Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente e sem perceber, pois, durma bem diariamente ou sofrerá as consequências, pois o sono é essencial não apenas para sua aparência, mas, também para saúde de todo seu corpo, e evitar algumas doenças.
Geneticamente, existem os poucos sortudos que conseguem se livrar da falta de sono e ainda funcionam em alto nível. Vamos enfrentá-lo embora que não é você.
Dormir bem (ou pelo menos bem) requer uma abordagem proativa e, naturalmente, não somos exatamente os melhores nessa abordagem estratégica de dormir bem.
Acordar cansado não é apenas uma sensação de baixa qualidade; afeta sua saúde, seu humor e sua função cognitiva. É seguro dizer que não estamos em nosso desempenho máximo sob a influência da falta de sono.
Por mais que gostemos de café ou de qualquer fonte de cafeína, a solução está na sua capacidade de alterar seus padrões.
A boa notícia é que está completamente sob seu controle. Mostrarei várias estratégias que você pode implementar para ganhar vantagem em sua busca para obter uma boa noite de sono. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
Como a falta de sono afeta o desempenho do seu cérebro?
Na sociedade de ritmo acelerado e excessivamente estimulante de hoje, é um trabalho em tempo integral tentando permanecer no caminho certo e manter o foco na tarefa em mãos. Somos os mestres da multitarefa e isso nem sempre é uma coisa boa.
Quando você está cansado, sua função cognitiva diminui como resultado de os neurônios (as células básicas do cérebro) terem problemas para se comunicar adequadamente. Isso leva a lapsos mentais temporários que afetam a memória e sua percepção visual pessoal.
Em outras palavras, você se torna mais esquecido. Você se distrai com mais facilidade e perde o foco. Você não pode pensar direito, mais conhecido como nevoeiro cerebral. Quanto tempo leva para que tudo isso aconteça? Apenas uma noite ruim de sono.
Como a falta de sono afeta sua saúde?
Enquanto luta contra o cérebro, você também corre um sério risco de afetar sua saúde geral, se não conseguir dormir o suficiente. Aqui estão alguns dos efeitos que você pode experimentar:
Doença cardíaca – você tem uma chance aumentada de 48% de doença cardíaca, incluindo um risco elevado de ataque cardíaco.
Pressão alta – Sua pressão arterial pode disparar, induzida pelo estresse e pelo baixo sono.
Acidente vascular cerebral – com seu cérebro constantemente cansado e incapaz de se reparar adequadamente da noite para o dia, suas chances de acidente vascular cerebral aumentam.
Diabetes – Você tem quase três vezes o risco de diabetes tipo II.
Maior chance de depressão – Seus níveis de energia diminuem e, por sua vez, sua visão da vida pode sofrer um impacto. De fato, dormir muito ou pouco é geralmente o primeiro sinal de problemas de saúde mental.
Ganho de peso – O ganho de peso é outro efeito colateral da falta de sono. O metabolismo da glicose leva uma batida junto com os hormônios que regulam o metabolismo geral, demonstrados pela diminuição dos níveis de leptina e pelo aumento dos níveis de grelina.
Função imunológica diminuída – O sistema imunológico sofre um grande impacto quando você está constantemente ficando sem uma boa noite de sono. Na verdade, você tem três vezes mais chances de pegar um resfriado de acordo com o John Hopkins Medicine.
Dicas essenciais de como dormir o suficiente:
Com todas as coisas que potencialmente podem dar errado com a falta de sono, não é surpresa que lutemos quando estamos cansados. Por sorte, podemos combater ativamente nossos caminhos fatigados por meio de uma variedade de métodos, hacks e dicas testados pelo tempo:
Estabeleça uma rotina noturna curta:
Nosso cérebro adora hábitos e rotinas. De fato, nosso cérebro os ama tanto que é bom e ruim. O cérebro não sabe a diferença entre o que é considerado produtivo e o que é perda de tempo; portanto, cabe a você estabelecer a diferença entre o bem e o mal.
Um excelente hábito é criar uma espécie de rotina noturna, que efetivamente engana o cérebro para o modo de dormir, iniciando um processo de reações químicas que sinalizam que você está prestes a se deitar em breve.
Não se preocupe; isso não é nada que exija algum processo longo e elaborado. Idealmente, deve ser algo curto. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
O que você inclui nessa rotina então?
Suas opções são razoavelmente vastas, desde:
- meditando por alguns minutos
- sentando e pensando em como foi o dia
- pensando em algumas coisas pelas quais você é grato, registrando em diário ou escrevendo
- lendo por 15-30 minutos
- se envolver em um hobby relaxante
- inúmeras outras coisas.
Não vá para a cama com fome:
A maioria das fontes concorda que comer muito tarde se presta a um desastre seu corpo está alocando recursos tentando digerir uma refeição pesada e você terá problemas para adormecer. Essa sensação de pressão no estômago enquanto você tenta apagar as luzes simplesmente não funciona para muitas pessoas.
Como resultado, você lerá sobre como ficar longe da comida por algumas horas antes de dormir é a escolha inteligente, especialmente quando se trata de carboidratos.
Mas estudos mostraram que comer carboidratos à noite (especialmente carboidratos ricos em amido) pode realmente ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
O triptofano e a serotonina, duas substâncias químicas do cérebro envolvidas no sono, são naturalmente estimuladas após a ingestão de carboidratos. Já sentiu vontade de tirar uma soneca depois de uma grande refeição com amido? Você entende a ideia agora.
