Os Principais Sintomas da Depressão são diversos e preocupante para saúde. Além disso, a depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas da depressão, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado da depressão.
O transtorno depressivo major é uma doença psiquiátrica crônica, extremamente comum, caracterizada por uma alteração do humor do paciente, que deixa-o triste além do normal, desanimado, sem energia, com baixa autoestima e com dificuldade de lidar com sua vida pessoal e profissional. Então, confira Os 16 Principais Sintomas da Depressão.
Causas da Depressão: A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
Sintomas da Depressão: O transtorno depressivo é uma doença que pode se manifestar de diversas maneiras. A forma mais comum é o chamado transtorno depressivo major, também conhecido como depressão maior. Outro forma bastante comum é a depressão crônica, que recebe o nome de distimia. Outros tipos de depressão que podem ocorrer são o distúrbio bipolar, depressão sazonal, depressão reativa, depressão atípica, depressão pós-parto e depressão minor.
A depressão costuma apresentar pelo menos cinco dos 16 Sintomas da Depressão listados abaixo, sendo um deles obrigatoriamente a tristeza ou a perda do interesse nas atividades diárias.
- tristeza na maior parte do dia, particularmente na manhã.
- Perda do interesse pelas atividades do dia a dia.
- Alterações significativas do apetite ou do peso (pode ser aumento ou redução).
- Insônia ou sono excessivo.
- Agitação ou letargia.
- Fadiga ou falta de energia persistente.
- Sentimentos de inutilidade ou culpa.
- Incapacidade de concentração e indecisão.
- Pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio.
- Diminuição do desempenho sexual.
- Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
- Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína.
- Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
- Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
- Desinteresse, falta de motivação e apatia
Tratamento Para Depressão: Hoje com o avanço da medicina e da tecnologia permite que os tratamentos para essa doença se tornem cada vez mais eficazes, hoje existem aproximadamente mais de 30 remédios para tratar a depressão.
Além dos medicamentos receitados pelo médico é importante adotar novos hábitos de vida, como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma adequada, ingerindo muitos vegetais e frutas porque são ricos em vitaminas e minerais, como banana ou tomate, por exemplo.