Os Principais Sintomas de Gastroenterite que não devemos ignorar. Além disso, a Gastroenterite é uma infecção do intestino (intestinos) com vírus, bactérias ou outros micróbios. Você pode desenvolver diarreia, doença (vômito), dor de barriga (abdominal) e outros sintomas. A Gastroenterite é uma experiência horrível com apenas uma vantagem – isso lhe dá uma razão justificada para alguns dias de edredon. A desvantagem é que você vai passar a maior parte daquele tempo no loo, tendo as corridas e vomitando. A Gastroenterite é uma infecção do intestino com micróbios, o que normalmente causa uma leve barriga por um dia ou dois. No entanto, existe uma forma mais grave que se aproxima por vários dias. Além do poo aquoso e vomitando, você obtém sangue no poo e nas dores da barriga sem nenhum custo extra.
Causas de Gastroenterite: A Gastroenterite pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou parasitárias. A Gastroenterite viral é contagiosa e é responsável pela maioria dos surtos em países desenvolvidos. As vias comuns de infecção incluem:
- Alimentos (especialmente frutos do mar)
- Água contaminada
- Contato com uma pessoa infectada
- Mãos não lavadas
- Utensílios sujos
Nos países menos desenvolvidos, a Gastroenterite é mais frequentemente disseminada através de alimentos contaminados ou água.
Sintomas de Gastroenterite: O principal sintoma de Gastroenterite é a diarreia. Quando o intestino grosso (intestino grosso) se torna infectado durante a Gastroenterite, ele perde sua capacidade de reter fluidos, o que faz com que as fezes da pessoa se tornem soltas ou aquosas. Outros sintomas incluem:
- Dor abdominal ou cólicas
- Náusea
- Vômito
- Febre
- Alimentação pobre (em lactentes)
- Perda de peso involuntária (pode ser um sinal de desidratação)
- Suor excessivo
- Pele úmida
- Dor muscular ou rigidez articular
- Incontinência (perda de controle de fezes)
Devido aos sintomas de vômitos e diarreia, as pessoas com Gastroenterite podem se desidratar rapidamente. É muito importante observar sinais de desidratação, que incluem:
- Sede extrema
- Urina de cor mais escura, ou menos em quantidade
- Pele seca
- Boca seca
- Mordidas ou olhos afundados
- Em lactentes, fraldas secas (por mais de 4-6 horas)
Fatores de risco de Gastroenterite: Qualquer um pode obter a Gastroenterite. As pessoas que estão em maior risco incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Crianças na creche
- Estudantes que vivem em dormitórios
- Pessoal militar
- Viajantes
As pessoas com sistema imunológico enfraquecido por doenças ou medicamentos ou não totalmente desenvolvidas (por exemplo, bebês) são geralmente mais afetadas.
Diagnóstico de Gastroenterite: O médico tomará uma história médica para se certificar de que nada mais está causando os sintomas. Além disso, o médico pode realizar uma sigmoidoscopia ou exame radiológico para excluir as possibilidades de Gastroenterite inflamatória intestinal (por exemplo, doença de Crohn) e abscessos pélvicos (bolsas de pus).
Uma cultura de fezes (um teste de laboratório para identificar bactérias e outros organismos a partir de uma amostra de fezes) pode ser usado para determinar o vírus ou germe específico que está causando Gastroenterite. Outras doenças que podem causar diarreia e vômitos são pneumonia , septicemia (uma doença causada por bactérias tóxicas na corrente sanguínea), infecção do trato urinário e meningite (uma infecção que causa inflamação das membranas da medula espinhal ou do cérebro).
Condições que exigem cirurgia, como apendicite (inflamação do apêndice), intussuscepção (uma condição em que o intestino se dobra em si mesmo, causando bloqueio) e a doença de Hirschsprung (uma condição em que as células nervosas nas paredes intestinais não se desenvolvem adequadamente) podem Também causam sintomas semelhantes à Gastroenterite.
Tratamentos de Gastroenterite: O corpo geralmente pode combater a Gastroenterite sozinho dentro de alguns dias. O fator mais importante no tratamento da Gastroenterite é a substituição de fluidos e eletrólitos perdidos devido a diarreia e vômitos. Os alimentos que contêm eletrólitos e carboidratos complexos, como batatas, carnes magras (por exemplo, peixe e frango) e grãos integrais podem ajudar a substituir os nutrientes.
Você também pode comprar soluções de substituição de eletrólitos e líquidos em mercearias e farmácias. Ou, se a hospitalização for necessária, os nutrientes podem ser substituídos por via intravenosa (injetados diretamente nas veias). Os antibióticos não serão eficazes se a causa da Gastroenterite for uma infecção viral. Os médicos geralmente não recomendam medicamentos antidiarreicos (como a Loperamida) para Gastroenterite porque tendem a prolongar a infecção, especialmente em crianças.
Prevenção de Gastroenterite: Existem várias etapas que você pode tomar para reduzir o risco de gastar a Gastroenterite, incluindo:
- Lavando as mãos com frequência , especialmente depois de ir ao banheiro e quando você está trabalhando com comida;
- Limpeza e desinfecção de superfícies de cozinha, especialmente quando se trabalha com carne crua ou ovos;
- Manter carne crua, ovos e aves longe de alimentos que são come crus;
- Beber água engarrafada e evitar cubos de gelo quando viaja, especialmente nos países em desenvolvimento.