Os benefícios das algas verde-azuladas que você não conhece ainda são muitos, pois, descreve um grupo grande e diversificado de organismos simples. Além disso, semelhantes a plantas, encontrados em água salgada e em alguns grandes lagos de água doce.
Os produtos de algas azuis-verdes são usados para muitos problemas, mas até agora não há evidências científicas que determinam se são ou não eficazes para qualquer um deles. Além disso, as algas verde-azuladas são usadas como fonte de proteína dietética, vitaminas do complexo B e ferro.
Eles também são usados para perda de peso, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), febre do feno, diabetes, estresse, fadiga, ansiedade, depressão e síndrome pré-menstrual (TPM) e outros problemas de saúde das mulheres.
Algumas pessoas usam para tratar crescimentos pré-cancerosos dentro da boca, estimular o sistema imunológico, melhorar a memória, aumentar a energia e o metabolismo, diminuir o colesterol, prevenir doenças cardíacas, curar feridas e melhorar a digestão e a saúde intestinal.
Benefícios das algas verde-azuladas:
As algas verde-azuladas têm alto teor de proteínas, ferro e outros minerais, que são absorvidas quando administradas por via oral. Além disso, estão sendo pesquisadas por seus efeitos potenciais no sistema imunológico, inchaço (inflamação) e infecções virais.
1. Alergias sazonais:
Pesquisas mostram que tomar 2 gramas por dia por 6 meses pode aliviar alguns sintomas de alergia em adultos.
2. Resistência à insulina:
Pesquisas anteriores mostram que tomar 19 gramas por dia por via oral durante 2 meses aumenta a sensibilidade à insulina em pessoas com resistência à insulina devido à medicação para o HIV.
3. Envenenamento por arsênico:
Pesquisas iniciais mostram que tomar 250 mg e 2 mg de zinco por via oral duas vezes ao dia por 16 semanas reduz os níveis de arsênico e os efeitos do arsênico na pele das pessoas que vivem em áreas com alto teor de arsênico na água potável.
4. Transtorno de déficit de atenção:
Pesquisas iniciais mostram que a dissolução de 3 mL de um produto contendo algas verde-azuladas, peônia, ashwagandha, gotu kola, bacopa e erva-cidreira em 50-60 mL de água e beber três vezes ao dia durante 4 meses melhora o TDAH em crianças de 6 a 12 anos que não fizeram outros tratamentos para TDAH.
5. Tiques ou espasmos das pálpebras:
Pesquisas iniciais mostram que tomar um produto específico em uma dose de 1500 mg por dia durante 6 meses não reduz espasmos nas pálpebras em pessoas com blefarospasmo.
6. Tratar a diabetes:
Um estudo preliminar mostra que pessoas com diabetes tipo 2 que tomam 1 grama de um produto por via oral duas vezes ao dia apresentam níveis mais baixos de açúcar no sangue.
7. Desempenho do exercício:
Um estudo mostra que homens que correm regularmente são capazes de correr por períodos mais longos de tempo antes de se cansarem quando tomam 2 gramas de algas verde-azuladas três vezes ao dia por 4 semanas.
8. Hepatite C:
Uma pesquisa sobre os efeitos das algas verde-azuladas em pessoas com hepatite C crônica tem sido inconsistente. Um estudo mostrou que tomar 500 mg de algas spirulina azul-verde por via oral três vezes ao dia durante 6 meses resulta em maiores melhorias na função hepática.
Em comparação com o cardo de leite em adultos com hepatite C que ainda não foram tratados ou não responderam a outros tratamentos. No entanto, outro estudo mostrou que tomar durante um mês piora a função hepática em pessoas com hepatite C ou hepatite B.
9. Previne contra HIV / AIDS:
Uma pesquisa sobre os efeitos em pessoas com HIV / AIDS tem sido inconsistente. Algumas pesquisas iniciais mostram que tomar 5 gramas de algas azuis e verdes por dia durante 3 meses reduz a incidência de infecções, problemas estomacais e intestinais, sensação de cansaço e problemas respiratórios em pacientes com HIV / AIDS. No entanto, tomar algas verde-azuladas não parece melhorar a contagem de células CD4 ou reduzir a carga viral em pacientes com HIV.
10. Combate colesterol alto:
Pesquisas mostram que reduzem o colesterol em pessoas com níveis de colesterol normais ou ligeiramente elevados. No entanto, os resultados da pesquisa foram um pouco inconsistentes. Em alguns estudos, somente reduzem o colesterol ruim. Além disso, em outros estudos, as algas verde-azuladas reduzem o colesterol total e o colesterol LDL, e aumentam o colesterol HDL (bom).
Efeitos colaterais:
Produtos de algas verde-azuladas, livres de contaminantes, como substâncias que danificam o fígado, chamadas microcistinas, metais tóxicos e bactérias nocivas, são seguras para a maioria das pessoas. Mas os produtos de algas azuis e verdes que estão contaminados são provavelmente pouco seguros, especialmente para crianças. Além disso, as crianças são mais sensíveis a produtos de algas azuis-verdes contaminados do que os adultos.
Algas azul-esverdeadas contaminadas podem causar danos ao fígado, dores de estômago, náuseas, vômitos, fraqueza, sede, taquicardia, choque e morte. Além disso, não use nenhum produto de alga verde-azul que não tenha sido testado e esteja livre de contaminações.