Os Sintomas de Alerta de Câncer que as Pessoas Ignoram e que todos os médicos recomendam que seus pacientes façam exames médicos regulares e prestem atenção a todos os sinais que nosso corpo nos envia, pois se não forem diagnosticados, poderão ser sinais de câncer. Alem disso, a detecção precoce desta doença aumenta as chances de sucesso do tratamento.
Ainda assim, você deve se lembrar que nem todos os sinais de alerta e sintomas neste post necessariamente significam câncer em todos os casos, mas você deve prestar atenção a eles e não negligenciá-los.Existem mais de 200 tipos de câncer. Os mais comuns são: pulmão, mama, próstata, bexiga, ovário, renal (renal), colorretal, endometrial e pancreático, bem como leucemia e melanoma. Para a maioria destes tipos de câncer, a taxa de sobrevivência é muito pobre, especialmente para o câncer no pulmão. A detecção tardia quando o câncer já está em estágio avançado é a principal razão e que impede definitivamente o processo de tratamento.
Perda de Peso não Explicada: Este é um dos sinais cancerígenos iniciais visíveis, especialmente no caso de tumores sólidos como pulmão e câncer de mama. Quando o câncer atinge o fígado e interrompe seu funcionamento associado com a remoção de toxinas e regular o apetite, que provoca perda de peso. Isso também pode ser um sinal de alerta de tipos de câncer digestivo, como câncer de colo.
40% de todos os pacientes com câncer relatam este sinal de alerta no momento do diagnóstico, até 80% dos casos de câncer avançado estão experimentando caquexia (perda geral de peso) e perda de peso inexplicável.
Fadiga e Fraqueza: Consulte o seu médico o mais rápido possível se a sua fadiga e fraqueza não desaparecerem mesmo quando você descansa ou dorme mais do que o necessário, porque pode ser um sintoma de aviso de muitos tipos de câncer.
Febre ou Infecção Frequente: A febre é um sinal de que seu corpo luta contra uma infecção, mas se for prolongada ou persistente, pode indicar uma condição cancerosa, como o linfoma. Além disso, o câncer de células sanguíneas, leucemia, pode causar sinais como febre, infecções frequentes, dores, fadiga e outros sinais relacionados à gripe.
Falta de Ar e Chiado: Falta de ar e chiado podem mostrar várias condições, incluindo câncer de pulmão. Sibilância pode ser causada por um tumor de pulmão pressionando contra e estreitando uma via aérea.
Tosse Crônica e Dores no Peito: Câncer de pulmão e sintomas de leucemia às vezes pode imitar bronquite ou tosse ruim. O problema pode aparecer ocasionalmente, ou ser persistente. Estes sintomas podem ser seguidos por dor no peito que se estende para baixo do braço ou para o ombro.
Certifique-se de marcar uma consulta com um médico assim que puder. Se você tiver uma tosse e rouquidão por mais de 6 semanas, consulte o seu médico. Em alguns casos, a voz rouca indica câncer de tiroide, pulmão, esôfago ou laríngeo.
Inchaço: Entre os sinais de aviso mais comuns de câncer também é frequente inchaço sem razão aparente e durante um longo período de tempo. Se for acompanhada por inchaço no abdômen, dor pélvica e sensação de plenitude, pode indicar câncer de ovário. Da mesma forma, inchaço ou dor no estômago após comer pode indicar um câncer de estômago.
Azia Crônica: Azia é um sinal de refluxo ácido, mas azia persistente pode estar relacionada ao câncer de esôfago ou esôfago de Barrett. Um estudo que explica que a azia crônica pode causar inflamação do revestimento do tecido do esôfago, o que por sua vez aumenta o risco de câncer de esôfago.
Problemas Intestinas: Alterações inexplicadas nos hábitos intestinais podem indicar câncer de intestino, especialmente em pessoas idosas.
Dificuldade de Ingestão: Sentir pedaços de comida presa em seu peito ou garganta ou problemas com deglutição que pioram com o tempo, pode indicar câncer de garganta ou câncer de esôfago. Outros sinais de aviso destes tipos de câncer incluem sensação de queimação ou dor ao engolir alimentos. Câncer de esôfago não mostra quaisquer sintomas iniciais, por isso não ignorá-los se eles aparecem.
Icterícia: A icterícia é geralmente um sintoma de vesícula biliar ou doença hepática, mas também pode ser um sinal de câncer pancreático que interrompe o funcionamento do fígado e do ducto biliar.
Inchaços ou Caroços: Um dos sinais de aviso comuns de câncer pode ser uma protuberância estranha na virilha, testículo, mama, axilas, abdômen, pescoço ou qualquer outra parte do seu corpo que dure 3 semanas ou mais. Neste caso, faça uma consulta com o seu médico o mais rápido possível.
Às vezes, um caroço ou nódulo linfático aumentado sob o braço pode indicar o câncer de mama, os peitos inchados, vermelhos e doloridos podem ser um sinal do câncer inflamatório na mama.
Alterações Cutâneas: A maioria das alterações cutâneas não é perigosa e não causam dor, mas os médicos recomendam o rastreio para câncer se notar:
Novos pontos, crescimentos ou feridas na pele que não cicatrizam. Mudanças de cor, simetria, diâmetro ou borda de sua mole existente.
Alterações das Unhas: Mudanças estranhas em suas unhas podem aparecer por muitas razões. Eles também podem ser um dos sinais de alerta de câncer, particularmente câncer de pele, pulmão ou fígado.
Dor Abdominal ou Dor Pélvica: Dores abdominais ou pélvicas seguidas por peso pélvico e mudanças nos hábitos intestinais podem apontar para câncer de ovário. As chances de desenvolver este tipo de câncer são maiores em:
- Mulheres com história familiar de câncer de ovário, colorretal ou de mama.
- Mulheres que nunca estiveram grávidas
- Mulheres diagnosticadas com câncer de colo, mama, útero ou reto.
Dor Durante 4 Semanas: Dores podem ser causadas por inúmeras razões. No entanto, dor que ocorre sem razão aparente que vem e vai, ou permanece por um período de 4 semanas ou mais, tem de ser verificado por um médico, pois pode indicar testicular ou câncer ósseo.
Sangramento Anormal: O sangue pode ser um sinal de uma infecção urinária, mas também pode ser um dos sinais de alerta de câncer, por exemplo, câncer de rim ou bexiga. Da mesma forma, o sangue nas fezes pode indicar o câncer no intestino, embora seja um sinal típico de hemorroidas.
Sinais de câncer uterino ou endometrial incluem sangramento após a menopausa ou entre períodos. Às vezes, o sangramento vaginal pode indicar câncer vaginal, embora isso seja raro. Da mesma forma, um dos sinais de alerta de câncer colorretal é sangramento do trato gastrointestinal.
Você também deve saber que hematomas excessivos e persistentes e sangramento pode ser um sintoma de alerta de leucemia. Tosse ou vômito de sangue pode indicar pulmão e esôfago, ou câncer de estômago, respectivamente.
A razão para sangramento anormal não é câncer na maioria dos casos, mas pode indicar outras condições graves e doenças que certamente exigem exame médico adequado, por isso certifique-se de visitar o seu médico muitas vezes!