Os alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga são ricos em nutrientes que ajudam melhora o funcionamento do sistema digestório. Além disso, A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.
O inchaço também podem ser causado por flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a Prisão de ventre, que pode formar aquela barriguinha indesejada. Além disso, com alguns ajustes certos no cardápio é possível eliminar o desconforto. Então, confira os 18 alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga.
Melancia: A Melancia é um dos principais alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ela Possui cerca de 90% de água, é rica em vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio do organismo. Combate a ação dos radicais livres e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial o câncer de próstata.
Água de Coco: A Água de Coco é outra boa opção de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ele é livre de gorduras, possui baixo teor calórico e considerável valor nutricional: rica em Magnésio, também contém potássio e cálcio, importantes para a saúde dos músculos e dos ossos. Além disso, ele ainda é diurética, reduz a retenção hídrica e o inchaço.
Folhas de Beterraba: A raiz contém nitrato, substância que diminui a pressão arterial. Já os talos e as folhas são ricos em sais minerais, como Fósforo, Ferro e Cálcio, além de possuírem Vitamina A, poderoso antioxidante que evita o envelhecimento precoce. Por conta das fibras, regula o intestino e colabora para o fortalecimento do sistema imunológico.
Rabanete: O Rabanete é uma boa alternativa de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ele tem poucas calorias e, por concentrar muita água, promove eficiente hidratação do organismo. Seu sabor picante indica uma propriedade capaz de aumentar a secreção de bílis, favorecendo o trabalho do fígado. O rabanete também é boa fonte de Vitamina C, antioxidante que protege as células e reforça a imunidade.
Chuchu: O Chuchu é um alimentos composto de muita água, que contribui para a hidratação, e fornecimento de fibras, ela ajudam a colabora com o bom funcionamento do intestino. O Cálcio controla o colesterol e a pressão, além de prevenir o câncer. Já o Potássio atua nos neurônios, no tônus dos vasos sanguíneos e na contração muscular.
Iogurte: O Iogurte é um ótima fonte de cálcio, contém micro-organismos vivos (chamados de lactobacilos), responsáveis por inibir o desenvolvimento de bactérias patogênicas e, consequentemente, prevenir infecções gastrointestinais. ele também ajuda a equilibra a flora intestinal.
Soja: A Soja é uma boa opção de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ela ajuda a reduzir as ondas de calor típicas da menopausa, a controlar os sintomas da tensão pré-menstrual e até prevenir alguns tipos de tumores, como o de mama. Além disso, ela também possui uma boa quantidade de proteínas, ajuda a protege o coração, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).
Lentilha: A Lentilha é uma leguminosa rica em fibras que ajudam o trânsito intestinal, previnem câncer de cólon e inflamações no órgão e saciam a fome. Além disso, o Cálcio, Fósforo e Potássio também são encontrados no alimento, além de Vitaminas do Complexo B.
Alcachofra: Alcachofra é uma boa alternativa de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ele ajuda a combate a diarreia, potencializa a cicatrização, afasta a prisão de ventre, controla o colesterol e a fome
Abacate: O Abacate possui um alto teor de gorduras boas, ácidos gráxos mono e poli-insaturados, eles são mais conhecidos como ômega 3,6 e 9. Ele também é uma excelente fonte de potássio, vitamina A, além de apresentar uma vasta gama de outras vitaminas e minerais, muita água e fibras.
Melão: O Melão é uma boa opção de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ele é uma boa fonte de água, elimina a retenção de líquidos no organismo e, consequentemente, combate inchaços. O melão é rico em vitaminas A e em Vitaminas do Complexo B, ferro, Cálcio, fósforo e potássio. Além disso, ele é calmante, diurético e anticoagulante, regula o funcionamento intestinal e pode prevenir problemas hepáticos. O tipo “Melão cantalupo” oferece uma maior quantidade de vitamina C, que participa da formação de colágeno (proteína que sustenta pele e ossos), e de potássio, mineral que controla a quantidade de água nas células.
Grão-de-Bico: O Grão-de-Bico é rico em fibras, ferro, cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B. Além de fornece triptofano, que é um aminoácido que participa da produção do neurotransmissor, favorecendo sensações de bem-estar e confiança. Além disso, ele contém ainda fitoestrógenos, hormônios vegetais similares aos femininos, que caem durante o processo da menopausa.
Morango: O Morango é rico em substâncias antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo e favorecem o rejuvenescimento da pele. A fruta é rica em fibras solúveis, que auxiliam na redução do colesterol. Isso porque, ao serem digeridas, essas fibras formam um gel que se liga às gorduras e as eliminam junto com as fezes.
Nozes: As Nozes são uma boa alternativa de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, eles apresentam grande quantidade de gordura poli-insaturada (“do bem”), cálcio e zinco. São ricas em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento, e magnésio, responsável por resguardar os ossos e evitar a fadiga. Também contém fibras, que regulam o intestino e colaboram para a eliminação do inchaço abdominal.
Banana: A Banana assim como a água de coco, é rica em potássio e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo, uma das causas do inchaço.
Chá verde: O Chá verde é uma boa opção de Alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Pois, ela possui uma subtancia chamada de catequinas (fitonutriente que tem ação termogênica e antioxidante. A função termogênica aumenta o gasto calórico, enquanto que o antioxidante atua aumentando a oxidação das células de gordura) presentes no chá verde, aceleram a atividade hepática (aumentando o metabolismo dos lipídios), ampliando o poder de detoxificação do organismo.
Limão: O Limão possui um poder de alcalinizar o organismo, o limão possui alguns compostos que estimulam a produção biliar (é a produção da bílis pelo fígado), estimulando o funcionamento hepático e, consequente, desintoxicando o corpo.
Linhaça: A Linhaça é rico em antioxidante, eles agem prevenindo a prisão de ventre por ser rica em fibras.