Em suas mais diversas formas e composições, o Coco possui um arsenal de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Muita gente tem medo de incorporar o Coco à alimentação por causa de sua grande quantidade de gordura saturada, mas muitos estudos comprovam a cada dia que isso é mito!
Através da presença dos ácidos graxos, os nutrientes do Coco vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia ou Alzheimer.
Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), Vitamina A e Vitamina C. As duas últimas são consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres. Dentre esses, o Coco apresenta diversos outros benefícios.
Benefícios do Coco para saúde
Para Acelerar o Metabolismo:
Você provavelmente sabe que o metabolismo melhorado significa mais queima de calorias. Embora possa haver um número de coisas que diminuem o seu metabolismo, o Coco não é um deles.
Na verdade, o Coco pode dar um impulso à seu metabolismo. Uma das coisas essenciais necessárias para o metabolismo adequado de carboidratos e gorduras em energia é o Manganês. É por isso que o Coco, uma boa fonte de Manganês, ajuda a acelerar o metabolismo.
Para Controla a Acidez Cardíaca:
Água de Coco também pode ajudar a aliviar a acidez e problemas de queimadura no coração.
Para os Ossos e Dentes:
Consumir Coco auxilia no desenvolvimento de ossos e dentes saudáveis. Ele melhora a capacidade do corpo de absorver Cálcio e Manganês, que ajudam no desenvolvimento ósseo. Também evita a osteoporose, um problema que torna os ossos finos e frágeis. Desta forma, também é uma alternativa saudável para aqueles que são intolerantes à lactose.
Para Reduzir o Inchaço:
O inchaço é geralmente relacionado ao gás. Mas também pode ser causado devido à alta ingestão de sódio, que o Coco pode reduzir. O Coco contém uma grande quantidade de Potássio, o que ajuda a neutralizar os efeitos do sódio.
Para Combater o Câncer:
Os nutrientes no Coco também contêm propriedades anticâncer. É benéfico para tratar câncer de cólon e mama.
Para Reduzir o Colesterol:
O Coco ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas. As gorduras saturadas no Coco aumentam o colesterol bom e controla o colesterol LDL (o mal). Essa melhora nos fatores de risco cardiovascular, teoricamente, leva a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Para Hidratar o Corpo:
A água de Coco contém eletrólitos cruciais, que ajudam na manutenção da hidratação. Pessoas que praticam exercícios fáceis e outras atividades extenuantes devem incluir a água de Coco em sua dieta.
A água de Coco substitui os eletrólitos perdidos, fornece hidratação e aumenta a resposta imunológica. É uma alternativa melhor à água pois é mais saborosa e com alto teor de nutrientes.
Para Combater as Bactérias:
O Coco contém um alto teor de mono laurina e ácido láurico que ajuda a matar bactérias, vírus e fungos e mantém as infecções afastada.
Controla a Diabetes:
O Coco melhora a secreção de insulina e a utilização de glicose no sangue. O Coco controla o diabetes afetando positivamente os hormônios, desta forma, controlando o açúcar no sangue. Isso retarda o aumento do nível de açúcar no sangue e ajuda a reduzir os desejos glicêmicos.
O Coco beneficia a digestão rápida e outros sintomas associados com distúrbios digestivos e intestinais. Ele suporta a absorção de nutrientes e minerais, fornecendo fibra dietética. Ele também reduz vômitos e náuseas.
Para Auxiliar na Digestão:
É do conhecimento comum que a ingestão de fibras é essencial para o seu sistema digestivo funcionar corretamente. O Coco é rico em fibras, razão pela qual ela ajuda seu sistema digestivo. A água que um único Coco produz possui cerca de 9% da quantidade de fibra, que é requerida pelo seu corpo em um único dia.
Para Perder as Gorduras:
O Coco também é benéfico no tratamento de gorduras perigosas na cavidade abdominal. As gorduras abdominais são as mais perigosas de todas as gorduras e estão associadas a várias doenças. O consumo de 200 gramas de Coco diariamente pode levar a uma redução significativa no IMC e circunferência da cintura em apenas 12 semanas.