Agora, isso não significa que você deva comer uma pizza de pepperoni duas horas antes de dormir. Mas prender carboidratos depois das 15h também não é a solução. Não tenha medo deles e verifique se não vai dormir com fome. Seja razoável.
Não espere para começar:
Se você pudesse começar a fazer alterações hoje para ajudá-lo a dormir melhor, o que faria? Se você não consegue dormir o suficiente, é hora de implementar bons hábitos em seu estilo de vida para obter o máximo desempenho.
Desenvolver uma rotina, ouvir audiolivros ou podcasts, manter uma programação consistente, reservar a cama para dormir apenas e ficar saciado são apenas algumas das opções à sua disposição. É hora de sair e dormir o que merece.
Sinais que sua falta de sono está matando você:
1. Cansaço:
Talvez o sintoma mais óbvio da falta de sono e nem sequer mereça ser mencionado por um ou outro. Se você se sente constantemente cansado e exausto, boceja com frequência ou precisa se alongar continuamente, esse é o primeiro sinal de alerta para a falta de sono. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
2. Dor de cabeça:
Dores de cabeça são frequentemente o primeiro sintoma de privação do sono. Talvez você já conheça o problema de, após uma curta noite, sentir que tem uma cabeça “gorda”.
3. Irritação:
Você tem a sensação de que seu estresse e resistência ao estresse caem significativamente? Isso pode ser uma indicação de falta de sono.
As pessoas que sofrem de falta de sono são frequentemente estressadas, irritadas, sobrecarregadas ou com falta de energia. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
Assim como as crianças cansadas e irregulares, os adultos também dormem pouco. A falta de sono desequilibra o cérebro e, quando nos cansamos, o córtex pré-frontal é praticamente desativado. Como resultado, eles reagem de maneira irritável ou irracional.
4. Adormecer rapidamente:
Nem sempre é um bom sinal se você adormecer rapidamente. Você adormece regularmente em cinco minutos ou assim que escurece, independentemente da hora e do local? Então você provavelmente sofre de falta de sono, embora não tenha dificuldade em adormecer.
5. Precisar de estimulantes:
Se você não pode mais começar o dia sem estimulantes, como café ou chá preto, esse é um sinal de alerta real. Porque com um sono saudável, você deve passar bem o dia sem cafeína ou outros estimulantes. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
Aliás, a cafeína também pode ser a causa dos seus problemas de sono. Os efeitos da cafeína duram muitas horas e geralmente levam a uma noite inquieta se você consumir café ou outros alimentos que contenham cafeína no final da tarde ou à noite.
6. Pele ruim:
A liberação mais baixa de hormônios devido à falta de sono, importante para a regeneração noturna da pele, leva a uma pele mais pobre a curto e longo prazo. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
A privação de sono a curto prazo pode levar a uma pele pálida e pálida e olheiras. A longo prazo, a fadiga também pode levar à pele fina e seca, que tende a enrugar. Além disso, pode haver um aumento de espinhas em alguns casos.
7. Tonturas:
A fadiga também pode levar a uma deterioração das habilidades motoras. Após uma curta noite, você pode ter tonturas e problemas de equilíbrio. Além disso, seus movimentos costumam ser menos precisos que o normal.
8. Menor desejo sexual:
Se você não sentir vontade de fazer sexo por um longo período de tempo, isso pode ser outra indicação de uma noite curta ou inquieta. A falta de sono geralmente leva à perda da libido. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
9. Ganho de peso:
A falta de sono afeta negativamente a produção do hormônio leptina . Leptina controla seu sentimento de fome. A deficiência de leptina geralmente leva à fome constante, não importa quanto você coma. Como resultado, fadiga crônica muitas vezes leva a ganho de peso indesejado.
10. Sistema imunológico fraco:
Se você sentir que seu sistema imunológico está se deteriorando, isso pode ser uma indicação de sono insuficiente. Todo o seu corpo sofre com a falta de regeneração e, de acordo com um estudo da “Universidade da Califórnia” , as pessoas que dormem seis horas ou menos por noite ficam resfriadas quatro vezes mais que os que acordam tarde.
11. Problemas de memória:
A concentração e o desempenho cognitivo também podem sofrer de sono insuficiente. Se você costuma olhar para o espaço, não tem palavras e geralmente é mais difícil se concentrar, isso pode ser uma indicação de uma falta aguda de sono. Em casos particularmente graves, pode até haver lacunas na memória.
12. Psicoses:
Em casos extremos de privação do sono por mais de 24 ou 48 horas, alucinações ou delírios podem até ocorrer. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.
13. Depressão:
No geral, as consequências da falta de sono podem levar à depressão. Nesse caso, você deve procurar ajuda profissional. Porque a depressão pode se tornar um ciclo vicioso real. Porque a depressão não pode ser apenas resultado da falta de sono, mas também pode ser a causa de distúrbios do sono.
14. Problemas cardíacos:
Mas não apenas a psique e o cérebro sofrem com a falta de sono. O resto do corpo também pode ser seriamente danificado pela privação do sono. Na pior das hipóteses, a insônia pode levar a várias doenças cardíacas e pressão alta ou aumentar a pressão alta existente.
15. Você se torna noturno:
Na pior das hipóteses, você pode não perceber sua falta de sono em algum momento. Porque sua pequena rotina de sono se torna um hábito e você de repente se torna ativo à noite quando deveria estar dormindo. Por isso, fique atento nos Sinais que sua falta de sono está matando você lentamente.