A Romã é uma fruta arredondada e avermelhada, fruto da romãzeira, que pode ser usada como planta medicinal.
O Chá de Romã, é muito utilizado para combater problemas muitos problemas como de garganta, por exemplo.
O nome científico da romã é Punica granatum, uma frutinha cujas sementes são cobertas por uma polpa ótima para sucos, chás, molhos, doces ou consumo natural.
Valor Nutricional
A Romã é rica em vitamina C, K, potássio, ácido fólico, proteínas e fibras, e o Chá de Romã possui todos esses benefícios.
E que, além do seu poder anti-inflamatório, ela possui ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce das células.
Benefícios do chá de romã
1. Cuidado Dental:
Caso você esteja consumindo o Chá de Romã, significa também que você está protegendo os dentes naturalmente da decomposição.
O Chá de Romã tem antibacteriano, bem como os efeitos antivirais que, por conseguinte, evita a placa dentária.
O mau hálito (halitose) pode ser evitada sempre que casca de Romã em pó é usada junto com a água duas vezes por dia.
2. Tratamento de Espinhas e Acne:
A principal causa de espinhas, bem como a acne, pode ser um problema no sistema digestivo.
Consumir Chá de Romã aumenta seu aparelho digestivo e oferece uma excelente fonte de vitamina C, que administra o sebo, a substância oleosa produzida pelo organismo que provoca espinhas.
3. Diminuir a Pressão Arterial:
Estatísticas mostram que a hipertensão é um dos maiores causadores de infarto e derrame e estudos demonstram que o consumo regular de 150 ml de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.
4. Placa bacteriana e a Gengivite:
A romã pode ser usada contra doenças da gengiva e contra a formação da placa bacteriana devido às suas propriedades antibacteriana e antiviral.
Incluindo periodontites, gengivites, estomatites, assim como infecções e inflamações na boca.
Uma pesquisa publicada pela revista americana Ancient Science of Life, revelou que tomar suco de romã reduz em 32% a formação de placa bacteriana.
De acordo com a publicação: “Acredita-se que os antioxidantes do suco, chamados polifenóis, são os principais agentes por trás da sua ação antibacteriana”.
5. Para infecção de garganta:
Tanto o chá da romã quanto a infusão podem ser usados no tratamento das irritações da garganta em geral.
Devido à presença de antioxidantes e, principalmente dos adstringentes, substancia que causam a contração do tecido diminuindo tanto o inchaço quanto a dor da garganta, a romã é realmente muito eficaz nestes casos.
6. Manter Bons Níveis de Colesterol:
Também chamada nos Estados Unidos de “superalimento”, a romã é conhecida por reduzir o LDL (Colesterol Ruim), e aumentar o HDL (Bom Colesterol).
Estudos também já mostraram que o consumo a romã bloqueia a produção de triglicérides, ou seja, ela ataca a gordura antes mesmo que ela se instale no corpo.
7. Para Pele e Cabelos:
Listada entre os super antioxidantes, como o mirtilo, a romã é três vezes mais poderosa que o chá verde e a laranja.
Além disso, um único copo de suco de romã contém 40% da necessidade diária de ácido fólico e das vitaminas A, vitaminas C e vitaminas E.
O melhor suco é o feito em casa e consumido imediatamente, desta forma você irá conservar o maior número de vitaminas.
Certifique-se de tomá-lo sem açúcar porque o açúcar pode inibir alguns dos benefícios da romã.
Vale lembrar que o óleo feito a partir das sementes de romã também é rico em nutrientes e bastante utilizado em cosméticos para a pele e cabelos.
8. Ajudar na Digestão:
O Chá de Romã ajuda o bom funcionamento do estômago, coração, bem como fígado.
Além disso, o Chá de Romã acalma a infecção do trato urinário, bem como ajuda a reduzir o fluxo de urina.
A elevada quantidade de fibra dietética, tanto solúvel como insolúvel, presente no Chá de Romã ajudam a melhorar a digestão, bem como gerir o movimento do intestino.
Uma vez que não têm gorduras saturadas ou mesmo o colesterol, é altamente recomendável para todos aqueles que pretendem emagrecer.
9. Ajudar na Regeneração da Cartilagem:
O Chá de Romã serve como um inibidor sobre as enzimas que lidam com lesão da cartilagem.
Portanto, é altamente recomendável para pacientes que lutam com osteoartrite, uma situação de longo prazo caracterizada pela degradação da cartilagem da articulação.
Estudos realizados demonstraram que o uso deste Chá de Romã pode diminuir a degradação da cartilagem.
O Chá de Romã sem açúcar reduz os sinais de artrite e inflamação óssea.
Um consumo frequente do Chá de Romã em particular pode reduzir o início de problemas neurológicos assim como a doença de Alzheimer.