Aumenta a Energia:
O Coco ajuda a aumentar a energia queimando a gordura. Também é conhecido por reduzir dores de fome. Isso está diretamente relacionado a forma como os ácidos graxos no corpo são metabolizados, promovendo a redução do apetite.
Pessoas que consistentemente usam produtos de Coco têm uma maior capacidade de ficar sem comer por várias horas sem efeitos de hipoglicemia. Ele também promove a função da tireoide saudável e ajuda a aliviar o sintoma de fadiga crônica.
Benefícios do Coco Para Aliviar Cãibras:
As cãibras musculares podem acontecer devido a uma série de razões, o Coco ajuda a aliviar o desconforto. De acordo com estudos, a deficiência de Potássio pode resultar em espasmos musculares.
Uma dieta rica em Potássio garante que seus músculos permaneçam em perfeita ordem. O exercício excessivo também pode causar cãibras musculares, que podem ser aliviadas pelo consumo de eletrólitos. O Coco, que reabastece a água perdida e Potássio, pode ser um substituto perfeito para qualquer bebida energética.
Para Prevenir Infecção do Trato Urinário:
A propriedade diurética do Coco trata as infecções do trato urinário. Ele melhora o fluxo de urina, livrando a infecção naturalmente.
Para Regular a Tireoide:
Os Cocos, também são os ácidos láurico e monolauril. Os Cocos regulam o funcionamento da glândula e previnem crises de ansiedade, nervosismo e aumento de peso. As duas substâncias ainda possuem uma invejável ação anti-inflamatória, colaborando com o equilíbrio orgânico.
Para Tratar a Epilepsia:
Uma dieta a base de Coco é uma dieta baixa em carboidratos, que é usada para tratar várias desordens. Sua aplicação mais conhecida é no tratamento da epilepsia em crianças.
A dieta envolve comer carboidratos em pequenas e grandes quantidades, que pode levar a alta concentrações de corpos cetônicos no sangue. Esta dieta pode reduzir drasticamente a taxa de convulsões em crianças epilépticas.
Rico em Fibras:
O Coco é rico em fibras alimentares e fornece 61% de fibras. A fibra de Coco diminui a liberação de glicose e transporta-o para as células, que é convertido em energia. Ele auxilia no alívio do estresse sobre o pâncreas e sistemas enzimáticos, que reduz o risco de desenvolver a diabetes.
Para Cabelo e Pele:
O óleo de Coco tem um efeito antimicrobiano, o que pode ajudar a restaurar o cabelo danificado e a acne. Quanto a acne, você não vai obter esses focos, sem bactérias. Ao tomar Coco, a contagem de bactérias é reduzido devido ao elevado teor de ácido láurico no Coco, que entra na corrente sanguínea e vai para glândulas sebáceas da pele.
Este é um daqueles melhores benefícios de comer Coco para os adolescentes. Além disso, ele ajuda as pessoas a lidar com cabelos crespos e seco. Em tais casos, o óleo de Coco é aplicado ao cabelo, em vez de ingeri-lo.
Para Baixa Pressão Arterial:
O Coco tem uma baixa quantidade de sódio e uma grande quantidade de Potássio, que é a combinação perfeita para reduzir os níveis da pressão arterial. Além do consumo do Coco, você também deve comer outros alimentos integrais, naturais para obter o máximo de benefícios para saúde.
Para Aumentar a Imunidade:
Os nutrientes de Coco são excelentes para o sistema imunológico. Ele possui propriedades antiviral, antifúngica, antibacteriana e antiparasitária. A ingestão de óleo de Coco pode ajudar o corpo a construir uma resistência a vírus e bactérias que causam doença.
O consumo de Coco em sua forma bruta pode ajudar a tratar algumas das doenças mais graves e mais resistentes, como infecções na garganta, bronquite, infecção do trato urinário, além de outras doenças causadas por micróbios.