Início » Dicas de Saúde » Os 18 Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer

Os 18 Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer

Alimentos Termogênicos

Os Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer são alimentos que dão um impulso no seu organismo. Além disso, por não conseguirmos emagrecer, muitas vezes ouvimos, e até usamos, a justificativa de termos um metabolismo lento. Realmente, algumas pessoas queimam calorias mais rápido do que outras. Entenda por que isso acontece e saiba as formas de fazer com que o seu metabolismo seja um aliado no processo de perda de peso.

Alimentos Termogênicos
Alimentos Termogênicos

Saiba Como Funciona o Metabolismo: O metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. Ele pode estar em estado anabólico, que é a síntese, ou catabólico, de quebra de energia. Em outras palavras, metabolismo é o processo pelo qual o corpo transforma certos nutrientes em energia, gerando a queima de calorias. Cada organismo trabalha de uma maneira, podendo ser mais rápido ou mas lento, e isso influencia diretamente na energia gasta pelo corpo para desempenhar as funções vitais. Portanto, quanto mais rápido for o processo, mais rápida será a queima de calorias.

Acelerando o Metabolismo: Alguns fatores, como a idade afetam o trabalho do metabolismo, pois costuma existir uma redução da velocidade de queima calórica devido à perda de massa muscular. Atitudes como a ingestão de água pode fazer com que o metabolismo funcione bem. O líquido é um veículo para as reações metabólicas e seu consumo serve como estímulo. É fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal. Dietas ricas em fibras e não muito rígidas estimulam o metabolismo. Passar o dia em jejum ou se alimentando mal reduz a queima de calorias, pois tende a levar o nosso organismo a reagir com mecanismos de preservação de gorduras como fontes de energia.

Termogênicos Precisam de Exercícios: Mesmo com uma alimentação adequada, você não pode ficar parada. Os exercícios aeróbicos podem acelerar em 25% a taxa metabólica. “A musculação também funciona, pois aumenta a massa muscular e o consumo energético, acelerando o metabolismo”, completa Ana Cristina. A atividade física pode ainda apressar o metabolismo em repouso, pois ele continua acelerado mesmo depois de o exercício ter sido praticado.

Entenda a Termogênese: A temperatura ideal do nosso corpo é em torno de 36ºC e, para alcançá-la, o corpo gasta energia, o que pode auxiliar no emagrecimento. Esse fenômeno, conhecido como termogênese, consiste em equilibrar a temperatura do organismo com a do meio ambiente. Em um dia quente, por exemplo, o nosso corpo perde calor através da transpiração para manter a temperatura de 36ºC. Já nos dias mais frios, a transpiração diminui e o organismo queima mais caloria para elevar a temperatura e mantê-la nesse estado.

A termogênese é dividida em dois tipos: o obrigatório, que é o gasto do metabolismo em repouso, responsável por processos fisiológicos como a respiração e o piscar de olhos; e o facultativo, que ocorre durante as atividades diárias, na alimentação e no processo de adaptação às mudanças climáticas.

Os Termogênicos: A termogênese alimentar consiste no gasto de energia que ocorre para processar e digerir os alimentos. Após o consumo de ingredientes hipercalóricos é comum transpirar. Isso acontece porque o organismo elimina, em forma de calor, a energia que está sendo armazenada como gordura. Mas, para auxiliar esse trabalho para o organismo, existem alimentos específicos, chamados termogênicos. Eles são divididos em dois grupos: os indiretos, que deixam o processo de digestão mais lento e gastam mais energia, como as fibras; e os diretos, que aumentam a queima de calorias quando digeridos, como a pimenta. Então, Confira agora Os 18  Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer.

1. Alimento Termogênico: O vinagre é um ácido acético, principal componente do alimento, age inibindo as atividades das enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, comprometendo a absorção. “O vinagre também é apontado como inibidor do apetite, porque faz com que a digestão dos alimentos fique mais lenta, aumentando a sensação de saciedade”, aponta Alice Amaral.

2. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A Acelga é da família dos vegetais crucíferos, que estimulam o metabolismo da cafeína.

3. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A Canela aumenta a temperatura corporal, ajudando no emagrecimento. Além disso, melhora o sistema imunológico e é rica em cálcio, que fortalece os ossos.

4. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A Toranja é termogênica, tem ação diurética, favorecendo a excreção de toxinas.

5. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A linhaça é rica em ômega 3, promove a desintoxicação do corpo e, para que isso ocorra, consome mais energia.

6. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A  pimenta possui capsaicina, muito concentrada na pimenta vermelha, proporciona a ação termogênica. “Estudos recentes demonstram que a substância regula o metabolismo energético dos lipídios e reduz o depósito de gordura corporal”, complementa Alice.

7. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: As nozes possui os ácidos graxos monoinsaturados aumentam o gasto de energia basal e auxiliam na termogênese, acelerando o processo de queima de calorias.

8. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O Azeite possui ação digestiva, que melhora o funcionamento intestinal, o óleo estimula o metabolismo e auxilia na queima de gordura abdominal.

9. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O guaraná em pó, café e Chá Mate possuem um alto teor de cafeína e auxiliam na perda de peso por promover a lipólise, que é a liberação de gordura na corrente sanguínea, fazendo com que, durante a atividade física, ela se transforme em energia.

10. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O gengibre é o alimento pode aumentar em até 20% do metabolismo. Essa ação se dá graças ao maior estímulo das enzimas hepáticas, que favorecem a eliminação de toxinas. Com o organismo livre de substâncias tóxicas, o metabolismo tem um melhor funcionamento, queimando mais calorias.

11. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O chá verde é fonte de catequina, um fitonutriente que possui ação ativadora do metabolismo.

12. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O óleo de coco possui os triglicérides de cadeia média que auxiliam na perda de peso de quem consome esse alimento. “Um estudo provou que óleo de coco promove maior oxidação das gorduras. Essa oxidação gera uma quebra da gordura dentro do tecido adiposo, o que a transforma em energia”, explica a profissional.

13. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: alimentos ricos em omega 3 promovem maior eliminação de toxinas e, para que isso ocorra, consomem mais energia. Invista em quinoa, salmão e atum.

14. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A flor de hibisco deve ser consumida em forma de chá, porque dessa forma aumenta a temperatura corporal, gerando aceleração do metabolismo”, explica Alice Amaral. Ela também tem uma ação diurética, favorecendo a excreção de toxinas.

15. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: A semente de mostarda aumenta a temperatura corporal e, consequentemente, favorece a queima de calorias.

16. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O pimentão rico em capsaicina, é termogênico e promove a queima de gordura.

17. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O Aspargo, além de acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias, também atua como diurético, favorecendo a excreção de toxinas.

18. Alimento Termogênico que Ajuda a Emagrecer: O Curry por ter uma combinação das propriedades da pimenta, do gengibre e da canela, mantém o efeito termogênico e é um grande aliado no processo de emagrecimento.

Obs: Importante saber de algumas informações de contra-indicações:

  • Cardíacos e hipertensos devem prestar atenção à ingestão de termogênicos. Isso porque eles podem causar aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
  • Portadores de tireopatias (doenças na tireoide) também devem evitar esses alimentos, pois tendem a atrapalhar o trabalho da glândula.
  • Tenha cautela no consumo à noite, já que pode prejudicar o sono.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.