10. Melhorar a Saúde do Coração:
O Chá de Romã pode ter um excelente efeito sobre a saúde, especialmente na saúde do coração, das artérias, mantendo flexível, bem como reduzir a inflamação dentro do revestimento da corrente sanguínea.
Ele também é capaz de diminuir a aterosclerose, que é uma das principais razões para a doença cardiovascular.
O Chá de Romã também reduz a possibilidade de obstrução nas artérias que podem resultar em uma restrição na circulação de sangue para o coração e o cérebro.
Em outras palavras, tem um efeito anti-aterogênico no coração.
Ele reduz a quantidade do mau colesterol que é retido dentro do corpo e aumenta a quantidade de colesterol bom ou HDL.
11. Reduzir o Risco de Câncer:
O Chá de Romã remove os radicais livres do corpo, bem como impede o desenvolvimento e progressão do câncer e outras doenças.
Seus maiores teores de antioxidantes fortalecem as células brancas do sangue que ajudam a neutralizar as toxinas em seu corpo, portanto, promover um poderoso mecanismo de defesa saudáveis.
12. Como anti-inflamatório:
A romã possui antioxidantes chamados punicalagins. Eles são encontrados na semente e na casca do fruto e são os responsáveis por sua ação anti-inflamatória no nosso organismo.
Lembrando que infamações crônicas estão entre os principais sintomas das doenças que mais matam, incluindo câncer, diabetes tipo 2, mal de Alzheimer, doenças do coração e obesidade.
O Chá de Romã pode agir diretamente para combater inflamações crônicas, em 2005.
Outros estudos de laboratório mostraram que ele também pode reduzir inflamação no trato digestivo, assim como em casos de câncer de mama e de colo do útero.
Cientistas atestaram a redução significante de inflamações em diabéticos após a ingestão de 250 ml de suco de romã tomado diariamente por 12 semanas.
A Romã é considerada para estimular a apoptose, um processo em que as células se destroem.
O consumo de um copo de Chá de Romã por dia pode reduzir o desenvolvimento de células cancerosas no câncer da próstata.
Além disso, parece bloquear a aromatase, uma enzima que transforma androgênio em estrogênio, um hormônio que desempenha um papel vital no crescimento e desenvolvimento do câncer de mama.
13. Durante o Pré-natal:
O Chá de Romã é incrivelmente terapêutico para mulheres grávidas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
É apenas uma excelente fonte de numerosos minerais e vitaminas que inclui o ácido fólico, que é um componente essencial de uma dieta de pré-natal.
A propriedade anti-inflamatória do Chá de Romã garante uma circulação de sangue saudáveis, que é necessário para todo o crescimento e desenvolvimento do feto.
O teor de potássio dentro do Chá de Romã também pode ajudar a evitar cãibras nas pernas que são geralmente relacionadas com a gravidez.
Sempre que consumido com frequência por mulheres grávidas, ele é conhecido por reduzir a chance de parto prematuro ou nascimento de bebês com baixo peso.
14. Ajudar na Perda de Peso:
O Chá de Romã tem fibra dietética que irá manter o estômago cheio. Ele não possui gorduras, bem como colesterol, e, por essa razão, ele realmente é bem adequado para redução de peso.
Apenas certifique-se de que você está tomando o Chá de Romã fresco sem adição de açúcar para perder peso.
15. Impulsionar Sua Imunidade:
O Chá de Romã tem antibacterianos, bem como antimicrobianos, qualidades poderosas que realmente ajudam na batalha de vírus e bactérias e aumenta o nosso sistema de imunidade.
Ele também diminui consideravelmente os micróbios que estão perfeitamente encontrados na boca, geralmente responsáveis por cavidades, bem como infecções por estafilococos.
As suas qualidades antimicrobianas garantem que é um inibidor da transmissão do HIV.
De todas as frutas, a Romã tem a maior possibilidade de evitar a transmissão do HIV.
16. Melhorar o Desempenho Sexual e Fertilidade:
O Chá de Romã pode ajudar a melhorar o desempenho sexual, bem como a fertilidade.
Uma pesquisa identificou que o Chá de Romã aumenta ereções nos homens, juntamente com a disfunção eréctil.
Isto pode ser atribuído, em parte, ao efeito do Chá de Romã em óxido nítrico, um ingrediente que permite que os músculos lisos no interior das paredes dos vasos sanguíneos, como no pênis, relaxar, alargar e aumentar a circulação sanguínea.
17. Melhorar a Saúde Renal:
Pesquisas feitas em 2010, durante o encontro da Sociedade de Nefrologia, mostrou que a concentração de potássio presente no Chá de Romã reduz muitas das complicações que vem das hemodiálises em pacientes renais, resultando na redução da taxa de mortalidade desses pacientes.
18. Rico em Ferro:
O Ferro é o mineral essencial para a distribuição do oxigênio pelos tecidos.
