Início » Nutrição » 17 benefícios da aveia para saúde (comprovado pela ciência)

17 benefícios da aveia para saúde (comprovado pela ciência)

nutrientes da aveia

Os benefícios da aveia são diversos. Pois, a aveia possui grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde do corpo. Além disso, a aveia contém uma combinação perfeita de proteínas e carboidratos.

A aveia contém bastante Fibras, e apenas um copo contém mais de 10 gramas de proteína. a aveia mantém você cheio e reduz a quantidade de refeições. Estudos recentes indicam que apenas uma tigela de mingau de aveia por dia pode manter afastado de um médico por bastante tempo. Uma tigela de mingau de aveia é uma maneira saudável de começar o dia.

A aveia doce ou salgada são o caminho certo para começar o dia. Apesar da aveia ser uma potência nutricional, ela também pode ser aplicada topicamente para muitos tratamentos de DIY.

A aveia é, basicamente, um cereal cuja sementes são comestíveis. Este cereal teve origem na Escócia e foi uma dieta básica do escocês cuja refeições eram compostas de aveia cozidas. Além do consumo por seres humanos, este cereal também é usado como alimento para o gado.

Valor nutricional da aveia

nutrientes da aveia
nutrientes da aveia

A aveia é um alimento rico em nutrientes que contém muitas vitaminas e minerais, embora tenha poucas calorias.

Comer alimentos de baixa caloria e ricos em nutrientes pode fornecer à pessoa os nutrientes de que seu corpo necessita, ao mesmo tempo que a ajuda a perder peso ou a manter um peso saudável.

Aveia contém:

Principais benefícios da aveia

benefícios da aveia
benefícios da aveia

Então, confira os benefícios da aveia para saúde.

1. Reduz risco de câncer de cólon

Estudos comprovaram uma relação positiva entre o consumo de fibras, principalmente provenientes de grão integrais, entre eles a aveia, e a redução da incidência de câncer de cólon, que é o intestino grosso.

As fibras são incorporadas no bolo fecal e absorvem água, facilitando a sua passagem pelo intestino, prevenindo a constipação, que é fator de risco para esse tipo de câncer. Quanto maior o consumo de fibras, maior foi a redução do risco encontrada.

2. Proteger a pele

De acordo com a Academia Americana de dermatologia, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira.
A ação benéfica da aveia para a pele seria devido à sua concentração de amidos e beta glucanas capazes de reter água, formando um coloide, à presença de compostos fenólicos com atividade antioxidante e anti-inflamatória e outros nutrientes como cobre, zinco, selênio e vitaminas do complexo B.

3. Ajuda a regular a diabetes

Se uma pessoa tem diabetes, a farinha de aveia podem ser eficaz na manutenção de baixos níveis de glicose no sangue. A fibra solúvel na aveia retarda a digestão do amido, que por sua vez ajuda a prevenir um rápido aumento do açúcar no sangue.

4. Fortalece a saúde do coração

Os antioxidantes na aveia protege contra doenças cardíacas. Os “lignanas” da farinha de aveia, também ajuda a prevenir doenças cardíacas.

5. Melhora a saúde geral do corpo

Os flocos de aveia contêm a contagem mais elevada de proteína bem equilibrada em comparação com outros tipos de cereais. Eles também contêm fitoquímicos que fornecem uma proteção contra várias doenças crônicas. Um equilíbrio saudável de ácidos graxos proporciona longevidade e boa saúde.

Além disso, a aveia em flocos é embalada com vitaminas e minerais essenciais, como o Ácido Fólico, vitamina E e tiamina. Estudos revelaram que o betaglucano contido em flocos de aveia tem a capacidade de controlar as infecções bacterianas no corpo e impedi-as de crescer. Simplificando, a aveia em flocos aumenta a imunidade, facilitando assim uma boa saúde geral e longevidade.

6. Possui propriedades anticâncer

Semelhante a outros vegetais e grãos, a aveia contém uma boa quantidade de fitoquímicos. Estes fitoquímicos são acreditados para evitar a ocorrência de câncer, especialmente câncer da mama. Estudos e pesquisas têm demonstrado que a fibra dietética controla a circulação de estrogênios em mulheres, reduzindo assim o risco de câncer de mama.

