água começar a ferver, retirar do fogo e deixar repousar por 10 minutos;
- Depois deve-se coar a mistura e mergulhar uma gaze limpa;
- Finalmente, é apenas necessário aplicar a compressa sobre o olho fechado, até 3 vezes por dia.
5. Mel:
O mel é, naturalmente, um anti inflamatória muito eficaz no tratamento da conjuntivite. Ela também tem propriedades antissépticas. Aplicar um pouco de mel nos olhos pode ajudar a reduzir a inflamação. Isto irá reduzir a coceira e dor. A qualidade hidratante do mel elimina a sequidão. Para fazer isso basta colocar algumas gotas de mel nos olhos.
6. Suco de cenoura:
Etapas:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Passar a cenoura pela centrífuga e utilizar o suco para fazer compressas molhadas com algodão ou gaze;
- Para usar, deve-se colocar a compressa sobre o olho fechado durante 15 minutos;
- Em seguida, para melhorar o efeito, é recomendado renovar a compressa a cada 5 minutos;
- Isto pode ser feito 2 vezes por dia, sempre após a lavagem dos olhos com água ou soro fisiológico.
7. Remédios para conjuntivite usando água fria:
O tratamento com água fria pode ser usado com qualquer tipo de conjuntivite, uma vez que a água fria auxilia na diminuição do inchaço, além de manter os olhos lubrificados, diminuindo os sintomas da doença. Para o tratamento use gazes ou algodão, além é claro, da água fria.
8. Suco de limão:
O suco de limão tem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas de conjuntivite. É rico em vitamina C e pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico para combater infecções. No entanto, deve ser diluído com água para evitar a irritação no olhos. Colocar um pouco de suco de limão diluído na pálpebra pode ser eficaz.
9. Água fria:
Etapas:
- Molhar um pedaço de algodão ou um gaze limpa em água fria e aplicar no olho fechado;
- Deixando atuar por alguns minutos até sentir melhora nos sintomas.
10. Chicória:
Lave os olhos com o decodo frio das flores de chicória. Uma colher, das de sopa, da planta para um litro de água. Ferva e filtre.
11. Calêndula:
A fim de aliviar a coceira e os incômodos próprios da conjuntivite também é possível aproveitar as propriedades antivirais e antibacterianas da calêndula, uma erva com um grande uso terapêutico.
Para preparar este remédio caseiro você só precisa de uma colher de sopa de flores secas de calêndula e uma infusão, introduzindo as flores em água quente. Deixe ferver, coe a mistura e quando estiver morna ou fria, empape um disco de algodão ou uma gaze e aplique sobre o olho danificado.
12. Aloe vera:
Esta é uma erva comumente disponíveis em quase todos os lares. Tem um efeito calmante, é anti-inflamatório e um bom hidratante natural para a pele. O suco de aloe vera também pode ser usada para lavar os olhos. Para isso, só é preciso dissolver o suco de aloe vera em água fervida, resfriá-lo e usá-lo para lavar os olhos.
13. Compressas para conjuntivite:
As compressas são um dos remédios caseiros para tratar conjuntivite muito indicadas e outras enfermidades que atinge os olhos. Em farmácias é muito comum encontrar máscaras de olhos feitas de gel justamente fabricadas com o propósito de servir como compressas para os olhos.
As compressas podem ser geladas ou mornas, e cada uma tem uma finalidade no tratamento da conjuntivite. As compressas frias servem para aliviar a irritação e dar a sensação de refrescância aos olhos (que ficam ardendo durante a doença). Já as compressas quentes, ajudam a reduzir o inchaço e vermelhidão.
14. Pepino:
O pepino possui conteúdo em água, vitamina E e óleos naturais que contêm esta nutritiva hortaliça. Corte umas rodelas de pepino e ponha sobre o olho afetado durante pelo menos 10 minutos. Assim como a aplicação sobre os olhos de rodelas de batata crua bem limpa pode ser outra alternativa eficaz para acalmar a inflamação.
15. Compressão quente para conjuntivite:
Você também pode usar uma compressa quente para ajudar a aliviar a conjuntivite. É eficaz na redução da dor
e da inflamação nos olhos , bem como a eliminação da descarga temporariamente. As compressas quentes também são calmantes para os olhos e são particularmente benéficas para a conjuntivite bacteriana ou viral.
Etapas:
- Mergulhe um pano limpo e sem fiapos em água morna e remova o excesso de líquido. (Use 2 roupas se ambos os olhos estiverem afetados).
- Pressione-o suavemente sobre a pálpebra fechada do olho afetado por vários minutos.
- Repita 3 ou 4 vezes ao dia