Os alimentos para baixar a glicose naturalmente são muito importantes para o se livrar desse problema. Além disso, estima-se que atualmente um em cada três adultos não diagnosticados como diabéticos tenham índice glicêmico elevado, a chamada pré-diabetes. Esta condição ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue é maior do que o que é considerado normal, mas não tão elevada a ponto de ser considerada uma doença. Neste caso, onde a ordem médica é administrar e não evolua para diabetes, o ideal é adquirir práticas saudáveis de dieta, exercícios e alimentos que ajudem a baixar a quantidade de açúcar no sangue sem remédios.
Mais abaixo vamos explorar dicas Para Baixar a Glicose Naturalmente através de pequenas mudanças nos hábitos diários e da alimentação. Então confira Os 16 Alimentos Para Baixar a Glicose Naturalmente:
1. Peixe:
A proteína do peixe ajuda o corpo a reparar a si mesmo. Uma vez que a proteína não afeta os níveis de açúcar no sangue não é classificada no GI e não vai aumentar os níveis de açúcar no sangue. A proteína também aumenta a saciedade, e ajuda a Baixar a Glicose no sangue, por isso, confie nas proteínas invés do pão, arroz ou massas para se sentir saciado. O peixe é uma grande fonte de proteína. É baixo em gorduras insalubres e uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3.
2. Vinagre:
O ácido acético presente no vinagre de maçã reduz certas enzimas no estômago. Um estudo relatou que o vinagre de maçã pode melhorar a sensibilidade à insulina após as refeições. Tente beber 20 gramas de vinagre de maçã em 40 gramas de água antes de comer para ajudar a reduzir um pico de açúcar no sangue.
3. Chia:
A Chia possui alto valor nutricional e virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. Ela é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro. Não à toa, é capaz de ajudar na prevenção de doença cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia.
4. Nozes:
As amêndoas podem ajudar a regular e reduzir os aumentos de açúcar no sangue após as refeições e prevenir a diabetes. Um estudo descobriu que pessoas que consumiam 2 copos pequenos de amêndoas por dia tinham níveis mais baixos de Glicose em jejum e insulina. Outro estudo descobriu que comer amêndoas poderia aumentar a sensibilidade à insulina em pessoas com pre-diabetes.
A pontuação GI para amêndoas é estimado em 0. Isso ocorre porque pequenas quantidades de carboidratos encontrados nas amêndoas e outras nozes é principalmente fibra. A maioria das castanhas tem baixa pontuação de GI, entre 0 e 20. Opte por nozes como pistache, nozes e macadâmias em vez de biscoitos e outros petiscos na próxima vez que você estiver com fome.
5. Amêndoas:
Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter estável o açúcar no sangue e ativar a queima de gorduras.
6. Bagas:
Amoras e mirtilos não vão aumentar os níveis de açúcar no seu sangue tanto quanto outras frutas. Estas bagas são ricas em fibras e têm as maiores concentrações de antocianinas. As antocianinas inibem certas enzimas digestivas que retardam a digestão.
Eles também impedem picos de açúcar no sangue depois de consumir refeições ricas em amido. Um estudo relatou a adição de bagas em batidas melhora a sensibilidade à insulina e a resistência à insulina. A carga glicêmica de tais bagas é 5.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
7. Alho:
O alho tem potencial para ajudar a controlar o açúcar no sangue. Os relatórios mostram que a ingestão de alho pode diminuir a glicemia em jejum, que é o nível de açúcar no sangue após sua refeição.
Estudos similares também sugerem que as cebolas têm efeitos positivos sobre os níveis de açúcar no sangue. O alho não tem uma classificação GI, uma vez que não tem carboidratos e não vai aumentar os níveis de açúcar no sangue.
8. Brócolis:
Existem vários motivos para você apostar no vegetal. Ele é uma boa fonte de fibras, que são a chave para a manutenção dos níveis saudáveis de açúcar no sangue. Sem contar que melhoram o funcionamento do intestino e seguram a fome por mais tempo.
Veja Também: As 8 Receitas Caseiras Para Acabar com a Dor de Barriga!
9. Lentilha:
Rica em proteína, ferro, potássio e fibras, a leguminosa é uma excelente aposta se você deseja deixar o sangue menos doce. Além disso, a lentilha é rica em antioxidantes que protegem a pele e evitam doenças do envelhecimento.
10. Grãos inteiros:
Quando for fazer compras, compre grãos integrais como milho ou quinoa em vez de grãos brancos. Os grãos brancos são ricos em carboidratos e podem causar picos. Os grãos inteiros têm maiores quantidades de fibras, fitoquímicos e nutrientes, e podem ajudar a regular o açúcar no sangue.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o consumo de grãos integrais beneficiava a sensibilidade à insulina. As taxas de insulina em jejum foram 10% mais baixas após o consumo. O pão integral tem uma pontuação GI de 51, e massa de grãos inteiros tem uma pontuação GI de 42.
11. Ovo:
O alimento é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis e vitaminas (B12 e D). Não por acaso, o ovo é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.
12. Legumes:
Consuma legumes frondosos e verdes como espinafre, coube e acelga. Folhas verdes são ricas em fibras e nutrientes como magnésio e vitamina A. Estes nutrientes podem ajudar a baixar o açúcar no sangue. Legumes para adicionar à sua dieta incluem:
- Nabos verdes
- Espinafre
- Acelga
- Alface
- Couve
Todas as folhas verdes são baixas em GI. O espinafre ainda tem uma classificação GI de menos de 1 por 1 xícara. O kale tem uma pontuação GI estimado entre 2 e 4.
13. Abacate:
A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento! Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.
14. Cacau:
O cacau é a base para o chocolate sendo chamado como manteiga de cacau e chocolate. Antes de confeiteiros adicionar açúcar, ele é amargo, como o chocolate escuro. As sementes de cacau são ricas em antioxidantes. Eles também contêm um flavanol chamado epicatechin, que regula a produção de Glicose através da ativação de proteínas-chave.
Ele pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue, mesmo nas pessoas que já têm diabetes. Evite o chocolate de leite, e troque para o chocolate escuro que contem 70 por cento ou mais de cacau. Você também pode usar barras de cacau como coberturas para o seu iogurte, batidas ou sobremesas.
15. Espinafre:
A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. O alimento também contém boas doses de fibras, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue.
16. Cerejas azedas:
Enquanto a maioria das frutas aumentam os níveis de açúcar no sangue, outras tem efeito menor como as cerejas azedas. Elas tem uma química chamada antocianinas. Estudos evidenciaram que as antocianinas podem proteger tanto contra diabetes como obesidade. Se você é um fã de frutas, tente comer mais cerejas azedas em vez de bananas, peras e maçãs.