Os Principais Sintomas da Insuficiência Renal Aguda que não devemos ignorar. Além disso, A Insuficiência Renal Aguda (LRA) é um dano súbito aos rins que faz com que eles não funcionem corretamente. Pode variar de perda menor de função renal para completar a Insuficiência Renal Aguda. A Insuficiência Renal Aguda normalmente acontece como uma complicação de outra doença grave.
Não é o resultado de um golpe físico para os rins, como o nome pode sugerir. Este tipo de dano renal geralmente é visto em pessoas mais velhas que não estão bem com outras condições e os rins também são afetados.
Causas da Insuficiência Renal Aguda: A maioria dos casos de Insuficiência Renal Aguda são causados pelo fluxo sanguíneo reduzido para os rins, geralmente em alguém que já não está bem com outra condição de saúde.
Esse fluxo sanguíneo reduzido pode ser causado por:
- Baixo volume sanguíneo após sangramento, vômitos excessivos ou diarreia, ou como observado com desidratação severa
- O coração bombeia menos sangue do que o normal como resultado de insuficiência cardíaca , insuficiência hepática ou sepse , por exemplo
- Problemas com os vasos sanguíneos – como inflamação e bloqueio nos vasos sanguíneos dentro dos rins (uma condição rara chamada vasculite)
- Certos medicamentos (ver acima), que podem afetar o fornecimento de sangue ao rim – outros medicamentos podem causar reações incomuns no próprio rim
A Insuficiência Renal Aguda também pode ser causada por um problema com o próprio rim, como a glomerulonefrite . Isso pode ser causado por uma reação a algumas drogas, infecções ou meio de contraste (o corante líquido usado em alguns tipos de raios-X). Também pode ser devido a um bloqueio que afeta a drenagem dos rins, tais como:
- Uma próstata alargada
- Um tumor na pelve – como um tumor de ovário ou bexiga
- Pedras nos rins
Sintomas da Insuficiência Renal Aguda: Os principais sinais e sintomas da Insuficiência Renal Aguda podem incluir:
- Fezes sangrentas
- Odor de respiração
- Inchaço generalizado ou retenção de líquidos
- Contusões facilmente
- Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal
- Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
- Sonolência
- Falta de fome
- Falta de ar
- Fadiga
- Mudanças no estado mental ou humor, especialmente se você é mais velho
- Diminuição do apetite
- Apreensões
- Pressão alta
- Um gosto metálico na boca
- Dor ou pressão no peito
- Náusea e vômitos
Às vezes, Insuficiência Renal Aguda não causa sinais ou sintomas e é detectada através de testes de laboratório realizados por outra razão.
Tratamentos da Insuficiência Renal Aguda: O tratamento provavelmente será focado naquilo que está causando a Insuficiência Renal Aguda, e por isso poderá variar. Por exemplo, o paciente pode precisar restaurar o fluxo de sangue para os rins, parar todos os medicamentos que estão causando o problema ou remover uma obstrução no trato urinário. No entanto, existem algumas recomendações que são gerais para o tratamento da Insuficiência Renal Aguda. Os tratamentos da Insuficiência Renal Aguda incluem:
Mudanças na Dieta: Deverá ser feita uma restrição alimentar e de líquidos. O objetivo é reduzir a acumulação de toxinas que são normalmente eliminados pelos rins. Uma dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas, sal e potássio é geralmente recomendada.
Medicamentos: Antibióticos podem ser prescritos para tratar ou prevenir todas as infecções que podem estar causando ou agravando a Insuficiência Renal Aguda. Diuréticos podem ser usados para ajudar os rins a eliminar líquidos. Cálcio e insulina podem ser receitados para ajudar a evitar uma acumulação perigosa de potássio no sangue. Os medicamentos mais usados para o tratamento de Insuficiência Renal Aguda são:
- Aradois
- Captopril
- Cloridrato de Dopamina
Diálise: Esse procedimento envolve o desvio de sangue para fora do seu corpo em uma máquina que filtra os resíduos. O sangue limpo é então devolvido ao seu corpo. Se os níveis de potássio são perigosamente altos, a diálise pode salvar vidas. A diálise pode ser necessária, mas não é sempre necessária.
É usada se houver mudanças em seu estado mental ou se você parar de urinar. A diálise também pode ser necessária em casos de pericardite, uma inflamação do coração. A diálise também pode ajudar a eliminar resíduos de produtos de nitrogênio do corpo.