7. Controla os níveis de açúcar no sangue

Os flocos de aveia são ricos em beta-glucano, uma fibra solúvel que se transforma em gel durante o processo de digestão. Este gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e intestino delgado. Como resultado, ele diminui o período de digestão, resultando, assim, numa absorção prolongada de hidratos de carbono. Desta forma, aveia ajuda a evitar as mudanças dramáticas nos níveis de açúcar no sangue.

8. Diminui a pressão sanguínea

Comer uma porção de flocos de aveia todos os dias pode facilitar o controle dos níveis de pressão arterial. Isto também ajuda a reduzir a necessidade de medicação hipertensiva em certos casos. A pressão arterial elevada pode representar sérios riscos à saúde.

9. Ajuda a controlar o peso

Como mencionado acima, a fibra solúvel presente na aveia facilita a digestão lenta e a absorção prolongada de nutrientes. Isso ajuda você a ficar cheio por períodos mais longos, evitando assim o risco de comer demais e à obesidade.

10. Melhora a digestão

Os flocos de aveia ajuda na digestão saudável através das fibras insolúveis. Estas fibras funcionam movendo o alimento através do intestino para ajudar a tratar a constipação. Além disso, as pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico (DRGE) pode se beneficiar muito da aveia em flocos. A aveia em flocos, sendo baixa em gordura total, ajuda a controlar os sintomas da DRGE, como azia.

11. Melhora a saúde do Intestino

A Fibra nos flocos de aveia facilita o funcionamento regular e saudável do intestino. A aveia contém uma boa quantidade de Fibra solúvel, bem como insolúvel. Uma vez que a Fibra insolúvel não se dissolve na água, seus sucos são absorvidos a partir da textura esponjosa. Desta forma, torna as fezes mais pesada e aumenta o ritmo de passagem através do intestino, aliviando assim a constipação.

12. Reduz o índice glicêmico

Pessoas que tentam melhorar ou reduzir seu índice glicêmico devem comer aveia diariamente. Os diabéticos, especialmente aqueles que constantemente procuram maneiras de controlar seus níveis de açúcar no sangue, deve consumir a aveia diariamente para resultados positivos.

13. Reduz os riscos de asma

Um estudo recente concluiu que a ingestão de grãos integrais podem ajudar a reduzir o risco de asma na infância. aveia é um grão inteiro que são benéfico para as crianças que tem risco de asma.

14. Preveni a Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é outra doença do sistema vascular que atinge principalmente idosos. Ela apresenta uma alta taxa de mortalidade, sendo que cerca de 37% dos pacientes morrem no primeiro ano após desenvolver a doença e 78,5% morrem em até 5 anos segundo um estudo com 2445 pacientes publicado em 2007. O tratamento é feito com inibidores da ECA e betabloqueadores porém o prognóstico geralmente não é animador.

Ao identificar os benefícios da aveia sobre a redução de colesterol e da pressão sanguínea, pesquisadores de Harvard investigaram um grupo de mais de 21 mil pessoas e identificaram que aqueles que consumiam aveia todos os dias no café da manhã apresentaram uma chance cerca de 29% menor de desenvolver insuficiência cardíaca.

15. Melhora o desempenho atlético

Semelhante a outros cereais, a aveia em flocos são uma rica fonte de carboidratos. Estes hidratos de carbono oferecem as calorias para atender às necessidades de energia do corpo. Estudos específicos revelaram que a aveia em flocos altera o metabolismo de uma forma favorável. Comê-los 45 minutos a uma hora antes do exercício proporciona um melhor desempenho.

16. Aumentar imunidade

As beta glucanas se mostraram eficientes também, em auxiliar o sistema imune ao interferir sobre a atividade de neutrófilos. Neutrófilos são células não específicas do sistema imune que atuam na defesa contra micro-organismos invasores. Estudos laboratoriais mostraram que a beta glucana aumentou a velocidade com que os neutrófilos chegam aos locais de infecção e também melhorou a sua capacidade em eliminar as bactérias presentes.

Assim, como nosso sistema de defesa não especifico, ou seja, que não dependem de anticorpos específicos para o invasor que está sendo combatido, é a primeira barreira contra patógenos, a aveia pode melhorar a saúde também por aumentar a velocidade e eficiência da resposta imune.

17. Reduzir o colesterol

Entre a ampla variedade de grãos de cereais, a aveia transporta uma maior quantidade de fibra solúvel. A estrutura semelhante à um gel desta fibra transita no trato intestinal. Desta forma, ele retém as substâncias que causam um aumento nos níveis de colesterol no sangue.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8625765/

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/oats/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.