Ele liga ao oxigênio quando o fluxo sanguíneo passa pelo pulmão e o distribui por todo o corpo.
O Ferro também ajuda na formação das mioglobinas que estão presentes no músculo cardíaco.
19. Rico em Cálcio:
O Chá de Romã é um velho conhecido dos ossos e dos dentes.
Ele possui propriedades que são essenciais para o bom desenvolvimento dos mesmos.
20. Rico em Vitamina C:
É normal ingerir alimentos e medicamentos ricos em vitamina C quando se está com gripe ou resfriado.
O que acontece é que a vitamina C presente no Chá de Romã, aumenta as defesas do organismo junto com seus outros nutrientes.
21. Rico em Magnésio:
O Magnésio encontrando no Chá de Romã é o mineral que proporciona grandes benefícios à saúde.
Isso faz parte do ciclo de contração e relaxamento muscular. Ele também é muito importante para a saúde do coração já que ajuda a reduzir a gordura dos vasos, diminuindo a pressão arterial e evitando espasmos das paredes das artérias.
22. Rico em Manganês:
Devido às propriedades antioxidantes presente no Manganês, os seus benefícios incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo.
Além disso, o manganês presente no Chá de Romã serve para quebrar enzimas do corpo.
23. Risco de Câncer:
O sumo de Romã remove os radicais livres do corpo, bem como impede o desenvolvimento e progressão do câncer e outras doenças.
Seus maiores teores de antioxidantes fortalecem as células brancas do sangue que ajudam a neutralizar as toxinas em seu corpo, portanto, promover um poderoso mecanismo de defesa saudáveis.
A Romã é considerada para estimular a apoptose, um processo em que as células se destroem.
O consumo de um copo de sumo de Romã por dia pode reduzir o desenvolvimento de células cancerosas no câncer da próstata.
Além disso, parece bloquear a aromatase, uma enzima que transforma androgênio em estrogênio, um hormônio que desempenha um papel vital no crescimento e desenvolvimento do câncer de mama.
24. Reduzir Artrite:
A artrite é uma inflamação de uma ou mais articulações, causando dor e rigidez que podem piorar com a idade.
Existem mais de 3 milhões de casos de artrite nos Estados Unidos a cada ano. O Chá da Casca de Romã estão na lista de tratamentos de artrite natural, pois são fonte de antioxidantes chamados flavonóis, que atuam como agentes anti-inflamatórios no organismo.
25. Disfunção Erétil:
A pesquisa mostrou que o Chá da Casca de Romã beneficia os homens agindo como viagra da natureza.
Um estudo de 2005 sobre os efeitos a longo prazo da ingestão do Chá da Casca de Romã na disfunção erétil em animais mostrou que a disfunção erétil está intimamente ligada aos radicais livres.
26. Prática de Exercícios:
Os nitratos presentes no Chá da Casca de Romã podem potencializar a circulação de sangue nos músculos.
Isto ocorre porque, durante a prática de exercícios – quando existe uma demanda muito maior por oxigênio e transporte de nutrientes, gás carbônico e calor nos músculos trabalhados, parte dos nitratos ingeridos da romã é convertida em nitritos, ou seja, substancia vasos dilatadores que aumentam o volume de sangue bombeado aos músculos.
27. Alivia os sintomas da menopausa:
Os benefícios do chá de romã é tão rico em antioxidantes e nutrientes que beneficiam os hormônios, que apresenta bons resultados no alívio de sintomas da menopausa.
28. Prevenção do envelhecimento precoce:
O chá é rico ácidos palmitoleicos. Este é um nutriente tem excelentes benefícios para a pele, e previne o processo de envelhecimento.
29. Regular o fluxo sanguíneo:
O consumo diário desta bebida ajuda o coração a manter o fluxo sanguíneo evitando derrames e ataques cardíacos.
30. Melhora a respiração:
Os benefícios do chá de romã contem um nutriente conhecido por ácido ascórbico que junto com a Vitamina C assumem ação anti-inflamatória e previnem o bloqueio dos órgãos respiratórios.
Como fazer o Chá de Romã
Receita:
- 10 gramas da casca da romã;
- 1 xícara de água.
Modo de Preparo:
Coloque as 10 gramas da casca da romã em 1 xícara de água fervente, desligando o fogo e abafando a panela por 10 minutos.
Após esse período, coe e beba o chá morno, repetindo o processo de 2 a 3 vezes por dia.
Malefícios do Chá de Romã
O consumo de romã em excesso pode causar problemas como vômitos e enjoo devido ao seu alto teor de alcaloides, o que pode torná-lo tóxico.
No entanto quando são feitas infusões não existe este perigo porque os alcaloides se juntam a outras substâncias chamadas de taninos, que são extraídos no chá e que tiram a toxicidade do chá.